Sindiposto | Notícias

A Raízen obteve na Justiça o direito de impedir que a Mar Azul Distribuidora (antiga Petrozara Distribuidora de Petróleo) forneça combustíveis para postos Shell. Serão cerca de 150 estabelecimentos impactados.

A empresa constatou que a venda dos combustíveis ocorria pela Mar Azul diretamente na revenda Shell de Minas Gerais, o que lesava o consumidor. Isso porque ele acreditava estar abastecendo seu veículo com produtos Shell, de reconhecida qualidade no mercado brasileiro.

A permissão para venda de combustíveis de terceiros em postos bandeirados, a chamada "bomba branca", é alvo de discussão na ANP. Em reunião na semana passada, a agência decidiu manter a norma em vigor, que liberou a prática há três anos.

A sentença determinou que Mar Azul se abstenha de vender combustíveis para os postos Shell por prática de concorrência desleal. A decisão estabelece ainda multa diária, bem como pagamento de indenização à Raízen no valor R$ 100 mil por danos morais e danos materiais de R$ 93 milhões.

O assunto veio à tona a partir de uma reclamação do Instituto Combustível Legal (ICL). O entendimento é que a medida gera graves irregularidades no setor e facilita a prática enganosa por distribuidoras que vendem seus produtos em postos com bandeiras de distribuidoras com marcas reconhecidas, como a Shell.

Fonte/Veículo: O Globo (Blog - Lauro Jardim)

Leia também:

article

Cosan pode vender fatia da Moove e negocia com Shell aumento de capital na Raízen

A Cosan, do empresário Rubens Ometto, está avaliando novas alternativas para seus ativos para red [...]

article

Empréstimo consignado para trabalhadores do setor privado. Veja como vai funcionar

O Crédito do Trabalhador, novo modelo de crédito consignado para o setor privado, fica disponível [...]

article

ANP aprova resolução sobre qualidade de combustíveis importados

Foi aprovada hoje (20/03), pela Diretoria Colegiada da ANP, resolução que revisa a Resolução ANP [...]

Como posso te ajudar?