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Robô frentista é desenvolvido para postos de combustível

No Brasil, na hora de abastecer o carro, quem realiza este serviço é o frentista. Em muitos países é comum que o próprio motorista realize este serviço, mas essas duas práticas podem estar chegando ao fim. Um Robô frentista foi desenvolvido pela dinamarquesa Autofuel e está funcionando na Finlândia. Com ele basta parar o carro e esperar. Para utilizar a tecnologia é necessário apenas fazer o cadastro no sistema da Autofuel, colocar uma tampa especial no tanque de combustível e se dirigir a um posto com o robô frentista. Essa tampa especial, segundo a fabricante, também serve, para abastecimentos convencionais. Modelos mais novos, que já possuem esse tipo de tampa, não terão que fazer essa parte do processo. Ao se cadastrar no sistema Autofuel , o cliente irá informar os dados do carro, como modelo, tipo de combustível, dados para pagamento e placa. Essas informações são usadas para reconhecer os detalhes do veículo e do cliente na chegada ao posto de gasolina. Na hora de abastecer, quando o motorista chegar ao posto, o carro será reconhecido pelo sistema Autofuel, que informará em um telão (presente no posto) detalhes de como ele deve ser estacionado e todas as outras informações. Em seguida, o robô frentista inicia o abastecimento. O braço mecânico identifica onde está o tanque, pega a bomba e o coloca no bocal de combustível. O valor gasto será debitado automaticamente de acordo com os dados informados à plataforma. A Autofuel ainda diz que as instruções são eldquo;muito parecidas com as instruções que você conhece do lava-rápidoerdquo;. Não se sabe quando essa tecnologia do robô frentista chega ao Brasil. Por enquanto ainda seremos honrados com a prestação de serviço dos colaboradores dos postos de abastecimento.

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Nova diretoria da Petrobras não reduz incertezas sobre estratégias, diz Credit Suisse

As escolhas de Jean Paul Prates para compor a diretoria executiva da Petrobras não reduzem as incertezas em torno das estratégias de alocação de capital, preços e dividendos da companhia, diz o Credit Suisse.Os analistas Regis Cardoso e Marcelo Gumiero escrevem que a empresa vem sendo bem gerida desde o escândalo da Operação Lava Jato, em 2015, mesmo com mudanças constantes na diretoria e sofrendo interferências internas e externas. Para ler esta notícia, clique aqui.

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'É um contrassenso o Brasil importar mais petróleo', diz CEO da Acelen

elsquo;É um contrassenso o Brasil importar mais petróleoersquo;, diz CEO da Acelen, Luiz de Mendonça, à frente de Mataripe, primeira refinaria privatizada da Petrobras, conta os planos e desafios da empresa no primeiro ano do governo Lula. O executivo acompanhou a transformação da segunda maior refinaria do país de uma estatal para uma empresa privatizada após a venda naquele ano da então Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, para o fundo árabe Mubadala por 1,65 bilhão de reais.Transformada na Refinaria de Mataripe endash; seu nome original endash; e após investimentos de 1,1 bilhão de reais, a empresa aumentou em 22% sua capacidade de produção e criou quatro produtos novos incorporados aos mais de 30 da refinaria.Em vídeo gravado de São Luís (MA), França disse que foi acionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Responsável por 10% do PIB e 17% do ICMS do estado da Bahia, ela hoje refina 302 mil barris de petróleo por dia, o que representa 12% do total da capacidade de refino do país.Peças-chave na comunicação com o público feminino nas campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro na disputa presidencial de 2022, tanto Janja quanto Michelle têm feito recorrentes aparições políticas e partidárias.Quais são os principais desafios que a Acelen pode enfrentar? Há incoerências, desafios e obstáculos que precisam ser removidos, como o arcabouço regulatório e fiscal que precisam ser aprimorados no Brasil.Nós pedimos ao secretário nacional de portos, Fabrizio Pierdomênico, que falasse com o Porto de Santos.Como no ano passado investimos muito em proteção e confiabilidade, em uma situação normal a nossa previsão é, daqui para frente, um crescimento importante, de produção e potencialmente de resultados.eldquo;Isso define um quadro em que, particularmente na América Latina, há uma tendência crescente de deixar de lado questões de direitos humanos, questões sobre as características do regime político e um retorno à velha agenda mais do princípio da não intervenção nos assuntos de outros países", comenta. Só que toda essa discussão em torno da desoneração dos combustíveis criou um tremendo de um problema.Tarcísio:.Janja estrelou a peça audiovisual lançada pelo Ministério das Mulheres nas redes sociais.A desoneração de alguns combustíveis como diesel e GLP foi renovada até dezembro e o problema é que a medida provisória 1157 só desonerou o petróleo até 28 de fevereiro.Isso precisa ser corrigido urgentemente.Quais são as consequências para a empresa caso a desoneração não seja renovada? Significaria que a partir do dia 1º de março vamos pagar PIS/Cofins no petróleo enquanto os combustíveis vão estar com a alíquota zerada."Sexta-feira de carnaval e eu estou passando aqui para deixar um recadinho bem importante para vocês que estão aí se preparando para cair na folia.Ou seja, eu e todas as refinarias privadas no Brasil vamos ter que pagar uma acumulação absurda de créditos de PIS/Cofins.A especialista em relações internacionais Elsa Cardozo explica que o conflito ucraniano modificou as prioridades os Estados Unidos e da Europa e resultou em uma reavaliação estratégica do petróleo. Quando somamos todas as refinarias, e nós somos a maior, são 5 bilhões de reais.Se esse problema não for corrigido urgentemente, dia 1º de março ficaríamos sem capital de giro, o que inviabiliza a produção máxima de combustíveis.Já o vídeo com Michelle foi divulgado pelo perfil oficial do PL, e repercutido por parlamentares bolsonaristas.Possivelmente, será um impacto contrário ao da medida 1157, porque preciso repassar essa montanha de impostos para os preços do diesel e do gás de cozinha.Como é a abertura do governo em relação a essa demanda sobre a desoneração dos combustíveis? No curto prazo, para essas demandas mais urgentes que estou trazendo, percebemos um governo que está se formando, então a capacidade de resposta rápida ainda está um pouco prejudicada.Estamos, há várias semanas, apontando esse problema do dia 28 de fevereiro."O carnaval é uma tradição do nosso país.Isso, além da orientação à esquerda de Petro e Lula. Ainda estamos com um pouco com dificuldade de ter uma resposta e um entendimento.Já teve Casa Civil, Ministério de Minas e Energia, Secretaria da Fazenda, e talvez quem esteja mais assustado hoje é o governo da Bahia, que está entendendo o nosso desafio e vai sentir primeiro, caso a gente reduza a produção e aumente os preços no Nordeste.Como mais privatização pode ajudar o setor? A privatização traz um montante de investimentos que não viria de outro jeito.A segurança de todas as pessoas precisa ser garantida.As pessoas se impressionam quando mostramos o projeto Acelen no todo, a capacidade de atração de investimento, de modernização de parque de refino, de aumento da capacidade e outros investimentos que gostaríamos de fazer no setor de energia.Pegamos uma refinaria antiga, com manutenção a fazer, e só com os nossos investimentos há ganhos gigantescos ali.Embora Maduro tenha conseguido sobreviver à política de "pressão máxima" e a economia venezuela tenha conseguido sair recentemente da hiperinflação e iniciou um crescimento tímido, Geoff Ramsey adverte que o presidente venezuelano está em uma posição mais fraca do que pode parecer. Ou seja, se quer aumentar a capacidade de refino brasileira, deixa a gente trabalhar e atrair inclusive novos investimentos.Disque 190 para emergência e 180 para investigação.Isso tem sido muito bem recebido, e o pessoal sai daquela dicotomia estatização e privatização.Já houve rumores de que a privatização da Acelen pode ser revertida.Isso é possível? Não acredito.O anúncio oficial ocorreu na quarta-feira, 15.Há muitos fantasmas, muitos rumores desde que chegamos lá.eldquo;Agora dá para perceber que os números do crescimento estão voltando a cair e a inflação não está sob controle, embora tenha caído bastanteerdquo;, diz a especialista. Não houve sinalização do governo em tentar reverter esse processo de privatização.Nem comentamos isso, nosso projeto está investindo o que a Petrobras investiu na Bahia por muitos anos.Criamos 1,2 mil empregos e um outro dinamismo na indústria.É saudável ter uma Acelen no mercado, ou outras que possam vir a ser criadas.O projeto é bom para o Brasil, nós queremos aumentar a capacidade de refino brasileira, atrair mais investimentos e a privatização é um belíssimo caminho para isso.Por isso ele insiste tanto na questão das sanções", diz Elsa Cardozo, que considera que o governante venezuelano busca um novo equilíbrio em que diminua a pressão penal e econômica sobre o seu governo. O Brasil tem enormes desafios em outros setores em que a presença do governo é fundamental, e acho que aqui a iniciativa privada está fazendo um bom trabalho.Deixa a gente trabalhar que eu acho que vai ser importante para o Brasil.Há outras dificuldades enfrentadas pela Acelen na condução do setor que precisam ser melhoradas? O petróleo brasileiro é exportado em condições mais vantajosos que eu, como uma refinaria privada brasileira, consigo comprar.Eu não quero comprar mais barato, quero comprar nas mesmas condições que está sendo exportado, mas você tem aí toda uma estrutura fiscal que faz com que seja mais vantajoso para a Petrobras e outros produtores exportar para a China ou para a Europa do que vender para mim.É um contrassenso que o Brasil, um país exportador de petróleo, está importando cada vez mais petróleo porque eu não consigo comprar em condições igualmente competitivas do Rio de Janeiro, da Bacia de Campos, por questões de preço de referência da Medida Provisória.Então, Maduro e sua política antidemocrática são os maiores obstáculos [para sua reinserção internacional]. Continua após a publicidade Como uma eventual mudança na Política de Paridade Internacional de preços da Petrobras pode afetar a empresa? Nós vamos ser competitivos e não vamos perder mercado.No mundo como um todo o setor de petróleo e gás é interconectado.Ae faltar diesel no Japão ou sobrar diesel na Europa, esse efeito será sentido no Brasil, não tem como escapar dessa lógica.Na formação dos nossos preços, consideramos o mercado mundial.Temos uma agilidade muito grande para reajustar preços, fazemos isso semanalmente.Vemos sinais de interesse de vários países latino-americanos em desempenhar um papel ativo na busca de uma solução pacífica e democrática para a crise venezuelana", aponta. Quando cai o preço internacional, ajustamos na semana seguinte.Os nossos clientes entendem e é muito transparente a nossa precificação.Isso posto, vamos ser competitivos e sempre levar em conta a concorrência nacional, não vou perder vendas.Quando eu subo o preço em 22%, significa que eu subi as vendas também em 22%, e vou continuar sendo competitivo.Com as importações, com a Petrobras, assim como com o etanol, o que rege é a oferta e procura, e o balanço de energia mundial.Ao mesmo tempo, além do levantamento das sanções, para Maduro há outras questões a serem resolvidas, como o controle de ativos venezuelanos no exterior e as acusações feitas contra ele por narcotráfico e por crimes contra a humanidade perante o Tribunal Penal Internacional. Há proteções legais para que o investimento feito pelo fundo Mubadala não seja prejudicado por uma eventual redução do preço cobrado nas refinarias da Petrobras? Nós acreditamos em livre mercado e livre concorrência.A proteção legal é dada pelos limites do Cade, o órgão de defesa da concorrência.Dependendo do que se faz no mercado, pode estar fazendo dumping de preços.No passado, a própria Petrobras foi alvo de ações por abuso do poder econômico.Não acredito nessa hipótese, acho que eles têm uma governança, é uma grande empresa, mas prefiro não comentar em cima de especulações."Maduro tem um grande problema de fluxo de caixa e sabe que não pode melhorar a economia venezuelana sem aliviar as sanções, então precisa voltar à mesa de negociações com a oposição. No momento os preços brasileiros estão alinhados com os preços internacionais, talvez com diferenças de algumas semanas.Continuo acreditando que o mercado é mundial e é isso que vai prevalecer.E outras políticas públicas para compensar a alta dos preços dos combustíveis? É possível ter um fundo de compensação ou nos momentos de crise ter uma bolsa caminhoneiro, alguns países fizeram isso em momentos de desequilíbrio extremo respeitando o mercado.Falei um pouco da competitividade do petróleo brasileiro, isso é muito importante, o Brasil está exportando petróleo barato e ter mais petróleo brasileiro sendo refinado é positivo para manter a estabilização de preços.Em tese, existem mecanismos que podem ser criados sem mexer na liberdade de mercado, sobretudo, de um mercado que é mundial.Tópicos relacionados. Não faz sentido por exemplo tabelar carne porque o Brasil é um grande produtor.A Argentina fez isso e faltou carne lá, o que é um absurdo.A empresa investiu 1,1 bilhão de reais no primeiro ano.Como esse recurso foi aplicado? Focamos em manutenção, aumento de capacidade, segurança, redução da pegada ambiental e de carbono da refinaria.Aumentamos a capacidade de produção em 22% e conseguimos 6% de redução no consumo de energia, 8% no consumo de água da refinaria, reduzimos 268 mil toneladas de gás carbônico, mais de 54% do volume de gases que eram enviados para a tocha. Decidimos banir o gás cloro no tratamento de água da refinaria por ser um risco desnecessário, no dia seguinte mobilizamos o investimento e em oito meses mudamos todo o sistema de tratamento de água da refinaria.E já mapeamos todos os investimentos que temos que fazer em 2023 e 2024, novos negócios.A gente já criou e vai reforçar um centro de inovação e tecnologia que estará na Bahia.Como foi a experiência de ir para uma empresa que acabou de ser privatizada? Enfrentou algum desafio na cultura corporativa? Tem uma similaridade no processo porque participei de várias fusões e aquisições e processos de criação.A privatização não é diferente. Compramos uma refinaria que durante muitos anos foi da Petrobras.Tem de ter todo o cuidado ao chegar, respeitar a cultura e sobretudo o conhecimento das pessoas.No começo o grande trabalho em relação às pessoas foi conquistar a confiança e desconstruir rumores e fantasmas como que em uma empresa privada não se tem estabilidade e as dúvidas em relação à meritocracia.Procuramos mostrar que o turnover no setor privado é baixíssimo e que a estabilidade é um mito porque, no setor privado, em grandes e boas empresas, as pessoas trabalham 30, 40 anos, e não estão preocupadas.Terminamos o ano com cerca de 50% do efetivo vindo da Petrobras, ou seja, se manteve na refinaria, e 50% de fora. Quando se falava de refino brasileiro era praticamente Petrobras.Agora, não mais, porque criamos o primeiro centro de formação para o refino nacional.Fizemos um investimento muito forte em formação, em segurança, em manutenção.Você pode ser a favor ou contra a privatização, mas no final todo mundo quer a mesma coisa, crescer, investir e modernizar, e foi isso que a gente fez.Qual é a expectativa de resultados para este ano? Estamos fazendo reposicionamento de portfólio. Queremos diminuir o gargalo de certos produtos, como o diesel e o querosene de aviação.São produtos que o Brasil importa.Os resultados vieram muito em linha com o que esperávamos para esse primeiro ano e há ainda umas questões de legado do refino brasileiro, que ficou décadas só com a Petrobras.Tem aí todo um arcabouço jurídico e fiscal desfavorável ao refino privado no Brasil.Isso cria certas dificuldades para a gente. Não vemos a Acelen só como uma refinaria.Na verdade, a ambição é muito maior, é tornar a Acelen um dos grandes atores do mercado de energia e da própria transição energética do Brasil.Estamos olhando projetos em energias renováveis, em novos pitstops para refinarias, já temos mapeadas a construção de novas unidades, muito provavelmente a partir de combustíveis renováveis e aproveitando a base que temos para ampliar a refinaria.(Veja)

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Combustíveis: Fazenda bate o martelo e impostos voltam em março

Agora é para valer: a gasolina e o etanol voltam a ficar mais caros a partir de 1º de março. Segundo Ana Flor, colunista do G1 e comentarista na GloboNews, a equipe econômica decidiu pela retomada dos impostos federais sobre os combustíveis. Nos cálculos do Ministério da Fazenda, a reoneração vai garantir R$ 28,9 bilhões aos cofres públicos em 2023. No começo do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória que mantinha a desoneração de Pis e Cofins promovida pelo governo de Jair Bolsonaro. A redução dos impostos estava prevista para acabar no dia 1º de janeiro, mas Lula manteve a isenção até o fim de fevereiro para a gasolina e o álcool, e até o final do ano para o diesel, biodiesel, gás natural e de cozinha. No entanto, o aumento nos preços da gasolina e do etanol não é visto com bons olhos pela ala política do governo. A preocupação é de que a medida pressione a inflação e derrube a avaliação popular sobre o presidente. Além disso, Jean Paul Prates, presidente da Petrobras relembrou do aumento do preço do barril de petróleo por conta da sazonalidade da demanda internacional do produto, que pode aumentar ainda mais os preços da gasolina endash; embora ele não seja contra a volta dos impostos.

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Mercado prevê inflação maior neste ano e em 2024

Mesmo com uma certa trégua nos ataques diretos ao Banco Central (BC) e no debate sobre revisão de meta de inflação, as expectativas inflacionárias para este e o próximo ano continuaram a subir e a se desviar da metas definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), conforme o Boletim Focus divulgado ontem. A projeção para o IPCA endash; índice oficial de inflação endash; deste ano subiu de 5,79% para 5,89%. Para 2024, horizonte cada vez mais relevante para a estratégia de convergência à inflação do BC, a projeção também avançou, de 4% para 4,02%. A mediana na pesquisa para a inflação oficial em 2023 está bem acima do teto da meta (4,75%), apontando para três anos de descumprimento do mandato principal do BC, após 2021 e 2022. A mediana para a taxa Selic no fim de 2023 continuou em 12,75% ao ano, enquanto para o término de 2024 se manteve em 10%. No Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês, o BC atualizou suas projeções para a inflação no cenário de referência com estimativas de 5,6%, em 2023, e 3,4% para 2024. ebull;

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Duto que liga São Sebastião a Cubatão segue inoperante, diz Petrobras

A Petrobras informou que um duto que transporta petróleo do terminal de São Sebastião (SP) até Cubatão (SP) segue inoperante para realização de inspeções após fortes chuvas que atingiram o litoral norte durante o Carnaval. A tubulação abastece a Refinaria Presidente Bernardes, que tem capacidade para produzir 178 mil barris de combustíveis por dia. A Petrobras diz, porém, que o problema no duto não traz ainda impacto para o atendimento do mercado nacional. As operações no duto, que é chamado de Osbat e tem 121 quilômetros, ficarão suspensas até que "todas as ações necessárias sejam tomadas para a retomada segura", informou a companhia. Outros dois dutos na região foram paralisados após as chuvas, mas já voltaram a operar. Segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), a refinaria de Cubatão é responsável por 8,4% da produção nacional de combustíveis. Tem grande importância para a aviação de pequeno porte no Brasil, por ser a única produtora de gasolina de aviação. Produz ainda gasolina, diesel, gás de cozinha e combustível para navios, além de insumos petroquímicos. Sua área de influência está concentrada no litoral e na capital paulista, mas também envia produtos para outros estados, usando um terminal aquaviário no Porto de Santos. A Petrobras diz que existe a possibilidade de levar petróleo para a refinaria usando um terminal no Porto de Santos. Os outros dois oleodutos que tiveram as operações interrompidas após as chuvas têm grande relevância no abastecimento nacional de combustíveis, pois ligam o terminal de São Sebastião, o maior do país, às duas maiores refinarias brasileiras, em Paulínia e São José dos Campos. Juntas, essas refinarias respondem por quase um terço da capacidade de processamento de petróleo no país. São fundamentais para o atendimento dos mercados de São Paulo e da região Centro-Oeste. A Petrobras diz que a operação dos dutos Osplan e Osvat foi interrompida preventivamente, mas reiniciada na terça após inspeção em que não foram identificados danos nas tubulações. O primeiro tem 235 quilômetros e vai até Paulínia. O segundo, com 235 quilômetros, vai até Guararema. "As inspeções nas faixas de dutos são realizadas continuamente pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, para garantia da integridade e segurança dos dutos", afirmou a estatal, em nota. A Petrobras disse ainda que "se solidariza com a comunidade de São Sebastião" e segue prestando apoio à população e às autoridades locais que atuam na região atingida por fortes chuvas. Por meio da subsidiária Transpetro, a companhia doou alimentos e itens de higiene e limpeza ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São Sebastião, entre outras ações. O Terminal de São Sebastião continua servindo de ponto de apoio para as autoridades, e o heliponto da empresa está à disposição das equipes de emergência. O número de vítimas fatais das fortes chuvas havia subido para 48 até a manhã desta quarta-feira, segundo autoridades. (Com Reuters)

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