Sindiposto | Notícias

O Senado aprovou ontem o projeto de lei que garante incentivos tributários que chegam a R$ 18,3 bilhões em cinco anos para investimentos em hidrogênio verde. O texto original endash; que havia sido vetado pelo governo por indefinição sobre medidas de compensação para a renúncia fiscal endash; foi modificado, em acordo entre Planalto e Congresso, o que facilitou a aprovação. A votação foi simbólica (sem registro nominal de votos). O texto segue para sanção presidencial.

A proposta cria incentivos para descarbonizar a matriz energética brasileira, por meio do Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro). Os créditos fiscais serão concedidos de 2028 a 2032. Hidrelétricas e produtores de biocombustíveis, como etanol, também poderão participar do Rehidro, que inclui ainda biomassa, biogás, biometano e energias eólica e solar.

O projeto também define que a concessão do crédito fiscal será feita apenas após procedimento concorrencial. Os benefícios corresponderão a créditos da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Fonte/Veículo: O Estado de S.Paulo

Leia também:

article

Margem Equatorial: 'Todas as perguntas serão respondidas', diz presidente da Petrobras sobre exigênc

Em meio ao impasse envolvendo a liberação da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, a presidente [...]

article

Fim da escala 6x1: deputada vai continuar em busca de assinaturas, após PEC ultrapassar número mínim

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) disse que irá continuar colhendo assinaturas em favor da Propos [...]

article

Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras

O Senado aprovou nesta quarta-feira (13/11) o PL 182/2024, que cria o mercado re [...]

Como posso te ajudar?