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A Petrobras anunciou um novo pacote de modalidades de contratos de comercialização de gás natural para as distribuidoras que incluem um prêmio de incentivo à demanda e mais flexibilidade.

É uma nova resposta da empresa ao aumento da concorrência. A presidente da estatal, Magda Chambriard, disse que a empresa está de olho no market share.

eldquo;A gente não está querendo abrir mão de mercado para ninguém, não. O mercado que pudermos ocupar, nós vamos ocuparerdquo;, afirmou, em conversa com jornalistas nesta segunda (14/10).

A CEO da Petrobras reforçou que a companhia vai buscar aumentar a oferta de gás ao mercado e que isso se refletirá na queda dos preços.

Em entrevista recente ao estúdio eixos na ROG.e., a CEO da Petrobras já havia antecipado que a companhia está eldquo;trabalhando fortementeerdquo; para aumentar a oferta de gás natural e, assim, baratear o preço da molécula ao ponto de viabilizar novos projetos de fertilizantes nitrogenados e de outras indústrias no país, como a química.

Em sua primeira entrevista exclusiva desde que assumiu a petroleira, Chambriard destacou, na ocasião, que o potencial de crescimento do mercado brasileiro de gás é imenso e que a demanda poderia ser ao menos três vezes maior se a molécula tivesse um preço adequado.

Petrobras oferece contratos eldquo;sob medidaerdquo;

O diretor de Transição Energética da Petrobras, Maurício Tolmasquim, disse nesta segunda que o novo pacote de modalidades contratuais oferecido pela empresa permitirá às distribuidoras fechar acordos de suprimento eldquo;sob medidaerdquo;.

eldquo;As distribuidoras podem fazer um tipo de contrato tailor-made [sob medida], jogando com flexibilidade, prazo, início de fornecimento, local de entrada e indexadorerdquo;.

eldquo;Então, jogando com essas variáveis, a gente tinha 20 possibilidades de combinação de contrato anteriormente. Esse novo pacote aprovado pela diretoria faz passar de 20 para 48 possibilidades para as distribuidoraserdquo;, comentou.

Tolmasquim também anunciou um prêmio de incentivo à demanda. E explicou que será dado um desconto de 10% sobre o preço de referência, para consumos que ultrapassem o compromisso mínimo do cliente.

Não chega a ser uma novidade. Este ano, a petroleira, num primeiro contra-ataque aos concorrentes, já havia anunciado uma nova política de preços que previa um desconto de até 10% nos contratos vigentes.

O desconto, válido somente até o fim de 2025, foi aplicado, então, apenas sobre uma parcela do volume contratado: 60% da quantidade diária contratada seguiu atrelada às condições vigentes e os outros 40% à nova precificação.

Petrobras prevê crescimento no mercado livre

Só este ano, a Petrobras já fechou contratos da ordem de 20 milhões de m3/dia com as distribuidoras estaduais. E também espera crescer no mercado livre.

Tolmasquim disse que a estatal espera contar com mais um grande cliente em dezembro.

A petroleira tem, hoje, contratos no mercado livre com a Acelen, CSN, Gerdau e Ternium endash; além das UTEs Santa Cruz e Araucária, no setor termelétrico.

eldquo;A gente está com uma política bastante agressiva de atrair o negócio com o consumidor livreerdquo;, afirmou Tolmasquim.

A Petrobras fechou novos contratos de venda de gás natural, da ordem de 940 mil m3/dia, com consumidores livres, no segundo trimestre, quando fez sua primeira mudança na política comercial este ano. Os dados operacionais mostraram, contudo, que a petroleira perdeu mercado para a concorrência na ocasião.

Mercado livre engrena

Em entrevista ao estúdio eixos, na ROG.e, o gerente executivo de gás e energia da Petrobras, Álvaro Tupiassu, afirmou que o mercado livre de gás está em um processo eldquo;bem franco e claroerdquo; para engrenar.

Embora ainda dê seus primeiros passos, o desenvolvimento do mercado livre de gás tem acelerado.

O número de indústrias presentes no mercado livre de gás mais que dobrou em 2024.

Fonte/Veículo: Eixos

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