Sindiposto | Notícias

Uma das principais referências do setor sucroenergético brasileiro, o administrador Antonio de Padua Rodrigues, 71, que participou de momentos cruciais para o setor, como o início do Proálcool, morreu neste sábado (10).

Padua, como conhecido no setor canavieiro, atuava na Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) desde 1990 e foi, entre 2003 e 2022, diretor-técnico da entidade. Ele morreu após tratamento contra câncer.

Padua ingressou no extinto IAA (Instituto do Açúcar e Álcool) em 1976 e participou dos primeiros anos da implementação do Proálcool emdash;programa nascido em 1975 como alternativa à crise do petróleo de dois anos antesemdash; e atuou no Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar.

Antes de chegar à Unica, passou por associações como a Sociedade de Produtores de Açúcar e de Álcool, Orplana (Organização das Associações de Produtores de Cana-de-Açúcar do Brasil), Associação dos Usineiros e Associação das Indústrias do Açúcar e do Álcool.

Na Unica, teve como destaque a atuação que resultou na aprovação pelo Congresso da lei que permitiu misturar 22% de etanol anidro na gasolina endash;hoje o índice é de 27%. Foi também um dos idealizadores do Consecana (que contempla os preços nos diversos segmentos do setor), sistema então inédito de pagamento aos produtores de cana-de-açúcar, em 1999.

Fonte/Veículo: Folha de S.Paulo

Leia também:

article

Setores automotivo e de veículos de grande porte aceleram investimentos em tecnologias sustentáveis

O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, alternativas aos combustíveis fósseis, visando a u [...]

article

Etanol/Cepea: Vendas ultrapassam 100 milhões de litros, e hidratado volta a subir

O preço do etanol hidratado voltou a subir no mercado paulista na semana passada endash; a média [...]

article

Lei atribui à ANP a regulação do hidrogênio de baixa emissão de carbono no Brasil

Foi publicada na última sexta-feira (2/8), em edição extra do Diário Oficial da União, a Lei nº 1 [...]

Como posso te ajudar?