Sindiposto | Notícias

As fraudes em combustíveis assustam a população e podem causar danos irreversíveis aos automóveis. No entanto, o Instituto Combustível Legal (ICL) - que representa parte da indústria - alerta para um outro problema que não faz alarde, mas pode prejudicar tanto quanto a "gasolina batizada". Trata-se da venda de lubrificantes clonados, falsos e até usados como um produto de qualidade.

De acordo com Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal, o volume e o nível das fraudes no mercado de lubrificantes é alarmante. Essas práticas desonestas não apenas prejudicam os consumidores, mas também comprometem a segurança e a eficiência dos veículos, além de causarem danos ambientais significativos.

"O consumidor é muito lesado porque os problemas gerados no veículo, apesar de não aparecerem a curto prazo, são muito grandes. É possível perder um motor por causa do óleo de má qualidade. Em um estudo feito pelo ICL, encontramos situações graves, como venda de óleo queimado como novo, roubo de carga, misturas e fábricas clandestinas", alerta.

As fraudes operacionais, roubo de carga, e adulteração de produtos têm sido algumas das principais áreas de preocupação identificadas pelo ICL. Uma das práticas mais preocupantes é o reprocessamento de óleo queimado, quando oficinas de má-fé recuperam óleo usado e o revendem como óleo sintético de alta qualidade. Para ler esta notícia,clique aqui.

Fonte/Veículo: UOL

Leia também:

article

Setores automotivo e de veículos de grande porte aceleram investimentos em tecnologias sustentáveis

O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, alternativas aos combustíveis fósseis, visando a u [...]

article

Etanol/Cepea: Vendas ultrapassam 100 milhões de litros, e hidratado volta a subir

O preço do etanol hidratado voltou a subir no mercado paulista na semana passada endash; a média [...]

article

Lei atribui à ANP a regulação do hidrogênio de baixa emissão de carbono no Brasil

Foi publicada na última sexta-feira (2/8), em edição extra do Diário Oficial da União, a Lei nº 1 [...]

Como posso te ajudar?