Sindiposto | Notícias

O varejo teve uma queda de 2,4% em setembro em comparação a agosto e, no comparativo anual, o índice apresentou queda de 1,9%, segundo a 21ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone. O estudo, que apresenta dados mensais da movimentação varejista no país, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros, com o Instituto Propague. Nesta quinta, o IBGE divulga o resultado do comércio em agosto.

- O resultado de setembro é o pior do varejo no ano, sendo a segunda queda dos últimos quatro meses. Além disso, o resultado é acompanhado de baixas também no comparativo anual, revertendo uma tendência até então positiva - explica Matheus Calvelli, o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone.

São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. Os oito segmentos analisados registraram queda mensal. Os setores de móveis e eletrodomésticos e livros, jornais, revistas e papelaria apresentaram a maior retração, com uma queda de 3,5%, seguido por tecidos, vestuário e calçados (3,0%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,8%), material de construção (2,0%), artigos farmacêuticos (1,9%) e combustíveis e lubrificantes (1,8%).

No recorte regional, quatro estados apresentaram resultados positivos no comparativo anual: Roraima(5%), Amazonas (3,6%), Maranhão (1,8%) e Goiás (0,6%).Já entre os resultados negativos, 22 estados apresentaram queda em relação a setembro do ano passado: Ceará(-10%), Mato Grosso do Sul (-7,6%), Rondônia (-6,4%), Tocantins e Santa Catarina (-5,8%), Paraíba(-5,0%), Distrito Federal (-4%), Espírito Santo (-4,2%), São Paulo (-3,9%), Piauí (-3,6%), Mato Grosso(-3,4%), , Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Pernambuco (todos com -3%), Acre (-2,8%), Alagoas (-2,7%),Minas Gerais (-2,5%), Amapá (-2,1%), Rio Grande do Norte (-2%), Sergipe (-1,6%) e Rio Grande do Sul(-0,3%)

Fonte/Veículo: O Globo

Leia também:

article

Rede de motoboys leva Cade a abrir processo contra Raízen

A Superintendência-Geral do Cade decidiu abrir um processo contra a Raízen, detentora da marca Sh [...]

article

Venda da Linx pela Stone avança e atrai fundos, empresas brasileiras e estrangeiras

A disputa entre os possíveis interessados em comprar a Linx, colocada à venda pela Stone, começa [...]

article

Parlamentares amazônicos fazem apelo à COP16 por Amazônia livre de combustíveis fósseis

Parlamentares amazônicos de seis países, entre eles o Brasil, farão um apelo à 16ª Conferência de [...]

Como posso te ajudar?