Sindiposto | Notícias

Em debate desde 2017, o projeto do senador Ciro Nogueira, do Progressistas piauiense, institui a política de substituição dos automóveis movidos a combustíveis fósseis e altera o Código de Trânsito Brasileiro para proibir a comercialização e a circulação desses veículos. Pela proposta, a comercialização ficará proibida a partir de 2030 e a circulação, a partir de 2040. Significa dizer que depois desta data, nenhum automóvel movido por gasolina, diesel ou gás natural poderá circular no país. Relator da matéria, o senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais, apresentou um pedido para discutir a proposta em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente:

(sen. Carlos Viana) e#39;e#39;O assunto é urgente, mas a adaptação da indústria não é tão rápida como o que nós gostaríamos. A própria Europa, que estabeleceu o prazo de 2035 para o fim dos motores, já está revendo, buscando um novo calendário. Nós aqui temos mais facilidade por conta da produção do etanol, mas não podemos negar em hipótese alguma a importância do setor automobilístico na nossa economia, na geração de empregos. E, é claro, nós precisamos ouvir o setor para entender se 2040, que está logo ali, a gente pensa que não, mas está logo ali, né, para acabar com a circulação de todos os automóveis a gasolina e diesel fóssil no Brasil, se isso será possível.e#39;e#39;

Participarão do debate representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - ANFAVEA e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, além dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; de Minas e Energia e do Meio Ambiente, entre outros convidados. A audiência pública para discutir a proposta que proíbe a circulação de carros movidos a combustíveis fósseis no país após 2040 ainda não tem data agendada. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

Fonte/Veículo: Agência Senado

Leia também:

article

Biodiesel traz desafios de armazenagem e diesel verde pode ser a solução

Com a mistura do biodiesel ao diesel em maior proporção, transportadores relatam paradas prematur [...]

article

Ações da Petrobras sobem 1% após Magda assumir a estatal

Depois de Magda Chambriard assumir o comando da Petrobras, as ações da estatal fecharam esta 2ª f [...]

article

Lula, Margem Equatorial, dividendos, combustíveis: veja as principais posições da nova presidente da

Em sua primeira entrevista coletiva desde que assumiu o comando da Petrobras, Magda Chambriard di [...]

Como posso te ajudar?