Sindiposto | Notícias

Depois de falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre preços dos combustíveis nesta segunda-feira (17), a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) informou nesta terça-feira (18), em nota, que a composição dos preços dos produtos deve ser considerada.

Na visão da entidade, que reúne 34 sindicatos patronais e representa cerca de 45 mil postos de combustíveis, a cadeia de combustíveis é complexa e pouco conhecida pela sociedade e pelos governantes. "As refinarias vendem combustíveis exclusivamente para as distribuidoras, que, por sua vez, comercializam os produtos para os postos revendedores. A gasolina que sai das refinarias é pura e ainda não está pronta para o consumo final".

Tanto diesel quanto gasolina passam por processos de misturas nas bases de distribuição antes de estarem prontas para o consumidor final.

A gasolina que sai das refinarias é misturada a 27% de etanol anidro que resulta na gasolina C, produto que é entregue nas bombas. O diesel A, que sai das refinarias, tem adição de 14% de biodiesel para formar o diesel B, comercializado nos postos.

"As margens brutas da distribuição e revenda, na média Brasil, ficam em torno de 15%, retirando o frete. Vale destacar que dessa margem são descontados os salários, encargos sociais e benefícios dos funcionários, aluguel (se houver), água, luz, incluindo todas as demais despesas inerentes à manutenção do negócio", informa a Fecombustíveis.

A entidade reforça ainda a parcela de impostos que incide sobre os combustíveis. "É fundamental considerar que a composição dos preços dos combustíveis também inclui os impostos federais. Entre eles, estão o PIS/Cofins, no valor de R$ 0,69 por litro, e a Cide, de R$ 0,10 por litro, além do ICMS. Lembramos que, em 1º de fevereiro, houve aumento do ICMS sobre gasolina, óleo diesel, biodiesel e etanol anidro".

Por fim, a federação pontua eldquo;ser imprescindível manter a sociedade informada para que a revenda não seja responsabilizada pelos altos custos dos combustíveis no país".

Fonte/Veículo: Valor Econômico

Leia também:

article

Audiência da ANP debate especificações da gasolina com aumento da mistura de etanol

ANP realizou ontem (11/8) audiência pública sobre a minuta de alteração da Resolução ANP nº 807/2 [...]

article

Sindcomb realiza 7º Encontro do Revendedor do Município do Rio de Janeiro

Amanhã, dia 14 de agosto de 2025, o setor de combustíveis carioca se reúne para o maior evento do [...]

article

Brasileiros veem riscos e falhas na fiscalização com botijões enchidos por outras marcas

A possibilidade do enchimento de botijão de gás por marcas diferentes é entendida como uma janela [...]

Como posso te ajudar?