Ano:
Mês:
article

Diesel fica mais caro a partir de hoje por causa da volta da cobrança do PIS/Confins

A partir deste domingo (1), preço do litro do óleo diesel vai ser onerado em R$ 0,02 para o consumidor final por causa da volta de tributos federais PIS/Confins sobre o combustível, de acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). Segundo o presidente executivo da Abicom, Sergio Araujo, esse reajuste não deve ter reflexos o consumo do diesel. eldquo;Dois centavos por litro é muito poucoerdquo;, afirmou o executivo ao Estadão. Por ser um item essencial, sobretudo no transporte de carga, Araujo explicou o que se observa é que o consumo do diesel não é impactado pelo preço. eldquo;Independente do preço, a demanda continua e ela está atrelada muito mais à situação econômica do País.erdquo; Essa análise, no entanto, não vale para a gasolina. Isto é, quando o preço sobe o consumo diminui, observou. O aumento do diesel que começa a valer neste domingo é uma segunda rodada de recomposição dos tributos zerados sobre os combustíveis, desde 2021, pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A zeragem desses tributos foi revista pelo atual governo, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para bancar com os recursos dessa arrecadação o programa de venda de carros com descontos. Até janeiro de 2024, a tributação de PIS e Cofins sobre o diesel será recomposta integralmente. No começo do próximo ano, esses tributos irão representar R$ 0,33 no preço do litro do óleo diesel vendido nos postos. Isso significa no dia 1º de janeiro, o litro do diesel terá mais uma alta de R$ 0,21 por litro em razão da volta integral da tributação. Dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que o preço de óleo diesel está aquecido. A cotação média do diesel comum encerrou setembro em R$ 6,10 e do S10 em R$ 6,22 por litro. As alta foi de 2,8% em relação ao final de agosto nos dois tipos de combustíveis. Na semana encerrada em 30 de setembro, a região com preço médio do diesel mais elevado foi a Norte (R$ 6,47 por litro do diesel S10 e R$ 6,45 no comum), seguida pela região Centro-Oeste (R$ 6,38 por litro do diesel S10 e R$ 6,21 no comum). Reflexo na inflação Um dos prováveis reflexos da volta da cobrança de PIS e Cofins sobre óleo diesel poderá ocorrer na inflação, já que o combustível é a base do transporte de carga do País e entra na formação de custos e preços de inúmeras mercadorias. No entanto, Araujo, da Abicom, pondera que o tamanho do reajuste é muito pequeno. No IPCA-15 de setembro, a prévia da inflação oficial, que fechou com alta de 0,35%, a grande pressão veio da gasolina. O combustível respondeu por 0,25 ponto porcentual do resultado de setembro.E o óleo diesel contribuiu com 0,04 ponto porcentual, atrás de passagem aérea (0,08 ponto) e do emplacamento e licença de veículos (0,05 ponto).

article

"Petróleo a US$ 100 é barreira psicológica importante", diz CEO da Petrobras

A Petrobras (PETR4) não deve mexer nos preços dos combustíveis no momento, mas avalia de perto o movimento do mercado para não perder a rentabilidade. De acordo com o presidente da estatal, Jean Paul Prates, os reajustes virão se o patamar de preço do petróleo for consolidado, como ocorreu no último aumento de 16 de agosto. Para ele, se a commodity atingir US$ 100, como está sendo previsto para outubro, eldquo;será uma barreira psicológica importanteerdquo;. eldquo;Os modelos por enquanto estão indicando que é possível manter (o preço dos combustíveis) no mesmo patamar, sem haver absolutamente nenhum risco para a rentabilidade da empresaerdquo;, disse Prates, após evento com atletas olímpicos patrocinados pela estatal. Prates afirmou que em momento nenhum o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem se reuniu na última segunda-feira, 25, pediu para segurar os preços, e reforçou que o objetivo continua sendo abrasileirar os preços. eldquo;Abrasileirar os preços não é uma coisa de campanha (presidencial). A gente mudou o modelo e vai ajustar quando o novo patamar estiver consolidadoerdquo;, afirmou, destacando que as refinarias da empresa estão operando com fator de utilização de 94%, bem acima do que operavam no ano passado. eldquo;Isso porque a Regap (MG) vai entrar em manutençãoerdquo;, disse o executivo. Braskem Prates informou ainda que a negociação para a venda da participação da Novonor na Braskem eldquo;está evoluindoerdquo;, e que a estatal, como sócia, tem o direito de preferência para adquirir o ativo. A decisão, porém, ainda não foi tomada, segundo o executivo. eldquo;Braskem está evoluindo. A gente está começando a receber as informações e dando um foco nisso aí. A gente está lá dentro, tem direito de preferência já sendo sócia da Braskem, mas não está comprando participação nova na Braskem. Vamos analisar se vale a pena ou nãoerdquo;, explicou. A Petrobras tem uma participação minoritária, mas relevante na Braskem. Segundo fontes, a participação da estatal será decisiva para o fechamento do negócio.

article

Petróleo cai, mas WTI alcança maior ganho trimestral desde invasão russa

Os preços do petróleo cederam nesta sexta-feira (29), em uma correção após acumular o maior avanço trimestral desde os primeiros três meses de 2022, um período marcado pela reação à invasão da Ucrânia pelas forças russas. O contrato mais líquido do WTI líquido acumulou um salto de cerca de 30% de julho a setembro, na maior alta desde o primeiro trimestre de 2022, quando a investida da Rússia no território da Ucrânia fez o contrato da commodity acumular uma alta trimestral de 33%. O movimento no trimestre reflete, principalmente, a decisão da Arábia Saudita e da Rússia de reduzirem seus níveis de produção, para criar um mercado restrito e de preços elevados, apesar da procura global entre fraca e moderada e dos esforços das principais economias globais contra a inflação. Nesta sexta-feira, o contrato do WTI para novembro fechou em queda de 1,00% (-US$ 0,92), a US$ 90,79 o barril, após tocar US$ 93,10 na máxima intradiária. O Brent para dezembro recuou 0,97%, (-US$ 0,92), a US$ 92,20 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE). Na máxima, o contrato chegou a ser cotado a US$ 94,13. Em 2023, o contrato mais líquido do WTI acumula alta de 13,12%. Já o preço do petróleo Brent marca um avanço acumulado de 7,32%. No terceiro trimestre, o WTI subiu 28,52% e o Brent, 22,26%. Apenas em setembro, o contrato do WTI avançou 8,56% e o Brent, 6,18%. Os preços do petróleo não sofrerão uma grande retração, já que as condições apertadas do mercado permanecerão após as restrições russas aos combustíveis e com a expectativa de aumento da demanda por combustível durante as festividades da Golden Week na China, escreveu Edward Moya, da Oanda. O feriado se estenderá de domingo até o dia 7 de outubro. De acordo com a Peak Trading Research, os contratos de petróleo Brent e WTI seguiram como os mais negociados entre os futuros de energia e metais. O volume médio diário negociado do Brent no trimestre rondou US$ 96 bilhões, seguido pelo do WTI, que girou cerca de US$ 78 bilhões no mesmo período.

article

Preço da gasolina recua pela quinta semana; diesel e etanol ficam estáveis

O preço médio dos combustíveis ficou estável nesta semana nos postos do Brasil. Só a gasolina teve um pequeno recuo pela quinta semana seguida. O levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) divulgado nesta sexta-feira (22) mostra que o litro do combustível passou de R$ 5,82 para R$ 5,80, queda de 0,34%. A pesquisa de preços foi realizada entre os dias 4 e 29 de setembro. Após o reajuste autorizado pela Petrobras, em 16 de agosto, a gasolina chegou a atingir R$ 5,88, o maior valor desde julho de 2022. Desde então, o valor tem caído R$ 0,02 a cada semana. Já o preço médio do etanol hidratado se manteve estável em R$ 3,64 por litro. O diesel também manteve o valor da última semana, após oito altas consecutivas nos postos brasileiros. O preço médio do diesel S-10, o mais comercializado no país, ficou em R$ 6,22 o litro. Em setembro, houve um retorno parcial de impostos federais. Agora em outubro, outra parte do PIS/Cofins volta a ser cobrada do combustível. O movimento de alta nos combustíveis ocorreu depois que a Petrobras, principal produtora de combustíveis do país, anunciou, em meados de agosto, um aumento de 16,3% nos preços médios da gasolina e de 25,8% nos do diesel vendidos a distribuidoras. A aceleração da prévia da inflação de setembro foi guiada pelo aumento de 2,02% do grupo de transportes. A gasolina subiu 5,18%, subitem com o maior impacto individual no IPCA-15, do IBGE. O valor do óleo diesel, por sua vez, disparou 17,93%. Os combustíveis sofrem pressão com a disparada do preço do petróleo no mercado internacional, com a suspensão das exportações russas e a volta de parte de impostos federais.

article

Vendas de etanol hidratado por distribuidoras sobem mais de 13% em agosto

As vendas de etanol hidratado por distribuidoras no Brasil cresceram mais de 13% em agosto ante o mesmo mês do ano passado, em sua primeira alta anual desde janeiro, frente a um avanço da competitividade do biocombustível ante a gasolina nas bombas, apontaram dados da reguladora ANP. As distribuidoras venderam em agosto 1,399 bilhão de litros de etanol hidratado, ante 1,233 bilhão de litros no mesmo mês de 2022, mostraram os dados. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, entretanto, as vendas do biocombustível apresentam recuo de 6%, somando 9,5 bilhões de litros, uma vez que o combustível esteve em desvantagem frente a gasolina na maior parte de 2023. As vendas de gasolina, por sua vez, somaram 3,893 bilhões de litros em agosto, alta de 1,4% na mesma comparação. Já no acumulado do ano, o combustível soma alta de 13,5%, a 30,826 bilhões de litros. As vendas de óleo diesel, combustível mais comercializado do Brasil, cresceram 7% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2022, para 6,216 bilhões de litros em agosto, segundo a ANP. No ano, as vendas do combustível fóssil acumularam alta de 3,1% até o oitavo mês, somando cerca de 43,136 bilhões de litros. (Reuters)

article

Petrobras não tem pressa para avaliar recompra de refinarias e estuda parceria com a Vibra

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse nesta quinta (28/9) que a avaliação sobre a recompra de ativos vendidos pela empresa nos últimos anos será feita eldquo;a seu tempoerdquo; e com critério. Segundo ele, nem todas as refinarias negociadas pela companhia, por exemplo, fazem sentido voltar ao portfólio da estatal. Na véspera, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu que a Petrobras recompre as refinarias que privatizou. E afirmou que está conversando com a estatal sobre essa possibilidade eldquo;dentro de regras de mercadoerdquo;. eldquo;Temos os desejos, planos de ministérios e do governo que, claro, guiam a gente, mas tudo tem seu tempo e sua razão. Há unidades e coisas que a Petrobras vendeu que simplesmente comprar de volta não resolve o problema. Há outras que não, que fazem realmente falta dentro do processo de transição para outras fases da indústriaerdquo;, disse Prates a jornalistas, após participar de evento no Rio de Janeiro. Silveira já tinha defendido a recompra da RLAM no início deste mês. Segundo o ministro, a unidade comprada pela Acelen, controlada pelo Mubadala Capital, nunca deveria ter sido vendida. eldquo;A Petrobras deve avaliar recomprar a RLAM. É um ativo histórico e que fez parte da estratégia de desmonte do Sistema Petrobras e nunca deveria ter sido vendidoerdquo;, disse em nota divulgada na ocasião. A venda das refinarias atende ao compromisso firmado pela Petrobras com o Cade em 2019, para abertura do mercado de refino. Desde então, foram concluídas as vendas de três unidades: RLAM (Mataripe), na Bahia, para o fundo Mubadala; a Reman, em Manaus (AM), para o grupo Atem; e a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná, para a Feamp;M Resources. O próprio Cade já admitiu que o acordo com a Petrobras, que levou à privatização das refinarias, pode ser mudado. O presidente Alexandre Cordeiro sinalizou em junho que o órgão antitruste está aberto a renegociar com a Petrobras os termos dos compromissos assumidos pela petroleira durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) para abertura dos mercados de refino e gás natural. Petrobras cogita parceria com Vibra Prates também comentou que a Petrobras cogita voltar ao mercado de distribuição de combustíveis, mas que uma eventual recompra da Vibra (antiga BR Distribuidora) não é eldquo;algo que faça sentido priorizarerdquo; neste momento. A estatal, contudo, vê potencial de avançar em parcerias com a Vibra, em negócios específicos como o setor elétrico (a Vibra é sócia da comercializadora Comerc) e hibridização de veículos, com o objetivo de aproximar a Petrobras do consumidor final.Prates pontuou, contudo, que as avaliações ainda são eldquo;muito superficiaiserdquo; e que a relação com a Vibra será pensada eldquo;com calma e responsabilidadeerdquo;.

Como posso te ajudar?