Comitê da Opep+ vê 'alto nível de conformidade' em acordo para restringir oferta de petróleo

O Comitê Conjunto de Monitoramento Ministerial (JMMC, na sigla em inglês) da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) disse que identificou eldquo;alto nível de conformidadeerdquo; de seus integrantes com o atual acordo para restringir a oferta da commodity, em reunião por videoconferência realizada nesta quinta-feira, 1º de fevereiro. Em comunicado, o JMMC disse ainda que continuará monitorando o grau de conformidade aos ajustes na produção de petróleo definidos no ano passado. A próxima reunião do JMMC está programada para 3 de abril. (Estadão Conteúdo)

Preço da gasolina e do etanol baixa menos de 1% em todo o país em janeiro, diz Edenred Ticket Log

A última análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, apontou que o preço dos combustíveis segue em baixa no país. O litro da gasolina fechou janeiro a R$ 5,75, com redução de 0,35%, ante a primeira quinzena do mês. Já quando comparado ao fechamento de dezembro (R$ 5,79), o recuo é de 0,7%. eldquo;Esse cenário tende a mudar a partir do dia 1º de fevereiro, quando inicia a vigência das novas alíquotas do ICMS, refletindo em um maior desembolso para os motoristas na hora de abastecererdquo;, observa Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil. Apesar de registrar o maior preço para a gasolina entre as regiões, de R$ 6,13, a Região Norte foi a que apresentou o maior recuo no preço, em relação à primeira parte de janeiro, de 1,13%. Apenas no Nordeste houve estabilidade no valor do litro e o Centro-Oeste foi a única onde o combustível ficou mais caro, passando de R$ 5,77, nos primeiros 15 dias do mês, para R$ 5,80 no fechamento. A média mais baixa para a gasolina foi a localizada nos postos de abastecimento do Sudeste, a R$ 5,66. Entre os estados, a redução mais expressiva, de 4,48%, foi identificada no Amazonas, onde o litro fechou a R$ 5,76. Já a média mais baixa foi comercializada em São Paulo, a R$ 5,59. O maior aumento, de 2,46%, foi registrado nas bombas do Sergipe, com preço médio de R$ 5,82, e a média mais alta, em Roraima, a R$ 6,62. Preço do etanol fecha o primeiro mês mais barato O preço médio do litro do etanol comercializado no país fechou janeiro a R$ 3,60, com redução de 0,28%, ante a primeira quinzena do mês. No comparativo com dezembro, a retração no preço foi de R$ 3%. Assim como para a gasolina, a Região Norte registrou o recuo mais expressivo no preço do etanol, de 1,75%. Em contrapartida, os postos nortistas também concentraram o valor mais alto entre as regiões para o combustível, de R$ 4,50. A média mais baixa foi registrada no Centro-Oeste, a R$ 3,49. Em contraponto, a região apresentou o único aumento, ante a primeira quinzena de janeiro, de 0,87%. O Amazonas registrou a maior redução entre os estados para o etanol, de 5,01%, que fechou a R$ 4,17. Porém, o menor preço médio foi identificado nos postos do Mato Grosso, a R$ 3,33. Quatro estados brasileiros registraram aumento no preço do etanol, e o maior, de 2,57%, foi identificado em Goiás, que fechou com a média de R$ 3,59. Roraima lidera o ranking do preço médio mais alto para o combustível, comercializado a R$ 4,93. eldquo;O etanol, quando comparado a gasolina, foi considerado o combustível mais vantajoso para abastecimento em todo o Sudeste, Centro-Oeste e em grande parte do Nordeste. Além de econômico, o etanol é ecologicamente mais viável por oferecer menor impacto ao meio ambiente ao contribuir com a redução das emissões de gases responsáveis pelas mudanças climáticaerdquo;, finaliza Pina. O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.

Rússia amplia vantagem na venda de diesel ao Brasil

As importações brasileiras de diesel da Rússia bateram um recorde no ano passado. Foram 6,1 milhões de toneladas, que totalizaram US$ 4,5 bilhões. Em 2022, empresas brasileiras de combustível haviam importado US$ 95 milhões em diesel russo. Dados sobre exportação e importação disponíveis no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços mostram que nunca o Brasil comprou tanto esse tipo de combustível da Rússia quanto em 2023. A série de dados do ministério começa em 1997. Para continuar a leitura, clique aqui.

Rússia amplia vantagem na venda de diesel ao Brasil

País deve promover biocombustível, diz agência de energia

O Brasil deve aproveitar o protagonismo global proporcionado pela presidência do G20 e pela organização da COP30 para pressionar os países ricos a financiar a transição energética e para promover os biocombustíveis no mundo. Os conselhos foram dados nesta quarta-feira pelo diretor-geral da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol, em passagem por Brasília. Durante um evento no Ministério de Minas e Energia (MME), Fatih afirmou que o Brasil terá a atenção de todo o mundo nos próximos dois anos e que deve aproveitar a oportunidade. Para continuar a leitura, clique aqui.