Sindiposto | Notícias

A ExxonMobil Brasil assinou, nesta quarta (16), um acordo com a Universidade de São Paulo (USP) para desenvolver tecnologias para transporte de hidrogênio.

O aporte de R$ 24 milhões usa a cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDeamp;I) da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que promove o desenvolvimento de pesquisa e novas tecnologias para o setor.

eldquo;O projeto visa aumentar a qualidade de dutos de aço para transportar o gás de forma mais segura e eficiente. Este acordo com a USP fortalece nossa atuação em Soluções de Baixo Carbono, uma das nossas linhas de negócio global, e também contribui para a inovação tecnológica do setor e do paíserdquo;, ressalta o gerente de PDeamp;I da ExxonMobil Brasil, Marcio Bastos.

Nos últimos dois anos, a ExxonMobil Brasil formalizou convênios para projetos de PDeamp;I com universidades e instituições do país, ultrapassando R$ 200 milhões, oriundos da cláusula de PDeamp;I da ANP.

Projeto de hidrogênio azul no Texas

No Texas, Estados Unidos, a companhia possui junto com Dhabi National Oil Company (Adnoc) um projeto de produção de hidrogênio e amônia de baixo carbono.

A planta espera produzir 1 bilhão de metros cúbicos de hidrogênio azul por dia, a partir da reforma do gás natural, e mais de 1 milhão de toneladas de amônia anualmente, enquanto captura e armazena 7 milhões de toneladas de CO2 por ano.

O projeto já possui contratos firmados com a AirLiquide, para transporte de hidrogênio de baixo carbono através da rede de gasodutos existente da Air Liquide e com a Mitsubishi Corporation, para uso da amônia no Japão para geração de energia, aquecimento de processos e outras atividades industriais.

Fonte/Veículo: Eixos

Leia também:

article

Vibra vai testar venda de diesel marítimo com até 30% de biodiesel em São Paulo

A Vibra vai comercializar diesel marítimo com até 30% de biodiesel para a Svitzer, no período ent [...]

article

Aceleração da produção de petróleo depende de países da OPEP

O presidente americano Donald Trump vem prometendo combater a inflação no país por meio da reduçã [...]

article

Petróleo fecha em queda em sessão volátil após EUA anunciarem tarifas para o sábado

Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda nesta sexta-feira, 31, após sessão volátil, co [...]

Como posso te ajudar?