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Após um ano marcado por recorde na importação brasileira do produto, o diesel russo segue predominante nas compras nacionais em 2024. Neste ano, a Rússia soma US$ 818,7 milhões em vendas de diesel ao Brasil, conforme os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic). Em janeiro, as importações de diesel russo pelo Brasil somaram US$ 476,8 milhões, de acordo com o ministério.

Em segundo lugar, vinham os Estados Unidos, que venderam US$ 147,5 milhões em diesel ao país no primeiro mês do ano. Em fevereiro, o Brasil comprou US$ 341,9 milhões em diesel russo. Naquele mês, os Emirados Árabes Unidos ocuparam a segunda posição, ao vender US$ 168,3 milhões em diesel ao Brasil.

O ano de 2023 foi marcado por um recorde na importação brasileira de diesel da Rússia, um total de 6,1 milhões de toneladas, que totalizaram US$ 4,5 bilhões. Para efeito de comparação, em 2022, foram US$ 95 milhões em importação de diesel russo.

Com a guerra entre Rússia e Ucrânia, os países da União Europeia e os EUA impuseram sanções à venda de combustíveis russos, o que levou o país liderado por Vladimir Putin a buscar novos mercados e a reduzir os preços para se manter competitivo. Índia e China também se destacaram nas compras de produtos russos em 2023.

Ao longo do ano passado, a Rússia chegou a impor medidas para controlar os preços, como quando proibiu a exportação de diesel e gasolina em setembro, no momento em que os preços do petróleo se aproximavam de US$ 100 por barril. A medida foi temporária, mas gerou preocupações globais sobre a instabilidade do fornecimento russo, que não costuma firmar contratos a prazos longos.

Na visão do Citi, os volumes importados de diesel nos últimos três meses acendem um eldquo;alerta amareloerdquo; para as distribuidoras de combustíveis brasileiras, que têm estoques volumosos e podem sofrer com uma queda nas margens. Segundo relatório do banco assinado pelo analista Gabriel Barra, a visão para as distribuidoras é construtiva em 2024, com um ambiente de eldquo;concorrência saudávelerdquo;, mas o mês de março também deve ser de altos volumes de importação.

eldquo;Atualmente, os preços do diesel no Brasil estão abaixo dos preços internacionais. Em termos de preço, as importações de diesel russo permaneceram com um desconto de 10% em relação às importações de diesel dos Estados Unidos em fevereiro de 2024erdquo;, diz o relatório do Citi.

eldquo;Acreditamos que o Brasil reduziu o ritmo de suas importações de diesel em fevereiro após grandes importações em dezembro de 2023 e em janeiro deste ano devido a elsquo;playersersquo; que construíram estoques de diesel para aproveitar um efeito de estoque positivo do aumento/retomada de impostos cobrados sobre combustíveiserdquo;, justificou o analista.

Em fevereiro, os preços da gasolina e do diesel ao consumidor no Brasil ficaram mais caros pela alteração das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A alteração na cobrança do imposto levou a um aumento médio de R$ 0,15 por litro para a gasolina e de R$ 0,12 por litro para o diesel.

(Fonte: Valor Econômico /Extraído do Clipping da SCA)

Fonte/Veículo: Agência Udop

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