O Combustível do Futuro: conectando sustentabilidade, economia e desenvolvimento social
A recente aprovação da Lei do Combustível do Futuro, Lei nº 14.993, de 8 de outubro de 2024, repr [...]
Entre os dias 23 e 26 de setembro, o Rio de Janeiro será a capital global da energia com a realização da ROG.e 2024, um dos maiores eventos do setor no mundo, que ocorrerá no Boulevard Olímpico, na maior ocupação na região. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a conferência deverá receber mais de 70 mil visitantes de 65 países, incluindo lideranças do setor, autoridades, investidores, acadêmicos e outros públicos. Ela contará com oito pavilhões, mais de 550 expositores e sete eventos paralelos.
A ROG.e, anteriormente conhecida como Rio Oil eamp; Gas, passou por um rebranding com o objetivo de refletir a evolução do setor, valorizar o passado e projetar o futuro em uma plataforma que é, simultaneamente, carioca e global. Além disso, o evento será um espaço para Conectar Energias. eldquo;Em um período de evolução energética, buscamos criar um ambiente de diálogo e proporcionar sinergias entre as fontes renováveis, as novas tecnologias verdes e os combustíveis fósseis. Acreditamos que essa diversidade será a base da nossa matriz energética nas próximas décadas e será essencial para garantir a segurança energética de nosso paíserdquo;, analisa Roberto Ardenghy, presidente do IBP. O executivo ainda indica que a ROG.e 2024 promoverá oportunidades para geração de negócios, networking e desenvolvimento de novas ideias com foco no futuro do setor.
Dentre as novidades, estão os novos eixos temáticos do Congresso endash; Soluções de Baixo Carbono, Pessoas, Cultura e Sociedade e Financiabilidade da Transição endash; além da participação de grandes nomes internacionais na programação e um comitê organizador e técnico mais diverso e plural, alinhado aos temas mais relevantes e atuais como diversidade, ESG, tecnologia e inovação.
Congresso
Cada dia da ROG.2024, que é um evento paralelo do G20, oferecerá oportunidades para debates do mercado de carbono, hidrogênio, upstream, combustíveis, diversidade, evolução energética justa, gás natural, startups, entre outros temas. Uma das participações que iniciarão a manhã do primeiro dia de evento será a eldquo;Keynote Sessionerdquo; com Rohit Bhargava, especialista em inovação e tendências, que já inspirou líderes, executivos e CEOs em mais de 30 países.
Rohit é conhecido por suas análises de eldquo;pensamento não óbvioerdquo;, para mostrar como é possível alcançar tendências e pensar o futuro. É considerado um orador envolvente, inteligente e criativo, além de ser três vezes autor best-seller do Wall Street Journal e ter publicado nove livros. É reconhecido como um dos 100 líderes inovadores em comportamento empresarial.
No Palco Petrobras, ocorrerão painéis sobre temas cruciais para o desenvolvimento socioeconômico nacional e do setor de energia, como a exploração da Margem Equatorial, descarbonização dos setores de transporte e aviação, e os novos padrões de mobilidade e consumo. Também será palco do eldquo;Strategic Talkserdquo;, onde CEOs de corporações globais de energia comentarão sobre negócios, panorama macroeconômico e melhores práticas de ESG, além do eldquo;Diálogos ROG,eerdquo;, que analisará o potencial brasileiro de recursos naturais, gestão de conhecimento e desenvolvimento do pré-sal.
Também vão acontecer diálogos com foco nas transições sustentáveis em países em desenvolvimento, fator de recuperação e extensão de vida útil de campos maduros, novas alternativas tecnológicas que visam reduzir emissões, a revolução da inteligência artificial, gargalos para movimentação dos produtos e a pegada de carbono do segmento de gás natural.
A programação já tem confirmados nomes como Magda Chambriard, Presidente da Petrobras; Haitham al-Ghais, Secretário Geral da OPEC; Anders Opedal, CEO da Equinor; Patrick Pouyanné, CEO da TotalEnergies; Wael Sawan, CEO da Shell; Roberto Monteiro, CEO da PRIO; Wallace Pescarino, Presidente da SLB; Liz Schwarze, VP Global Exploration da Chevron; Gordon Birrell, EVP Production eamp; Operations da bp; e Maiza Goulart, Gerente Executiva do CENPES, entre outros.
Eventos Paralelos
A ROG.e 2024 ainda contará com eventos paralelos, abordando temas como inovação aberta, energias renováveis, biocombustíveis e jovens talentos. O eldquo;iUP Innovation Connectionserdquo; apresentará as mais recentes soluções em inovação e tecnologia do setor, abordando tópicos sobre Capital Humano, Ecossistemas de Inovação, Fronteiras Tecnológicas e Inovação Financeira.
Já a eldquo;Arena de Diversidade e Inclusão (DEeamp;I)erdquo; será um espaço para discussões, compartilhamento e reflexão sobre os desafios, projetos e boas práticas para tornar a indústria mais diversa e inclusiva.
O eldquo;Young Summiterdquo;, voltado aos estudantes, jovens profissionais e gestores, promoverá debates sobre liderança e carreira a partir de uma perspectiva multigeracional. A eldquo;Arena de Renováveis e Biocombustíveiserdquo; será um importante espaço para relacionamento, disseminação de conhecimento e debate sobre avanços tecnológicos e estratégias operacionais dessas fontes.
O eldquo;Fórum Onshoreerdquo; abordará a consolidação e expansão da atividade nas bacias terrestres após a retomada dos investimentos e revitalização do setor. A eldquo;Arena de Lubrificanteserdquo; apresentará uma oportunidade de maior exposição do insumo à sociedade, destacando realizações e perspectivas no cenário de evolução energética.
Fonte/Veículo: Assessoria de Imprensa do IBP
A recente aprovação da Lei do Combustível do Futuro, Lei nº 14.993, de 8 de outubro de 2024, repr [...]
Os preços do etanol no mercado paulista avançam novembro firmes, conforme apontam levantamentos d [...]
O diesel comum encerrou novembro com o valor médio de R$ 6,15, registrando alta de 0,65% contra o [...]