Ano:
Mês:
article

Vibra cria app de gestão de frota

A Vibra e a Veloe (do grupo Elopar, pertencente ao Banco do Brasil e Bradesco) iniciam em fevereiro as operações do Frota+, uma ferramenta conjunta de gestão de frotas a ser usada na rede de postos da distribuidora de combustíveis. A nova plataforma, desenvolvida pelas duas empresas, vai brigar por espaço em um mercado com grande potencial de crescimento e promete incomodar a líder Sem Parar Empresas diante da sinergia das duas parceiras e dos descontos na rede.Para ler esta notícia, clique aqui.

article

Vibra cria app de gestão de frota

A Vibra e a Veloe (do grupo Elopar, pertencente ao Banco do Brasil e Bradesco) iniciam em fevereiro as operações do Frota+, uma ferramenta conjunta de gestão de frotas a ser usada na rede de postos da distribuidora de combustíveis. A nova plataforma, desenvolvida pelas duas empresas, vai brigar por espaço em um mercado com grande potencial de crescimento e promete incomodar a líder Sem Parar Empresas diante da sinergia das duas parceiras e dos descontos na rede.Para ler esta notícia, clique aqui.

article

Petrobras terá GT com setor sucroalcooleiro do Nordeste para combustíveis renováveis

A Petrobras criará grupos de trabalho junto a representantes do setor sucroalcooleiro do Nordeste para tratar de novos projetos de combustíveis renováveis, afirmou nesta segunda-feira o CEO Jean Paul Prates em seu perfil em uma rede social. O executivo afirmou ainda que poderão ser assinados com o segmento termos de cooperação para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Prates participou nesta segunda-feira de reunião técnica com representantes do setor, com o objetivo analisar os cenários e tendências na produção de etanol e combustíveis sintéticos, a partir de matérias-primas como a biomassa, pelo reaproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar. "Nas apresentações, tratamos das novas rotas tecnológicas da Petrobras na garantia de novos combustíveis, com destaque para o potencial do etanol, que pode ser utilizado para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF, Sustainable Aviation Fuels)", disse Prates, em seu perfil na rede social X, antigo Twitter. Segundo o executivo, tais análises fazem parte do atual compromisso da Petrobras com a transição energética e a busca por soluções de baixo carbono em parceria com outros agentes do setor energético nacional. Além de Prates, participaram da reunião o diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados, Claudio Schlosser, consultores e especialistas da Petrobras, além dos representantes do Sindicato da Indústria de Álcool dos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí (Sonal) e dirigentes estatutários das usinas Estivas, Grupo Faria e Grupo Telles, empresas com atuação em Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. (Reuters)

article

Projeto prevê incentivos ao uso de combustíveis menos poluentes

O Projeto de Lei 4861/23 prevê incentivos para a substituição de combustíveis fósseis, como o diesel, por outros menos poluentes, como o biometano e o gás natural. A proposta, do deputado licenciado Hugo Leal (PSD-RJ), está em análise na Câmara dos Deputados. Entre outras medidas, o texto cria regime especial de incentivos para as empresas com projetos aprovados para a aplicação industrial de tecnologias sustentáveis de descarbonização energética. Para tanto, o projeto prevê o direito de apropriação e utilização de créditos incentivados de PIS/Pasep e Cofins para desonerar os custos dos contribuintes que aderirem à modernização de suas plantas industriais. O projeto também prevê incentivos para que haja um percentual mínimo de 20% de veículos movidos a biometano e gás natural veicular nas concessões envolvendo transporte coletivo de passageiros. Os incentivos deverão ser criados pelo ente público responsável pela concessão na elaboração do edital de licitação. Por fim, ficam criados os corredores de baixo carbono, para utilização de combustíveis com baixa emissão de carbono, como o gás natural e o biometano, possibilitando o abastecimento de postos por meio de gasodutos de distribuição. eldquo;O Brasil possui grandes reservas de gás natural, principalmente oriundas do pré-sal, assim como já possui uma das matrizes energéticas mais limpaserdquo;, afirma Hugo Leal. eldquo;Entretanto, para enfatizar a necessidade de cumprir com os compromissos assumidos internacionalmente no que tange à transição energética, bem como incrementar a produção de gás no País, é fundamental que haja uma regulamentação normativa mais eficiente, criando incentivos.erdquo; Na mesma linha do projeto, o Poder Executivo, por meio do Decreto 11.003/22, já instituiu a Estratégia Federal de Incentivo ao Uso Sustentável de Biogás e Biometano. Tramitação O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

article

Projeto prevê incentivos ao uso de combustíveis menos poluentes

O Projeto de Lei 4861/23 prevê incentivos para a substituição de combustíveis fósseis, como o diesel, por outros menos poluentes, como o biometano e o gás natural. A proposta, do deputado licenciado Hugo Leal (PSD-RJ), está em análise na Câmara dos Deputados. Entre outras medidas, o texto cria regime especial de incentivos para as empresas com projetos aprovados para a aplicação industrial de tecnologias sustentáveis de descarbonização energética. Para tanto, o projeto prevê o direito de apropriação e utilização de créditos incentivados de PIS/Pasep e Cofins para desonerar os custos dos contribuintes que aderirem à modernização de suas plantas industriais. O projeto também prevê incentivos para que haja um percentual mínimo de 20% de veículos movidos a biometano e gás natural veicular nas concessões envolvendo transporte coletivo de passageiros. Os incentivos deverão ser criados pelo ente público responsável pela concessão na elaboração do edital de licitação. Por fim, ficam criados os corredores de baixo carbono, para utilização de combustíveis com baixa emissão de carbono, como o gás natural e o biometano, possibilitando o abastecimento de postos por meio de gasodutos de distribuição. eldquo;O Brasil possui grandes reservas de gás natural, principalmente oriundas do pré-sal, assim como já possui uma das matrizes energéticas mais limpaserdquo;, afirma Hugo Leal. eldquo;Entretanto, para enfatizar a necessidade de cumprir com os compromissos assumidos internacionalmente no que tange à transição energética, bem como incrementar a produção de gás no País, é fundamental que haja uma regulamentação normativa mais eficiente, criando incentivos.erdquo; Na mesma linha do projeto, o Poder Executivo, por meio do Decreto 11.003/22, já instituiu a Estratégia Federal de Incentivo ao Uso Sustentável de Biogás e Biometano. Tramitação O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

article

Etanol de milho mobiliza setor

A produção de etanol a partir do milho, comum nos Estados Unidos, tem ganhado força no Brasil nos últimos anos, onde o biocombustível ainda é majoritariamente oriundo da cana-de-açúcar. A oferta abundante de milho principalmente no Centro-Oeste e o aumento da demanda global por energias renováveis têm impulsionado o setor no Brasil. O etanol de milho está no foco de uma mobilização para a criação de uma nova entidade - o Instituto Brasileiro de Energias Renováveis e Segurança Alimentar -, que tem na liderança produtores de grãos e entusiastas do tema, como a ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Kátia Abreu. Para ler esta notícia, clique aqui.

Como posso te ajudar?