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Petróleo fecha em queda com investidores analisando dados dos EUA e Oriente Médio

O petróleo fechou novamente em queda nesta quinta-feira, 24, enquanto investidores seguem se equilibrando entre os riscos de uma escalada dos conflitos no Oriente Médio e temores de uma queda na demanda global pela commodity. Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para dezembro fechou em queda de 0,81% (US$ 0,58), a US$ 70,19 o barril, enquanto o Brent para dezembro, negociado na Intercontinental Exchange (ICE), caiu 0,77% (US$ 0,58), a US$ 74,38 o barril. Após recuar na sessão da quarta-feira, por conta de estoques acima das expectativas nos EUA, o petróleo operou em alta nos primeiros negócios do dia. Mas inverteu o sinal enquanto investidores digeriam rodada de dados de emprego, atividade, moradias, indústria e serviços dos EUA. Investidores monitoraram ainda, durante o dia, tensões no Oriente Médio e falas de dirigentes de BCs endash; com posturas divergentes entre destacar preocupações com crescimento econômico e enfatizar necessidade de juros restritivos para controlar inflação. Analistas do Julius Baer apontam que, apesar das incertezas, os preços do petróleo têm oscilado de forma contida nos últimos dias. Segundo eles, o nervosismo do mercado relativamente a um confronto direto entre Israel e o Irã é palpável, mas as perspectivas de longo prazo suavizaram. Israel teria adiado um ataque que faria contra o Irã após os planos terem vazado na imprensa, de acordo com o britânico The Times. eldquo;O mercado parece caminhar para um excedente mais pronunciado, com a diminuição das incertezas geopolíticas atuais resultando em uma descida dos preços da commodity, como é habitual. Reduzimos as nossas previsões e prevemos que o petróleo seja negociado em torno de US$ 65 no final do próximo ano. No curto prazo, porém, o petróleo continua sujeito à geopolítica e a picos temporários de preçoserdquo;, dizem os analistas. *Com informações da Dow Jones Newswires (Estadão Conteúdo)

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Mercado organizado de biocombustível prevê boom com sanção da Lei do Combustível do Futuro

Com expectativa de gerar R$ 260 bilhões em investimentos no agro e na cadeia dos biocombustíveis, a Lei do Combustível do Futuro, sancionada em outubro, prevê o aumento da mistura do biodiesel à gasolina e ao diesel a partir de 2025. A nova regra, queincentiva a produção e o uso de combustíveis sustentáveis, deve impulsionar também os negócios no mercado organizado, como o caso da BBMDATAGRO, plataforma de compra e venda de combustíveis renováveis e ativos ambientais. A ferramenta foi criada a partir de uma join venture entre a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) e a DATAGRO. eldquo;As duas entidades já vêm preparadas para esse novo ciclo do biodiesel, oferecendo um sistema eletrônico para negociação de combustíveis renováveis que conecta compradores e vendedores e, agora, impulsionadas por esse novo momento promovido pela mudança nas regraserdquo;, declarou Carlos Widonsck, gerente de Relações com o Mercado da BBM. A plataforma está em funcionamento há dois anos e oferece tecnologia e inteligência na comercialização desses produtos, apoiando participantes de mercado, sociedade e governos, sendo um importante balcão organizado de negociação no setor. Segundo a DATAGRO, as vendas de biodiesel têm crescido de forma expressiva no Brasil e alcançaram os 843 milhões de litros em agosto, um aumento de 16,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse volume é o segundo maior da série histórica, atrás apenas de julho de 2024, quando foram vendidos 844 milhões de litros. O Brasil já opera em um ritmo de vendas de biodiesel de cerca de 10 bilhões de litros anuais. A aprovação da Lei de Combustível do Futuro fará com que esse volume ultrapasse 14 bilhões de litros a partir de 2030, representando uma grande vitória para toda a área de energias renováveis e para a substituição do diesel importado, que é fóssil e poluente, por um combustível renovável, de produção local, que agrega valor à cadeia produtiva da soja. A DATAGRO também destaca que a produção de biodiesel viabiliza o uso do farelo de soja, que se transforma em proteína animal, agregando valor e garantindo o sucesso do Brasil como fornecedor global de carne suína, de aves e bovina. Para a entidade, o atual cenário representa uma conquista significativa para o governo, para a indústria de biodiesel e para o povo brasileiro. eldquo;Esse crescimento está sendo impulsionado pela expansão do esmagamento de soja, e toda essa cadeia virtuosa merece o desenvolvimento de um mecanismo de mercado eficiente para a precificação do diesel em condições competitivaserdquo;, declarou Plínio Nastari, presidente da DATAGRO. A plataforma BBMDATAGRO, disponível para todo o mercado, facilita a comercialização e a descoberta de preços do biodiesel de forma eficiente e competitiva, oferecendo segurança aos agentes econômicos envolvidos, tudo isso, por meio de um sistema rápido e eficaz na resolução de conflitos com a Câmara de Arbitragem da BBMerdquo;, completou Nastari. Lei Combustível do Futuro A Lei do Combustível do Futuro cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano. A expectativa do governo, é elevar a mistura de biodiesel no diesel para 25% até 2035, hoje a mistura está em 14%. O setor estima que para se chegar nesse patamar de 35%, exigira uma produção de 5,9 milhões de toneladas, ainda segundo os mesmos, para se chegar nesse patamar, será necessário construir 47 novas esmagadoras e 33 usinas de biodiesel. (Assessoria de Comunicação)

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Gás para Todos estimula aumento da demanda por GLP em 2025, diz EPE

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estima crescimento da demanda por gás natural liquefeito (GLP) nos próximos meses de 2024 e no ano de 2025, puxada pelo programa Gás para Todos, uma ampliação do auxílio gás, e pelo crescimento econômico do país. Para 2024, a EPE projeta que a demanda por GLP vai ficar em 7,6 milhões de toneladas, alta de 1,9% em relação ao ano anterior. Já em 2025 o consumo deve chegar a 7,7 milhões de toneladas, crescimento de 1% na comparação anual, segundo dados do boletim bimestral de combustíveis da estatal. O programa Gás para Todos, que enfrenta problemas para caber no orçamento de 2025, pretende ampliar para mais de 20 milhões de famílias o acesso a botijões. A principal mudança em relação ao auxílio que já existe está na distribuição do benefício, hoje pago em dinheiro. Com a ampliação do programa, os beneficiários terão direito a retirar os botijões diretamente. Entre janeiro e agosto deste ano, as vendas de GLP aumentaram 2%, em relação ao mesmo período em 2023. Segundo a EPE, parte do crescimento é explicada pela redução de 3,4% nos preços médios de revenda na comparação anual e pelas maiores transferências para programas sociais. A diretora de estudos de petróleo, gás natural e biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges, explicou que o cenário também considera aumento do Produto Interno Bruto (PIB), assim como a renda da população e redução na taxa de desemprego. eldquo;Estamos fazendo um esforço para tentar reduzir o consumo de lenha e migrar para energéticos mais limpos. Isso tende a impulsionar mais o GLPerdquo;, disse durante o Fórum Permanente do GLP, organizado pelo Sindigás, nesta quinta-feira (24/10). No cenário de longo prazo projetado pela EPE, Borges afirma que a demanda por derivados de petróleo permanece resiliente. No caso do GLP, isso está relacionado à possibilidade de outros usos, substituindo não só a lenha, como o diesel e o óleo combustível. eldquo;Isso se dará muito em função do preço. Ainda que seja retirada a restrição, só vai acontecer se o GLP for capaz de concorrer em preço com outros energéticoserdquo;, destacou a diretora da EPE. Caso seja bem sucedida a migração da lenha para o gás de cozinha em residências e ocorram alterações nas restrições de uso, a EPE estima que haverá espaço para aumento da infraestrutura para atender a essa nova demanda. Demanda por outros combustíveis A edição de outubro do documento da EPE com as perspectivas para o mercado brasileiro de combustíveis no curto prazo prevê um incremento de 5,9 bilhões de litros à demanda nacional de combustíveis líquidos. O consumo por combustíveis do ciclo otto (gasolina C e etanol hidratado) vem crescendo desde 2022. A expectativa é fechar este ano com 60,6 bilhões de litros de gasolina equivalente (lge). Para 2025, a previsão é de continuidade do crescimento da demanda, com 62,2 bilhões de litros. A demanda por diesel e biodiesel também cresceu. No caso do diesel S-10, o aumento foi de 7,4% em 2024, em relação a 2023. A estimativa é de um aumento de mais 5% no ano que vem. Para o combustível renovável, o crescimento neste ano foi de 22,3%, em relação ao ano passado, com acréscimo projetado de 10% para 2025, na comparação com 2024. O aumento da demanda do biodiesel foi influenciado pela alteração dos percentuais mínimos de mistura, de 12% para 14% neste ano. A demanda por combustível de aviação (QAV) também deve se manter alta, devido ao aumento de renda. A EPE projeta recordes do número de passageiros e da atividade do setor aéreo para 2025, ultrapassando os volumes de 2014/2015. Apesar disso, a demanda pelo combustível não renovará os números da máxima histórica, devido a ganhos de eficiência operacional e à substituição da frota por aeronaves mais modernas.

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EPE publica a edição de outubro de 2024 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis

A demanda brasileira de combustíveis líquidos continuará crescendo em 2024. Estima-se um crescimento de 3,3%, ou 5,0 bilhões de litros, para 2024, e de 1,7%, ou 2,7 bilhões de litros, para 2025, depois de três anos consecutivos crescendo mais de 3% ao ano, o que representa um incremento anual médio de 5,9 bilhões de litros. O crescimento da economia, resultados positivos da indústria, recorde de pessoas trabalhando, políticas de transferência de renda e programas governamentais, com destaque para o Novo PAC, deverão contribuir para o crescimento do consumo ao longo de 2024 e 2025. O consumo dos combustíveis do ciclo Otto continua em patamares elevados, com a participação do etanol (anidro e hidratado) no patamar de 45% desde o início do ano. A demanda de etanol hidratado vem crescendo devido a uma maior disponibilidade no mercado (produção + estoques), o que leva a uma relação de preços mais favorável quando comparado com a gasolina C. No setor de aviação, desde abril de 2024, o consumo de QAV tem se mantido acima dos níveis registrados no pré-pandemia, em 2019. O consumo de GLP continua apresentando crescimento, incentivado, em parte, pela redução dos preços em comparação com o ano anterior. Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de outubro de 2024.

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Lucro da Vibra pode passar de R$ 3 bilhões em 2025, estima banco

A equipe de analistas do Goldman Sachs avalia que a Vibra Energia (VBBR3) deve alcançar um lucro líquido de R$ 3,07 bilhões em 2025, considerando apenas a participação de 50% na Comerc Energia. A avaliação não leva em conta as sinergias potenciais de R$ 1,4 bilhão que a Vibra esperar gerar com o negócio, nem a consolidação total da subsidiária, que é esperada para acontecer somente no próximo ano. A expectativa é que o negócio renda uma taxa interna de retorno entre 3% e 5%, dependendo dos preços futuros de energia e dos investimentos necessários para revitalização da capacidade instalada dos painéis solares. Contudo, considerando as sinergias esperadas, o retorno potencial seria de 4% a 6%. Na avaliação de Bruno Amorim, Guilherme Costa Martins e Guilherme Bosso, a Comerc pode alcançar o ponto de equilíbrio entre 2026 e 2027. Para o ano que vem a empresa ainda deve registrar prejuízo líquido de R$ 210 milhões. O Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (Ebitda, da sigla em inglês) da companhia para 2025 é estimado em R$ 1,2 bilhão.

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EPE passa a estimar queda na demanda por etanol hidratado em 2025

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) passou a prever uma queda no consumo de etanol hidratado em 2025, em meio às incertezas quanto aos impactos de longo prazo do clima seco e dos incêndios nos canaviais neste ano. Em projeção bimestral divulgada nesta quarta-feira (23/10) a empresa prevê queda de 2%, para 20,8 bilhões de litros. Em agosto, a expectativa era de aumento do consumo em 2025 em 0,9%. Apesar do sinal negativo, o volume esperado ainda é historicamente elevado, principalmente considerando-se o forte crescimento da demanda estimado para este ano em relação ao ano passado. A EPE prevê agora que o consumo de etanol hidratado encerrará este ano com crescimento de 17,4%, para 21,3 bilhões. Somente entre janeiro e agosto, as vendas de etanol hidratado no mercado interno registraram crescimento de 30% em comparação com o mesmo período de 2023. No acumulado dos últimos 12 meses, a demanda está registrando crescimento de 28,2%. Os baixos preços do biocombustível em relação à gasolina em boa parte do país vem favorecendo a migração dos motoristas de carro flex para o consumo do renovável. O aumento do consumo resultou em uma estabilização dos estoques, que começaram a safra mais cheios que o normal. Segundo a EPE, o volume armazenado aproximou-se dos níveis de 2023 no mês de agosto. A EPE também estimou que a demanda total por etanol, somando-se a do anidro (aditivo da gasolina) deve continuar crescendo em 2025, ainda que em ritmo menor. A expectativa da empresa é de um aumento de 8,5% na demanda total neste ano, para 33,6 bilhões de litros, e de um incremento de 0,2% no próximo ano, para 33,7 bilhões de litros. Neste ano, o etanol (anidro e hidratado) vem ocupando uma participação de 45% no consumo de combustíveis do ciclo Otto. Para este ano, a EPE estima um aumento de 2,5% no consumo do ciclo Otto, e para 2025, a expectativa é de um avanço de 2,6%. Essas projeções amparam-se no aumento da renda média da população, segundo a EPE.

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