Sindiposto | Notícias

O volume de gás natural que a União teve direito dos campos do pré-sal caiu 30% em 2023 na comparação com o ano anterior, enquanto o de petróleo cresceu 57% no mesmo período, segundo dados da Pré-Sal Petróleo (PPSA).

A parcela de gás natural da União somou 45 milhões de m³, uma redução de pouco menos de um terço em comparação aos 64 milhões de m³ registrados em 2022.

A produção total de gás nos campos foi de 879 milhões de m³, um aumento de 36%.

Segundo a PPSA, a queda é explicada pela redução da parte da União no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos, que garante a maior parte do gás dos contratos de partilha.

Embora a produção do campo tenha aumentado, a participação da União foi menor, porque a PPSA reconheceu mais custos de produção no ano.A parcela da União é calculada em cima dos excedentes de produção, após descontar os royalties e os custos de produção.

A parcela de petróleo da União somou 17,08 milhões de barris em 2023, um crescimento de 57% em relação aos 10,9 milhões de barris registrados no ano anterior.

A produção total dos campos foi de 323,07 milhões de barris de petróleo no ano passado, alta de 38%. Búzios foi o principal produtor, mas Mero foi o que mais contribuiu para a União.

A previsão da PPSA é que a produção de gás natural dos contratos de partilha totalize cerca de 3,3 milhões de m3/dia em 2024 endash; dos quais cerca de 200 mil m3/dia cabem à União.

endash; A curva vai se manter acentuada e, no pico, a parcela de gás da União deve atingir 3,5 milhões de m3/dia em 2029.

A intenção da PPSA é começar a vender, este ano, a parcela de gás natural que cabe à União, afirmou a presidente interina da estatal, Tabita Loureiro, durante o último Fórum Técnico PPSA.

Fonte/Veículo: EPBR

Leia também:

article

Petróleo fecha em alta diante de temores com tarifas de Trump e reunião da Opep+

Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira, 30, enquanto os investidore [...]

article

Combustíveis ficarão mais caros a partir deste sábado com aumento do ICMS; entenda

Prepare o bolso: os combustíveis vão ficar mais caros a partir deste sábado (1º).

O mot [...]

article

Acelen reduz preços de gasolina e diesel em meio à pressão do mercado sobre a Petrobras

A Acelen, que comanda a refinaria de Mataripe, na Bahia, anunciou hoje que vai reduzir os preços [...]

Como posso te ajudar?