Ano:
Mês:
article

CVM avança em casos de conselheiros da Petrobras 'conflitados'

A proposta de mudança no estatuto social da Petrobras, apresentada pela empresa no fim de outubro, trouxe de volta receios em relação ao aparelhamento político da estatal. Na data do anúncio, na segunda-feira (23), as ações ordinárias da companhia caíram 6,03% e as preferenciais, 6,61%, o que levou a petroleira a perder R$ 32,3 bilhões no dia em valor de mercado. O movimento foi criticado por advogados e investidores e suscitou ações na Justiça para tentar evitar, sem sucesso até agora, a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Petrobras, marcada para 30 deste mês, cujo principal objetivo é alterar o estatuto, abrindo de vez a porta para a volta de políticos no alto comando da companhia, como já ocorreu em outros governos petistas. Para ler esta notícia, clique aqui.

article

Americanas (AMER3): Justiça autoriza exclusão da parceria com a Vibra

A Justiça autorizou o desfazimento da joint venture da Americanas (AMER3) com a Vibra (VBBR3) para a exploração do negócio de lojas de pequeno varejo, informou a varejista nesta terça-feira (31). A parceria era desenvolvida através das redes Local e BR Mania. Americanas e Vibra adotarão os procedimentos para a conclusão do desfazimento, de acordo com fato relevante. A medida foi autorizada pelo juízo da 4ª Vara Empresarial da Comercial da Capital do Estado do Rio de Janeiro, com fundamento no artigo 66 da Lei 11.101/05, e acontece em meio ao processo de recuperação judicial da varejista. Americanas em recuperação judicial Enquanto foca esforços em voltar a ter um negócio sustentável, a Americanas disse recentemente estimar que a assembleia de credores para votação de seu plano de recuperação judicial ocorra ainda em 2023. A varejista afirmou que a proposta mais recente apresentada aos credores financeiros, divulgada no início deste mês, eldquo;possibilitou uma significativa evolução das negociaçõeserdquo;.

article

No AM, Ibama apreende 73 mil litros de diesel marítimo irregular

O Ibama apreendeu 73 mil litros de diesel marítimo sem nota fiscal e armazenados de forma irregular em operação de fiscalização Transporte Aquaviário de Produtos Perigosos (TaqPP), em Manaus (AM). Dessa forma, o órgão ambiental concluiu, na última sexta-feira (27), operação que também apreendeu 5 embarcações sem licenças emitidas pelo órgão ambiental competente. Além de 2 mil unidades de botijas de gás em situação irregular e 4 bombas de sucção sem documento de identificação e usadas para comércio ilegal de combustíveis. Nesse sentido, sete mil litros de óleo diesel apreendidos foram doados às polícias civil e ambiental do estado. As atuações aplicadas totalizam cerca de R$ 1,1 milhão. Conforme o Ibama, a operação TaqPP foi realizada em conjunto com a Delegacia Fluvial da Polícia Civil (Deflu) do Amazonas, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Marinha do Brasil, representada por agentes da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), e com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb).

article

Descoberta de cientistas pode revolucionar geração de energia no mundo; conheça o hidrogênio branco

Jacques Pironon e Phillipe De Donato, ambos diretores de pesquisa no Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, estavam avaliando a quantidade de metano nos subsolos da bacia carbonífera de Lorraine. A 1.250 metros de profundidade, eles encontraram uma alta concentração de 20% de hidrogênio: eles possivelmente descobriram um grande reservatório abaixo da superfície. As informações são de reportagem da CNN. Eles fizeram cálculos e estimaram que o depósito poderia conter entre 6 milhões e 250 milhões de toneladas métricas de hidrogênio, o que poderia tornar o local um dos maiores depósitos de eldquo;hidrogênio brancoerdquo; já descobertos, disse Pironon. A descoberta ajudou a impulsionar um interesse já ascendente no gás. O que é hidrogênio branco O hidrogênio branco é produzido naturalmente ou presente na crosta terrestre. Quando queimado, o hidrogênio produz apenas água, tornando-o muito atraente como uma potencial fonte de energia limpa para indústrias, como aviação, navegação e produção de aço. No entanto, atualmente, o hidrogênio comercial é produzido em um processo intensivo em energia quase totalmente alimentado por combustíveis fósseis. Existem diversos tipos de hidrogênio, mas o mais promissor do ponto de vista climático é o hidrogênio eldquo;verdeerdquo;, produzido usando energia renovável para separar a água. Porém, a produção ainda é cara e em pequena escala. As descobertas recentes são animadoras para Geoffrey Ellis, que trabalha como geoquímico de petróleo desde os anos 1980. Ele testemunhou o rápido crescimento da indústria de gás de xisto nos EUA, que revolucionou o mercado de energia. eldquo;Agora estamos em o que eu acredito ser provavelmente uma segunda revoluçãoerdquo;, disse ele à CNN. O hidrogênio branco é eldquo;muito promissorerdquo;, concordou Isabelle Moretti, pesquisadora científica da Universidade de Pau et des Pays de lersquo;Adour e da Universidade de Sorbonne e especialista em hidrogênio branco. eldquo;Agora, a questão não é mais sobre os recursos... mas onde encontrar grandes reservas econômicaserdquo;, disse ela à CNN. Depósitos de hidrogênio branco foram encontrados em todo o mundo, nos EUA, Europa Oriental, Rússia, Austrália, Omã, França e Mali. Alguns foram descobertos por acidente, outros por busca de pistas. Ellis estima que globalmente pode haver dezenas de bilhões de toneladas de hidrogênio branco. Muito mais do que as 100 milhões de toneladas de hidrogênio que são produzidas atualmente a cada ano e as 500 milhões de toneladas previstas para serem produzidas anualmente até 2050, segundo ele. eldquo;A maioria disso quase certamente será em acumulações muito pequenas ou muito distantes da costa, ou simplesmente muito profundas para serem economicamente produzidaserdquo;, disse ele. Mas se apenas 1% puder ser encontrado e produzido, forneceria 500 milhões de toneladas de hidrogênio por 200 anos, afirmou à CNN.

article

Produção de petróleo e gás do Brasil bate recorde em setembro, diz ANP

A produção de petróleo e gás do Brasil em setembro registrou recorde, conforme cresce a extração no pré-sal, apontou a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) nesta quarta-feira (1º). O Brasil produziu 3,672 milhões de barris de petróleo por dia, um aumento de 6,1% na comparação com o mês anterior e de 16,7% em relação a setembro de 2022. A maior marca do país havia sido registrada anteriormente em julho de 2023, com 3,513 milhões de barris por dia. (Reuters)

article

BC corta Selic em 0,5 ponto, a 12,25% ao ano, e defende meta fiscal já estabelecida

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu de forma unânime nesta quarta-feira (1º) reduzir a taxa básica de juros (a Selic) em 0,5 ponto percentual, de 12,75% para 12,25% ao ano, e sinalizar novos cortes da mesma intensidade nas próximas reuniões. Em meio à discussão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre revisão da meta fiscal de 2024, o Copom voltou a afirmar a importância de perseguir os alvos já estabelecidos para que as expectativas de inflação dos economistas caminhem em direção aos objetivos traçados. "Tendo em conta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária, o comitê reafirma a importância da firme persecução dessas metas", escreveu o Copom. O debate sobre o risco fiscal voltou a ganhar força depois de Lula afirmar, na sexta (27), que "dificilmente" o país vai atingir o objetivo de zerar o déficit no próximo ano, conforme prometido pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda). Apesar dos ruídos após a declaração do chefe do Executivo, o Copom manteve a sua estratégia sinalizada no encontro anterior, em setembro, e promoveu o terceiro corte de juros consecutivo na mesma magnitude. A nova redução levou a Selic ao menor nível desde maio de 2022, quando a taxa básica estava fixada em 11,75% ao ano. Os membros foram unânimes na avaliação de que o atual ritmo de queda da Selic é apropriado para manter a política monetária em um patamar contracionista [que provoca contração da economia] necessário para o processo de desinflação. A decisão do Copom veio em linha com a expectativa unânime dos economistas pelo corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica. Levantamento feito pela Bloomberg mostrou que essa era a projeção consensual do mercado financeiro, com base na comunicação feita pela própria autoridade monetária. A flexibilização de juros teve início em agosto, em uma decisão com placar dividido (5 a 4) pela redução de 0,5 ponto. No último encontro, houve unanimidade nos votos dos nove membros do colegiado do BC por nova queda da Selic no mesmo ritmo. A autoridade monetária condicionou a magnitude total do ciclo de flexibilização a alguns fatores. Disse que dependerá da evolução da dinâmica inflacionária; das expectativas de inflação, em particular das de maior prazo; de suas próprias projeções de inflação; do hiato do produto [margem que a atividade tem para crescer até atingir sua capacidade máxima]; e do balanço de riscos. O colegiado manteve seu plano de voo considerando que, desde o Copom de setembro, houve melhora no ambiente doméstico com a desaceleração da inflação corrente.

Como posso te ajudar?