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Puxada pela Petrobras, produção de petróleo e gás do País cai 1,8% em janeiro ante dezembro

A produção de petróleo e gás natural no Brasil caiu pelo segundo mês seguido em janeiro, para 4,487 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), queda de 1,8% em comparação com o mês anterior. A queda foi puxada pela Petrobras, que encerrou o primeiro mês do ano com produção de 2,877 milhões de boed, menos 2% em relação a dezembro de 2023, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Se levado em conta apenas o petróleo, a produção do Brasil em janeiro foi de 3,519 milhões de barris por dia (bpd), queda de 1,8% em relação a dezembro de 2023. A produção de gás natural caiu 1,7%, para 153,9 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) em todo País. A Petrobras (PETR4) produziu em janeiro 2,245 milhões de bpd de petróleo, 1,7% a menos do que no mês anterior, e 100,4 milhões de m³/d de gás natural, queda de 2,9% em relação a dezembro. A região do pré-sal foi responsável por 75,5% do total da produção de petróleo e gás natural, atingindo 3,389 milhões de boed, sendo 2,670 milhões de bpd de petróleo e 114 milhões de m³/d de gás natural, informou a ANP. (Estadão Conteúdo)

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Petróleo fecha em queda, com decisão da Opep+ incorporada previamente aos preços

Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda nesta segunda-feira, 4, revertendo alta inicial da virada da madrugada, com os investidores assimilando a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) de estender cortes voluntários na produção até o fim do segundo trimestre, um desdobramento previamente incorporado nos preços. O movimento de baixa também desafiou eventual suporte que poderia vir do primeiro naufrágio no Mar Vermelho decorrente de navio atacado pelos houthis. Na Internacional Commodity Exchange (ICE), o Brent para maio fechou em baixa de 0,90% (US$ 0,75), aos US$ 82,80 por barril. Enquanto isso, na New York Mercantile Exchange, o WTI para abril fechou com ganhos de 1,54% (US$ 1,23), a US$ 78,74 o barril. No domingo, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Argélia concordaram com as medidas de prolongamento da produção restrita, que se somam às rodadas anteriores de cortes de produção programadas para permanecer até o final de 2024. Isso manterá a oferta de petróleo restrita à medida que a procura nos países do Hemisfério Norte cresce nos meses de verão, de acordo com a Seamp;P Global Commodity Insights. A Rússia, cujas exportações continuam sob sanções impostas pelos países ocidentais após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, anunciou cortes de produção que reduzirão as suas exportações mês a mês. O país reduzirá a sua produção de petróleo bruto em 350 mil barris por dia em abril, em 400 mil barris por dia em maio e em 471 mil barris por dia em junho. Mas a tentativa da Opep+ de evitar um excedente global e reforçar os preços já tinha sido precificada na semana passada e não ofereceu ímpeto adicional nesta segunda-feira, conforme os analistas. Na semana passada, o Brent acumulou alta de cerca de 3,40% e o WTI avançou 4,55%. No Brasil, a produção de petróleo em janeiro foi de 3,519 milhões de barris por dia (bpd), queda de 1,8% em relação a dezembro de 2023. A produção de gás natural caiu 1,7%, para 153,9 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d) em todo País, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). (Estadão Conteúdo)

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Preço do diesel comum registra estabilidade em fevereiro e tipo S-10 reduz 0,16%, aponta Ticket Log

A última análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, apontou uma estabilidade no preço médio do litro do diesel comum no consolidado de fevereiro, ante a primeira quinzena do mês, que fechou a R$ 6. Já o tipo S-10 foi encontrado a R$ 6,13 nos postos de abastecimento do país, após redução de 0,16%. eldquo;Quando comparado a janeiro, o IPTL revelou uma tendência de aumento no preço que chega a 0,5% para os dois tipos. A cobrança das alíquotas do ICMS deve fazer com que o valor repassado aos motoristas permaneça com a média nacional acima de R$ 6. Em alguns estados como Acre, Amapá e Roraima o preço do litro já ultrapassa R$ 7erdquo;, destaca Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil. Entre as regiões, a Sudeste e a Sul tiveram um aumento de 0,17%, em relação aos primeiros quinze dias do mês, no preço do diesel comum, que fechou fevereiro a R$ 5,92 e R$ 5,81, respectivamente. No Nordeste o combustível foi comercializado a R$ 6,13, após alta de 0,16%. Apenas o Norte apresentou redução de 0,15% no preço do comum, que fechou a R$ 6,61, maior preço médio do país. Já no Centro-Oeste, o valor do litro manteve-se estável, a R$ 6,04. Apenas o Centro-Oeste registrou aumento de 0,16% para o diesel S-10, que fechou a R$ 6,19. No Sudeste o preço do litro ficou estável (R$ 6,10) e as demais regiões registraram reduções de 0,15% a 0,32%. O aumento mais expressivo para o diesel comum, de 2,20%, foi nos postos do Rio Grande do Norte, comercializado a R$ 6,04. Já a redução mais expressiva, de 1,18%, foi identificada nas bombas de abastecimento de Santa Catarina, com o litro vendido a R$ 5,85. O Amapá comercializou o diesel comum mais caro do país, a R$ 7,34, e o Tocantins, o mais barato a R$ 5,72. O Alagoas registrou o maior aumento no preço do diesel S-10, de 0,16%, que fechou fevereiro a R$ 6,26, e o Rio Grande do Norte, a maior redução, de 0,49%, com média de R$ 6,07. O Amapá também liderou o ranking da maior média do país para o diesel S-10, comercializado a R$ 7,45. A média mais baixa para o combustível foi encontrada nas bombas de abastecimento do Paraná, a R$ 5,86. O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários. (Edenred Ticket Log)

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Skoda seguirá produzindo motores a gasolina e isso é bom para o Brasil

Em entrevista concedida recentemente à revista Auto Motor und Sport, o CEO da Skoda, Klaus Zellmer, anunciou que a subsidiária tcheca da Volkswagen continuará a oferecer veículos equipados com motores diesel e gasolina pelos próximos anos. Segundo o executivo, o objetivo é atender aos anseios dos próprios clientes e oferecer alternativas à eletrificação. eldquo;Ficou muito claro para mim nos últimos meses que se os consumidores estão relutantes em comprar elétricos, então precisamos de soluções alternativas. Uma delas é o híbrido plug-inerdquo;, disse Zellmer. "Pretendemos ter desde motores diesel e a gasolina, passando por híbridos leves e híbridos plug-in, até veículos elétricos a bateria", completou. eldquo;Nosso objetivo não é competir pelo mais recente motor a combustão, mas sim focar nos desejos de nossos clientes.erdquo; Movimento semelhante foi anunciado recentemente também pela Renault. A francesa, que até então planeja vender unicamente carros elétricos na Europa até 2030, mudou de estratégia e confirmou que seguirá com a oferta de motores a gasolina, em especial nas versões híbridas. Para o Brasil, a decisão da Skoda é benéfica e terá impactos diretos. Isso porque a fabricante tcheca foi encarregada de desenvolver todos os motores de baixa cilindrada do grupo Volkswagen a partir de agora. Entre eles, está a série EA211 de unidades a gasolina de três e quatro cilindros usada em nada menos que 50 linhas de modelos de sete marcas do conglomerado. No mercado nacional, a série compõe os propulsores 1.0 MPI, 1.0 TSi e 1.4 TSi utilizados hoje em Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos e outros. Recentemente, a Skoda contratou cerca de 150 funcionários para o departamento de desenvolvimento técnico com o objetivo de desenvolver versões ainda mais eficientes destes motores. A meta é trabalhar no aprimoramento técnico tanto das variantes naturalmente aspiradas quanto nas turboalimentadas, de modo a reduzir o consumo de combustível e o nível de emissões. Novo SUV compacto sucessor do Gol A Skoda também está diretamente envolvida com a Volkswagen do Brasil no projeto do inédito SUV compacto de entrada que sucederá espiritualmente o Gol. O modelo já está em fase avançada de desenvolvimento e terá uma versão para cada marca. Recentemente, ganhou teaser por parte da Skoda e teve estreia confirmada ainda para este ano. Por parte da Volkswagen, o carro ainda é mantido em absoluto segredo. Mas é certo que será produzido em São Paulo e lançado para ficar acima do Polo.

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Petrobras pagará à ANP R$ 830 milhões em royalties e PE atrasados

A Justiça do Rio de Janeiro homologou o acordo entre a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para encerrar um processo judicial que envolve o recálculo do valor a ser pago a título de participações governamentais - royalties e participação especial (PE) - pela produção de petróleo no Campo de Jubarte, na costa do Espírito Santo. A estatal terá que desembolsar R$ 830 milhões. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (4) pela Petrobras. De acordo com a ANP, as participações governamentais deixaram de ser recolhidas porque a Petrobras não atualizou a curva de PEV de Jubarte, ou seja, um instrumento que analisa as condições físico-químicas do petróleo extraído, as quais, por sua vez, definem o preço de referência do petróleo. Os períodos em discussão foram de agosto de 2009 a fevereiro de 2011 e dezembro de 2012 a fevereiro de 2015. Com o acordo, a Petrobras vai pagar cerca de R$ 830 milhões em valores atualizados até dezembro de 2023. Desse total, 35% serão pagos à vista; e o restante, parcelado em 48 vezes. Tanto a primeira parcela quanto as demais serão corrigidas pela taxa básica de juros (Selic). O primeiro pagamento será feito em até 30 dias depois da homologação, feita pela 23ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Segundo a Petrobras, os valores estão provisionados (reservados) nas demonstrações financeiras da companhia. Participações governamentais Os royalties são um percentual da receita bruta com o petróleo extraído pela empresa que é pago à União, estados e municípios produtores, todos os meses, e funcionam como uma remuneração à sociedade pela exploração desses recursos não renováveis. Já a participação especial é uma compensação financeira que as empresas devem pagar por explorar campos de grande volume de produção ou grande rentabilidade. A arrecadação e distribuição das participações governamentais cabem à ANP.

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Vibra reporta lucro de R$ 3,3 bi no 4T23

O lucro líquido da Vibra (VBBR3) no quarto trimestre de 2023 (4T23) foi de R$ 3,29 bilhões, aumento de R$ 2,7 bilhões (+ 483%) na comparação com o 4T22. Já em relação ao ano de 2023 a Vibra alcançou R$ 4,76 bilhões, o maior lucro líquido desde sua abertura de capital (2017), representando um aumento de 210% em relação a 2022. Segundo a companhia, esse resultado recorde tem como base um melhor desempenho operacional, melhor resultado financeiro e, ainda, recuperações tributárias ocorridas no período. O Ebitda Ajustado somou R$ 2,32 bilhões no 4T23, alta de 54,5% na base anual de comparação. A receita líquida ajustada atingiu R$ 43,8 bilhões no quarto trimestre do ano passado, queda de 3,1% na comparação com igual etapa de 2022. Veja mais detalhes na tabela aqui.

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