Sindiposto | Notícias

A Petrobras informou, nesta quinta-feira (20), a renúncia de Marcelo Gasparino ao cargo de conselheiro de administração da estatal. Sua saída será efetivada em 20 de março de 2025 ou antes, caso o Conselho de Administração nomeie um substituto.

Gasparino, que ocupava uma cadeira como membro independente do conselho, também é conselheiro da Vale, uma das maiores mineradoras do mundo. Com sua saída, a Petrobras precisará recompor seu o quadro do colegiado.

A saída de Gasparino pegou de surpresa parte dos conselheiros, segundo fontes ouvidas pelo GLOBO. O próprio Conselho de Administração da estatal poderá nomear um substituto, segundo o artigo 25 do Estatuto Social da empresa., até a próxima Assembleia Geral de Acionistas da estatal, prevista para 16 de abril de 2025.

Além da renúncia de Gasparino, a Petrobras também se prepara para outra mudança em sua governança: Pietro Mendes, atual presidente do Conselho de Administração, pode deixar a companhia após ter sido indicado para assumir uma diretoria na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Mendes depende de sabatina pelo Senado Federal e posterior nomeação pelo presidente Lula. Se confirmado, ele terá de deixar a cúpula da estatal.

Fonte/Veículo: O Globo

Leia também:

article

Feriados, Copa e eleições redesenham o ritmo do varejo em 2026

O varejo brasileiro enfrenta, em 2026, um calendário marcado pela concentração de 11 feriados nac [...]

article

Preço do fim da 6x1 será repassado ao consumidor, diz Frente do Agronegócio

A FPA (Frente Parlamentar do Agronegócio) deve se reunir na próxima segunda-feira (23) para discu [...]

article

Etanol inicia fevereiro quase 2,5% mais caro, aponta IPTL

O preço médio dos combustíveis nos postos brasileiros registrou alta na primeira quinzena de feve [...]

Como posso te ajudar?