Sindiposto | Notícias

O Centro de Estudos de Energia da Fundação Getulio Vargas (FGV Energia), em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e o International Gas Union (IGU), promoverão, no dia 11 de setembro de 2024, das 8h30 às 12h30, no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, o evento internacional eldquo;O Papel do Gás Natural e do Biometano na Transição Energética Justa, Acessível e Sustentávelerdquo;.

Na ocasião, será apresentado um estudo inédito da FGV Energia, com uma análise das vantagens e dos desafios enfrentados na aplicação do gás natural como energético de transição, sobretudo em setores industriais considerados hard to abate.

eldquo;O Brasil ocupa a presidência rotativa do G20 e será o anfitrião da COP 30, em 2025, com a missão de liderar o debate e a formulação de estratégias para a transição energética global para economias de baixo carbono. A iniciativa busca contribuir com propostas para apoiar essa agendaerdquo;, afirma o diretor executivo do FGV Energia, Carlos Quintella.

Um dos destaques do evento é a cerimônia de entrega da eldquo;Carta de Brasíliaerdquo; pelas instituições organizadoras. O encontro prevê a participação do Ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, e do Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, que irá apresentar as contribuições do eldquo;Programa Gás para Empregarerdquo; para a agenda de transição energética no Brasil.

eldquo;A escolha do local para a sede do evento, o MME, reflete o compromisso da FGV Energia, da Abegás e do IGU em abordar questões relevantes para a construção da agenda energética brasileira e o posicionamento estratégico do Brasil a longo prazo, com o objetivo de alcançar a neutralidade em carbono de forma justa, acessível e sustentávelerdquo;, destaca Quintella.

eldquo;O MME vem assumindo um papel de liderança na articulação da agenda energética brasileira e vem tendo um papel relevante para posicionar o país nas principais mesas de negociações e fóruns internacionaiserdquo;, diz o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

Também estão confirmadas as presenças do senador e presidente da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia, Veneziano Vital do Rêgo; do senador Laércio Oliveira; e do deputado federal e 1º vice-presidente do Comitê de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Hugo Leal.

O evento terá a presença de diversos stakeholders do mercado de gás com atuação nacional e internacional, incluindo a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), a Associação das Empresas de Petróleo, Gás e Energias Renováveis da América Latina e do Caribe (Arpel), o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Associação Colombiana de Gás Natural (Naturgas).

eldquo;Entendemos que o gás natural, integrado com o biometano, representam excelentes alternativas nesse movimento global para acelerar a redução da intensidade de carbono, especialmente de diversos setores industriaiserdquo;, diz o vice-presidente do IGU, Andrea Stegher.

Fonte/Veículo: Assessoria de Imprensa da Abegás

Leia também:

article

O que a Receita Federal decidiu sobre transações de Pix acima de R$ 5 mil?

A Receita Federal implementou, no início deste ano, novas diretrizes para a fiscalização de trans [...]

article

Petróleo fecha em alta e WTI sobe quase 3%, no maior nível desde agosto

Os contratos futuros de petróleo fecharam novamente em forte alta nesta segunda-feira, 13, ainda [...]

article

Lei do Combustível do Futuro impulsiona nova indústria verde e já apresenta resultados no Brasil

A Lei do Combustível do Futuro (14.993/24), marco legal coordenado pelo Ministério de Minas e Ene [...]

Como posso te ajudar?