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Sem novas reservas, 'Brasil será insignificante na produção de petróleo' até 2050, diz dir

O mercado de petróleo está perdendo uma importante fonte de crescimento este ano, uma vez que a produção da gigante brasileira Petrobras deve se manter estável após um salto em 2023. O problema tem duas vertentes. Alguns campos importantes que a petrolífera colocou em operação no início da década de 2010 atingiram o pico e começaram a declinar. Ao mesmo tempo, há uma pausa na entrega de novos equipamentos de produção para campos que ainda estão em expansão. Como resultado, a Petrobras não espera registrar crescimento anual novamente até 2026. Isso significa que qualquer expansão de curto prazo no Brasil virá de empresas petrolíferas estrangeiras e de produtores juniores locais, que operaram apenas 12% da produção do país no ano passado. O diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras, Joelson Mendes, está com pressa para explorar áreas fora do pré-sal, que fornece mais de 70% da produção do Brasil. Caso contrário, a produção geral do país só crescerá até 2030, aproximadamente, e depois começará a despencar. -- O pré-sal não vai durar para sempre -- disse Mendes em entrevista em uma das torres corporativas da empresa no Rio de Janeiro. -- Até 2050, o Brasil será um país insignificante em termos de produção de petróleoerdquo;, a menos que a Petrobras encontre mais petróleo. É uma reversão significativa. A produção do Brasil cresceu mais no ano passado do que a de qualquer outro país, exceto EUA e Irã, o que contribuiu para que a Opep+ restringisse a oferta para sustentar os preços. Principal campo do pré-sal produz menos A pausa prolongada da Petrobras oferecerá um pouco de alívio à Opep e à Rússia, embora a produção nos EUA e na Guiana deva continuar crescendo. A recente tensão geopolítica no Oriente Médio destaca como a produção de outras regiões é crucial para a segurança energética global. O principal desafio da Petrobras é Tupi. Foi o primeiro campo do pré-sal a entrar em produção em 2010 e ainda é o que mais produz no Brasil, com 832,000 de barris por dia de petróleo no ano passado. No entanto, sua produção caiu 13% desde seu pico em 2020. Um campo menor do pré-sal, o Sapinhoá, caiu 18% desde 2020, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, a ANP. Os declínios estão compensando o crescimento em outros projetos, como Búzios, que é ainda maior do que Tupi em termos de potencial. A empresa está tomando medidas para limitar o ritmo anual de declínio de Tupi a 7% ou 8% ao ano, em comparação com uma média de cerca de 10% para a Petrobras como um todo, disse Mendes. A estatal espera que a ANP prorrogue o contrato do campo até a década de 2060. A Petrobras precisa da aprovação da agência reguladora para justificar o investimento de bilhões de dólares para extrair barris adicionais em Tupi. Uma nova plataforma de produção e equipamentos associados podem custar até US$ 7 bilhões e não estariam prontos até 2029, na melhor das hipóteses, disse Mendes. Os sócios minoritários da Petrobras em Tupi são a Shell e a Galp. Expansão da frota de plataformas A Petrobras também está desacelerando a expansão da maior frota do mundo das plataformas do tipo FPSO. Ela está adicionando apenas um este ano, depois de adicionar quatro em 2023 emdash; dentre um total de 14 previstos até 2028. Alguns FPSOs podem produzir até 225.000 barris por dia cada. De acordo com Mendes, muitos analistas de petróleo têm uma visão mais otimista do que a estimativa de produção da empresa, que leva em conta potenciais complicações decorrentes de trabalhos de manutenção e atrasos na entrega de equipamentos. A Agência Internacional de Energia (AIE) espera que o Brasil eleve sua produção em 240.000 barris por dia este ano. A bacia marítima que a Petrobras está mais animada para explorar é conhecida como Foz do Amazonas, onde a empresa vem lutando com as autoridades brasileiras para obter licenças de perfuração em uma área ambientalmente sensível na costa do Amapá. A Petrobras esperava que um recurso fosse resolvido este mês, mas uma paralisação no Ibama gerou incerteza, disse Mendes. Enquanto isso, a empresa perfurará um segundo poço em outra bacia da chamada Margem Equatorial brasileira ainda este mês. O setor petrolífero tem grandes expectativas de que a região possa abrigar grandes campos semelhantes aos que a Exxon está desenvolvendo na Guiana. Busca no exterior Internacionalmente, o foco principal da Petrobras é a Colômbia, onde continua a explorar uma importante descoberta de gás em alto-mar e planeja perfurar pelo menos mais dois poços este ano. Se for bem-sucedida, poderá haver gás suficiente para abastecer a Colômbia e também justificar um terminal de exportação, disse Mendes. A Petrobras também está estudando dados sísmicos em três blocos de exploração em São Tomé e Príncipe, duas ilhas vulcânicas ao largo da costa da África Central que demonstraram semelhanças geológicas com a Guiana. A companhia comprou participações minoritárias em blocos da Shell no final do ano passado, marcando um retorno à África, onde a administração anterior havia vendido ativos. A empresa também está interessada em aquisições em outras partes da África, incluindo a Nigéria. -- Temos conversas em andamento. Estamos voltando porque temos interesse e conhecimento -- disse Mendes.

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Toyota eleva previsão de lucro à medida que as vendas de híbridos disparam

As vendas crescentes de carros híbridos ajudaram a Toyota a superar as estimativas no terceiro trimestre, à medida que a maior montadora do mundo elevou as previsões de lucro anual e forneceu uma maior justificativa para sua aposta na tecnologia. A empresa japonesa aumentou sua previsão de lucro operacional para o ano fiscal até março para ¥4,9 trilhões (cerca de R$ 168,63 bilhões) de ¥4,5 trilhões e afirmou que o lucro no terceiro trimestre fiscal atingiu ¥1,7 trilhão, um aumento em relação a ¥957 bilhões no ano anterior. Os resultados superaram as expectativas dos analistas, de acordo com dados da LSEG, e fizeram com que suas ações subissem 4,8% no fechamento em Tóquio. A montadora afirmou que o aumento se deve principalmente "aos esforços de marketing, à medida que o volume de vendas aumentou em todas as regiões", especialmente para veículos híbridos elétricos de margem mais alta, enquanto o iene fraco proporcionou um benefício adicional. "Em todas as regiões, a participação das vendas de híbridos aumentou, então, como uma solução realista, os híbridos ainda são preferidos pelos nossos clientes", disse o diretor financeiro da Toyota, Yoichi Miyazaki, aos jornalistas. "No ano passado, os veículos híbridos venderam de 3,4 milhões a 3,5 milhões de unidades. Em 2022, acredito que tenha ficado em cerca de 2,6 milhões. Portanto, dentro do ano, houve um aumento de um pouco menos de 1 milhão na demanda por híbridos globalmente. E acredito que a demanda deva atingir 5 milhões de unidades por volta de 2025", disse ele. No terceiro trimestre, as vendas de híbridos aumentaram 47% em relação ao ano anterior, totalizando 951.000, enquanto as vendas totais de veículos subiram 10%. As vendas animadoras de veículos híbridos elétricos contrariam as preocupações de alguns analistas de que a Toyota não está avançando rápido o suficiente em direção aos veículos elétricos a bateria (BEVs). A empresa planeja vender 3,5 milhões de BEVs anualmente a partir de 2030, mas vendeu apenas 104.000 BEVs no ano calendário de 2023. O aumento na demanda por híbridos "justifica sua aposta na tecnologia. No entanto, o risco é que, se a demanda por VE aumentar rapidamente, por exemplo, por meio da produção em massa, a Toyota pode não estar pronta para aproveitar. Mas claramente, a Toyota está em uma posição favorável agora", disse James Hong, analista automotivo da Macquarie. "Muitos fabricantes de equipamentos originais, como a GM, estão fazendo a mesma aposta em híbridos agora, à medida que o crescimento de BEVs diminui e as metas de COe#8322; dos reguladores permanecem em vigor", disse Thomas Besson, chefe de pesquisa automotiva da Kepler Cheuvreux. O grupo Toyota - que manteve seu título de maior montadora do mundo no ano passado, vendendo um recorde de 11,2 milhões de veículos de passageiros, incluindo suas subsidiárias - há muito tempo está comprometido com "uma abordagem de múltiplos caminhos" que depende de uma ampla variedade de carros sendo vendidos em mais de 170 países, onde os BEVs permanecerão inacessíveis por muitos anos. No mês passado, seu presidente, Akio Toyoda, disse que via a penetração de BEVs atingindo 30% e que o nível de adoção era "algo que os clientes e o mercado decidirão, não as regulamentações ou o poder político". Os 70% restantes dos veículos seriam híbridos, movidos a hidrogênio ou teriam motores a gasolina tradicionais, acrescentou. Atualmente, a Toyota está enfrentando uma série de escândalos de dados em algumas de suas afiliadas mais próximas, incluindo a Daihatsu, o que levou a uma ligeira redução nas estimativas de vendas para o Japão. Toyoda disse na semana passada que ele pessoalmente "tomaria medidas" e participaria das reuniões anuais das afiliadas neste verão, onde as julgaria com base nas ações que tomaram. O grupo também examinaria o ritmo de novos projetos e desenvolvimento à luz dos escândalos, alguns dos quais foram causados por pressão excessiva sobre as afiliadas. (Financial Times)

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Toyota eleva previsão de lucro à medida que as vendas de híbridos disparam

As vendas crescentes de carros híbridos ajudaram a Toyota a superar as estimativas no terceiro trimestre, à medida que a maior montadora do mundo elevou as previsões de lucro anual e forneceu uma maior justificativa para sua aposta na tecnologia. A empresa japonesa aumentou sua previsão de lucro operacional para o ano fiscal até março para ¥4,9 trilhões (cerca de R$ 168,63 bilhões) de ¥4,5 trilhões e afirmou que o lucro no terceiro trimestre fiscal atingiu ¥1,7 trilhão, um aumento em relação a ¥957 bilhões no ano anterior. Os resultados superaram as expectativas dos analistas, de acordo com dados da LSEG, e fizeram com que suas ações subissem 4,8% no fechamento em Tóquio. A montadora afirmou que o aumento se deve principalmente "aos esforços de marketing, à medida que o volume de vendas aumentou em todas as regiões", especialmente para veículos híbridos elétricos de margem mais alta, enquanto o iene fraco proporcionou um benefício adicional. "Em todas as regiões, a participação das vendas de híbridos aumentou, então, como uma solução realista, os híbridos ainda são preferidos pelos nossos clientes", disse o diretor financeiro da Toyota, Yoichi Miyazaki, aos jornalistas. "No ano passado, os veículos híbridos venderam de 3,4 milhões a 3,5 milhões de unidades. Em 2022, acredito que tenha ficado em cerca de 2,6 milhões. Portanto, dentro do ano, houve um aumento de um pouco menos de 1 milhão na demanda por híbridos globalmente. E acredito que a demanda deva atingir 5 milhões de unidades por volta de 2025", disse ele. No terceiro trimestre, as vendas de híbridos aumentaram 47% em relação ao ano anterior, totalizando 951.000, enquanto as vendas totais de veículos subiram 10%. As vendas animadoras de veículos híbridos elétricos contrariam as preocupações de alguns analistas de que a Toyota não está avançando rápido o suficiente em direção aos veículos elétricos a bateria (BEVs). A empresa planeja vender 3,5 milhões de BEVs anualmente a partir de 2030, mas vendeu apenas 104.000 BEVs no ano calendário de 2023. O aumento na demanda por híbridos "justifica sua aposta na tecnologia. No entanto, o risco é que, se a demanda por VE aumentar rapidamente, por exemplo, por meio da produção em massa, a Toyota pode não estar pronta para aproveitar. Mas claramente, a Toyota está em uma posição favorável agora", disse James Hong, analista automotivo da Macquarie. "Muitos fabricantes de equipamentos originais, como a GM, estão fazendo a mesma aposta em híbridos agora, à medida que o crescimento de BEVs diminui e as metas de COe#8322; dos reguladores permanecem em vigor", disse Thomas Besson, chefe de pesquisa automotiva da Kepler Cheuvreux. O grupo Toyota - que manteve seu título de maior montadora do mundo no ano passado, vendendo um recorde de 11,2 milhões de veículos de passageiros, incluindo suas subsidiárias - há muito tempo está comprometido com "uma abordagem de múltiplos caminhos" que depende de uma ampla variedade de carros sendo vendidos em mais de 170 países, onde os BEVs permanecerão inacessíveis por muitos anos. No mês passado, seu presidente, Akio Toyoda, disse que via a penetração de BEVs atingindo 30% e que o nível de adoção era "algo que os clientes e o mercado decidirão, não as regulamentações ou o poder político". Os 70% restantes dos veículos seriam híbridos, movidos a hidrogênio ou teriam motores a gasolina tradicionais, acrescentou. Atualmente, a Toyota está enfrentando uma série de escândalos de dados em algumas de suas afiliadas mais próximas, incluindo a Daihatsu, o que levou a uma ligeira redução nas estimativas de vendas para o Japão. Toyoda disse na semana passada que ele pessoalmente "tomaria medidas" e participaria das reuniões anuais das afiliadas neste verão, onde as julgaria com base nas ações que tomaram. O grupo também examinaria o ritmo de novos projetos e desenvolvimento à luz dos escândalos, alguns dos quais foram causados por pressão excessiva sobre as afiliadas. (Financial Times)

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Petrobras está negociando projetos com empresas do Golfo, Índia e China, diz Prates

A Petrobras está em negociações com petroleiras da China, Índia e Oriente Médio, incluindo a Kuwait Petroleum e a Qatar Energy, para colaborar em projetos de energia, disse o CEO da estatal brasileira nesta quarta-feira (7). Segundo Jean Paul Prates à Reuters, à margem do evento India Energy Week, em Goa, a empresa também está interessada em trabalhar com a vizinha Venezuela " a qualquer momento no futuro". "Temos dois grupos de países asiáticos com os quais estamos interagindo bastante no momento e estamos construindo relacionamentos neste momento endash; países do Golfo, Índia e China", disse ele. "Vamos nos reunir com a Kuwait Petroleum", afirmou, acrescentando que planeja discutir a reforma e modernização das refinarias brasileiras, projetos em petroquímica, fertilizantes e transição energética. A Petrobras também está procurando trabalhar com o Catar em projetos de gás natural liquefeito (GNL), possivelmente na África Ocidental ou no Brasil, afirmou. "O Atlântico é o nosso ambiente operacional preferido. Isso significa a África Ocidental, o Brasil, a Guiana e a Margem Equatorial. Essas são as áreas em que vamos nos concentrar", disse Prates. Prates disse que a Petrobras também formou forças-tarefa com a indiana Oil and Natural Gas Corp e a refinaria Bharat Petroleum Corp Ltd para analisar projetos no Brasil e no exterior, em refino e energias renováveis. As empresas indianas já possuem participações em blocos brasileiros de petróleo e gás. "Vamos reorganizar o relacionamento tendo em vista essa nova administração da Petrobras", disse Prates, que assumiu o cargo de CEO há um ano, depois de ter sido escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sobre explorar oportunidades com a Venezuela, Prates afirmou que tem observado a situação das sanções ao país e a dívida com o Brasil. "Estamos tentando juntar tudo isso em um só lugar e ver o que acontece." Unigel Na madrugada desta quarta, em comunicado ao mercado, a Petrobras afirmou que o contrato de cerca de R$ 759 milhões com a Unigel do final do ano passado está "alinhado" com seu plano estratégico que vai até 2028. O comentário veio em resposta a questionamentos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) sobre reportagem do jornal O Globo, que afirmou que o contrato "pode levar a estatal a um prejuízo de R$ 487 milhões" e que o Tribunal de Contas da União cobrou explicações da estatal. O contrato, firmado em 29 de dezembro, "para o processamento do gás da Petrobras e a entrega/comercialização de fertilizantes para a companhia, está alinhado ao plano estratégico 2024-2028 quanto ao retorno à produção e comercialização de fertilizantes", afirmou a Petrobras no comunicado. A Unigel, que afirma ser uma das maiores empresas químicas do Brasil, instaurou em 11 de dezembro processo de mediação para negociar pagamento de dívidas, fazendo pedido para um processo de "tutela de urgência cautelar" na Justiça de São Paulo. A empresa tem operações na Bahia, Sergipe e São Paulo. (Reuters)

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Petrobras está negociando projetos com empresas do Golfo, Índia e China, diz Prates

A Petrobras está em negociações com petroleiras da China, Índia e Oriente Médio, incluindo a Kuwait Petroleum e a Qatar Energy, para colaborar em projetos de energia, disse o CEO da estatal brasileira nesta quarta-feira (7). Segundo Jean Paul Prates à Reuters, à margem do evento India Energy Week, em Goa, a empresa também está interessada em trabalhar com a vizinha Venezuela " a qualquer momento no futuro". "Temos dois grupos de países asiáticos com os quais estamos interagindo bastante no momento e estamos construindo relacionamentos neste momento endash; países do Golfo, Índia e China", disse ele. "Vamos nos reunir com a Kuwait Petroleum", afirmou, acrescentando que planeja discutir a reforma e modernização das refinarias brasileiras, projetos em petroquímica, fertilizantes e transição energética. A Petrobras também está procurando trabalhar com o Catar em projetos de gás natural liquefeito (GNL), possivelmente na África Ocidental ou no Brasil, afirmou. "O Atlântico é o nosso ambiente operacional preferido. Isso significa a África Ocidental, o Brasil, a Guiana e a Margem Equatorial. Essas são as áreas em que vamos nos concentrar", disse Prates. Prates disse que a Petrobras também formou forças-tarefa com a indiana Oil and Natural Gas Corp e a refinaria Bharat Petroleum Corp Ltd para analisar projetos no Brasil e no exterior, em refino e energias renováveis. As empresas indianas já possuem participações em blocos brasileiros de petróleo e gás. "Vamos reorganizar o relacionamento tendo em vista essa nova administração da Petrobras", disse Prates, que assumiu o cargo de CEO há um ano, depois de ter sido escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sobre explorar oportunidades com a Venezuela, Prates afirmou que tem observado a situação das sanções ao país e a dívida com o Brasil. "Estamos tentando juntar tudo isso em um só lugar e ver o que acontece." Unigel Na madrugada desta quarta, em comunicado ao mercado, a Petrobras afirmou que o contrato de cerca de R$ 759 milhões com a Unigel do final do ano passado está "alinhado" com seu plano estratégico que vai até 2028. O comentário veio em resposta a questionamentos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) sobre reportagem do jornal O Globo, que afirmou que o contrato "pode levar a estatal a um prejuízo de R$ 487 milhões" e que o Tribunal de Contas da União cobrou explicações da estatal. O contrato, firmado em 29 de dezembro, "para o processamento do gás da Petrobras e a entrega/comercialização de fertilizantes para a companhia, está alinhado ao plano estratégico 2024-2028 quanto ao retorno à produção e comercialização de fertilizantes", afirmou a Petrobras no comunicado. A Unigel, que afirma ser uma das maiores empresas químicas do Brasil, instaurou em 11 de dezembro processo de mediação para negociar pagamento de dívidas, fazendo pedido para um processo de "tutela de urgência cautelar" na Justiça de São Paulo. A empresa tem operações na Bahia, Sergipe e São Paulo. (Reuters)

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Fazenda chama setor privado para regulamentação da reforma tributária após críticas

O Ministério da Fazenda formalizou pedido de sugestões a entidades representativas do setor produtivo para a elaboração da proposta de regulamentação da reforma tributária. O chamado da equipe do ministro Fernando Haddad ocorre após representantes de empresas privadas e congressistas terem criticado a ausência dos contribuintes nos 19 grupos de trabalho técnicos criados para elaborar os projetos de regulamentação. Em resposta à ausência do setor privado nos grupos do governo, deputados de cinco frentes parlamentares anunciaram, na semana passada, a criação de colegiados paralelos de discussão da reforma emdash;todos espelhados nos da Fazendaemdash; para também propor um texto de regulamentação. As frentes avisaram que querem influir no debate quando os três projetos de regulamentação do Executivo chegarem ao Congresso. Nas mensagens enviadas ao setor privado, obtidas pela Folha, o Ministério da Fazenda afirma que a pasta está avaliando ouvir algumas entidades. Quem desejar formalizar o pedido de participação deve enviar email para o Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma da Tributação sobre o Consumo, criado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para administrar o processo de regulamentação. Trata-se de um dos temas mais importantes da pauta econômica neste ano no Congresso. Representantes de 15 setores já pediram para participar das discussões nos grupos de trabalho oficiais. São eles: agronegócio, alimentação, educação, exportadores, comércio, construção e afins, indústria, infraestrutura, petróleo e gás, saneamento, saúde, serviços financeiros, terceiro setor, tecnologia da informação e transportes. "O setor privado não será alijado da discussão. Ele será chamado no momento oportuno para contribuir para a discussão já nesta fase. E certamente terá participação durante a tramitação no Congresso", disse à Folha o secretário extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, Bernard Appy. Ele antecipou que os grupos já estão demandando uma primeira contribuição por escrito para entidades que demonstraram interesse no debate. Os pedidos começaram a ser enviados na terça-feira (6). Appy explicou que o primeiro passo da estratégia do governo ao formar os grupos, sem integrantes do setor produtivo, foi harmonizar a posição dos entes federados (União, Estados e municípios), para depois abrir a discussão com o setor privado. O secretário ponderou ainda que o debate técnico precisa olhar todas as dimensões da reforma tributária e o seu impacto geral sobre os dois tributos recém-criados: a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), que é federal, e o IBS (Impostos sobre Bens e Serviços), de estados e municípios. "Não adianta discutir regimes específicos e a delimitação do que vai ter na regulamentação sem considerar o efeito sobre o padrão do imposto. As demandas que chegaram até agora ao Ministério da Fazenda são pulverizadas e dizem respeito a pontos específicos de cada setor", disse. Uma comissão coordenada por Appy vai sistematizar as sugestões dos 19 grupos e definir o escopo geral das propostas a serem apresentadas a Haddad e enviadas ao Congresso. Os grupos têm até o dia 25 de março para apresentar os textos para o ministro. Promulgada em dezembro, a emenda constitucional da reforma tributária deu prazo de 180 dias para o Executivo encaminhar a regulamentação. Mas o governo resolveu antecipar a entrega por causa das eleições municipais, que encurtam o tempo para as votações no Congresso a partir do segundo semestre. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), elencou a regulamentação da reforma como prioridade. "Precisamos ser ouvidos porque, ao fim e ao cabo, nós os contribuintes é que seremos afetados pela reforma", disse o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari. A Conexis é o sindicato patronal que reúne as maiores operadoras de telecomunicações do país. A Conexis foi uma das entidades que recebeu a comunicação do governo e já respondeu solicitando a participação em três grupos de trabalho: reequilíbrio de contratos de longo prazo; transição para o IBS e a CBS, que vai definir os critérios para a fixação das alíquotas de referência e ressarcimento de saldos credores dos tributos atuais, e o da regulamentação do Comitê Gestor do Imposto Sobre Bens e Serviços. Ferrari, que já foi diretor do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, ressaltou que a sua experiência em cargos no governo mostrou que o diálogo com o setor privado, antes do envio dos projetos pelo Executivo, facilita o seu encaminhamento no Legislativo. O presidente da FPE (Frente Parlamentar do Empreendedorismo), deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), afirmou que a proposta dos grupos de trabalho paralelos não é de contraposição ao governo, mas de começar a "construir o consenso" para não repetir o que ocorreu na votação da PEC (proposta de emenda à Constituição) da reforma. "Ficamos assustados com a votação da PEC da reforma. Só tivemos acesso ao texto final quando faltava meia hora para votar", disse. O diretor estratégico da FPE, João Henrique Hummel, que está coordenando a formação dos grupos alternativos, afirmou que os debates começam no próximo dia 20, em reuniões distribuídas por várias comissões da Câmara. Segundo ele, representantes de diferentes setores já pediram para participar do debate. A ideia é ter uma proposta fechada até o final de março. A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, uma das mais importantes da Casa, também entrou no debate. Segundo o deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), a comissão aprovou um requerimento de criação de uma subcomissão de reforma tributária para preparar um anteprojeto de regulamentação da CBS e do IBS.

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