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Etanol: hidratado segue estável em fevereiro e anidro registra alta de 2,44%"

Entre 24 e 28 de fevereiro, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou a R$ 2,8524 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), praticamente estável (ligeira alta de 0,07%) frente à semana anterior. Para o anidro, o Indicador Cepea/Esalq foi de R$ 3,2556 por litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins), aumento de 2,44% em igual comparativo. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP, explicam que, diferentemente do esperado, o recesso de carnaval pouco elevou a demanda. eldquo;O volume de hidratado negociado de 24 a 28 de fevereiro foi o terceiro menor da safra 2024/25erdquo;, afirmam, em nota. Ainda de acordo com eles, do lado vendedor, os agentes estão firmes nos valores pedidos, atentos a dados indicando vendas aquecidas de combustíveis nas últimas quinzenas em todo Centro-Sul. eldquo;Agora, as atenções se voltam ao início da moagem de cana da temporada 2025/26, que, conforme levantamentos do Cepea, pode fazer diferença para o balanço entre a oferta e a demandaerdquo;, complementam os pesquisadores.

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Centro Nacional de Pesquisa descobre enzima para etanol de segunda geração

Uma descoberta promissora foi anunciada por cientistas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organizace#807;ae#771;o social vinculada ao Ministee#769;rio da Ciee#770;ncia, Tecnologia e Inovace#807;ae#771;o (MCTI). Trata-se de uma nova enzima capaz de acessar a celulose de resie#769;duos agrie#769;colas como cana-de-ace#807;ue#769;car, palha de milho e outras fontes de biomassa, impulsionando a produce#807;ae#771;o de etanol de segunda gerace#807;ae#771;o. Batizada de CelOCE, a enzima se destaca pela sua eficiee#770;ncia em quebrar a celulose, componente presente em grande quantidade nos resie#769;duos agrie#769;colas. Anteriormente, o processo de produce#807;ae#771;o de etanol de segunda gerace#807;ae#771;o não tinha uma alta eficiência de aproveitamento da celulose, resultando em desperdie#769;cio de matee#769;ria-prima. Com a CelOCE, ee#769; possie#769;vel acessar a celulose de forma mais assertiva, utilizando menos matee#769;ria-prima para produzir a mesma quantidade de etanol. "Nae#771;o se trata apenas de uma descoberta cientie#769;fica, mas de uma quebra de paradigma que muda nosso entendimento sobre como a vida microbiana processa e metaboliza a celulose", ressalta o lie#769;der da pesquisa, Mae#769;rio Murakami. "Esta descoberta ee#769; um grande exemplo de como a biodiversidade pode revolucionar e acelerar a transice#807;ae#771;o para uma bioeconomia, para uma economia circular de base bioloe#769;gica renovae#769;vel", complementou. Benefie#769;cios da nova enzima Os benefie#769;cios da CelOCE sae#771;o diversos, como maior eficiee#770;ncia na produce#807;ae#771;o de etanol, reduce#807;ae#771;o do desperdie#769;cio de matee#769;ria-prima, menor necessidade de novas ae#769;reas de plantio e contribuice#807;ae#771;o para a sustentabilidade, jae#769; que o etanol de segunda gerace#807;ae#771;o ee#769; considerado um combustie#769;vel mais limpo. "Se compararmos com a ue#769;ltima grande descoberta na ae#769;rea, hae#769; mais de 20 anos, que proporcionou um ganho de liberace#807;ae#771;o de ace#807;ue#769;car em torno de 10%, esta descoberta aumenta em mais de 20% essa liberace#807;ae#771;o. Ela representa o dobro do incremento em relace#807;ae#771;o ae#768; ue#769;ltima grande revoluce#807;ae#771;o na ae#769;rea", compara o cientista Mae#769;rio Murakami. "Conseguimos reunir descoberta, impacto, mudance#807;a de paradigma e o que isso pode representar em termos de eficiee#770;ncia e viabilizace#807;ae#771;o de biorrefinarias no Brasil para a produce#807;ae#771;o de biocombustie#769;veis, bioenergia e outros biomateriais. Esses ace#807;ue#769;cares podem ser bioconvertidos em etanol, gasolina verde, diesel verde, biocombustie#769;vel de aviace#807;ae#771;o e bioquerosene", afirma Mae#769;rio. Etanol de primeira e segunda gerace#807;ae#771;o O etanol de primeira gerace#807;ae#771;o ee#769; produzido a partir da sacarose, o ace#807;ue#769;car presente no caldo da cana-de-ace#807;ue#769;car. Jae#769; o etanol de segunda gerace#807;ae#771;o, tambee#769;m conhecido como etanol celuloe#769;sico, ee#769; produzido a partir da celulose, presente no bagace#807;o e na palha da cana, por exemplo. A descoberta da CelOCE representa um avance#807;o significativo para a produce#807;ae#771;o de etanol de segunda gerace#807;ae#771;o, tornando o processo mais eficiente e sustentae#769;vel, e colocando o Brasil na vanguarda da produce#807;ae#771;o de biocombustie#769;veis. Por MCTI

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Preços de todos os combustíveis subiram em fevereiro ante janeiro, diz pesquisa

Os preços de todos os combustíveis registraram alta em fevereiro na comparação com o mês anterior, segundo o Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, desenvolvido em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O destaque foi o diesel, que ficou 4,6% mais caro nos postos de abastecimento, após o aumento de 6% aplicado pela Petrobras nas suas refinarias a partir de 1º de fevereiro. Em seguida, o etanol teve alta de 3,9%; a gasolina comum, um aumento de 2,9%, e a aditivada de 2,8%. O Gás Natural Veicular (GNV) ficou praticamente estável na comparação, com alta de 0 1%. No acumulado do primeiro bimestre de 2025, os combustíveis que mais encareceram foram o etanol hidratado (+6,6%), diesel comum (+5,2%) e diesel S-10 (+5,1%), informou o Veloe, um hub de mobilidade e gestão de frota. Se levados em conta os últimos 12 meses, o destaque de alta ficou com o etanol hidratado, que subiu 22,1%. Já o preço médio nacional da gasolina comum, que concorre com o biocombustível, teve alta 10,3% na mesma comparação. Preços O preço médio nacional da gasolina comum foi de R$ 6,434 por litro, sendo que as regiões Norte e Nordeste registraram os maiores valores, de R$ 6,869 e R$ 6,511, respectivamente. Os menores preços foram encontrados nos postos de abastecimento do Sudeste, de R$ 6,274, e do Sul, R$ 6,434. Já o diesel S-10 teve preço médio de R$ 6,533 por litro, com os maiores preços no Norte, de R$ 6,827, e no Centro-Oeste, de R$ 6,676. Flex De acordo com o Indicador de Custo-Benefício Flex, que mede a vantagem em abastecer com gasolina ou etanol, em fevereiro o preço médio do etanol correspondeu a 72,2% do valor cobrado pela mesma quantidade de gasolina, na média dos estados. eldquo;O patamar acima de 70% favorece a vantagem de preço do etanol sobre a gasolina, tornando o abastecimento com gasolina melhor em termos de custo-benefício. No entanto, as variações de preço por região mostram um cenário um pouco mais favorável para o etanol em estados como São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sulerdquo;, informou o Veloe. (Estadão Conteúdo)

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Defasagem de gasolina e diesel aumenta com queda do petróleo, diz Abicom

Com a queda do preço do petróleo no mercado internacional, a gasolina e o diesel vendidos nas refinarias brasileiras estão mais caros do que os comercializados no mercado internacional, segundo informa a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). De acordo com o fechamento de quarta-feira (5) o preço da gasolina no Brasil está em média 3% acima do exterior, e o preço do diesel está 2% superior ao praticado no Golfo do México. A gasolina já vinha se equiparando aos preços externos há alguns dias, enquanto o diesel ultrapassou a paridade de importação ontem. Também na quarta-feira, a defasagem da Petrobras registrava maior paridade com a importação do que a da Refinaria de Mataripe, privatizada no governo Bolsonaro e que afirma seguir a política de paridade de importação (PPI), abandonada pela Petrobras em maio de 2023. Segundo a Abicom, em Mataripe a diferença do preço da gasolina em relação ao mercado internacional era de 6% no fechamento de ontem, e do diesel, de 2%, enquanto, na média dos polos atendidos pela Petrobras, essa diferença era de 2% para o diesel e de 3% para a gasolina, a mesma média de todas as refinarias somadas. O último reajuste da Petrobras foi há um mês: para o diesel, uma alta de 6%. Mas a gasolina não é reajustada há 240 dias. Já a Refinaria de Mataripe faz reajustes semanais. (Estadão Conteúdo)

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ICL: não há riscos de desabastecimento por punições no Renovabio

O Instituto Combustível Legal (ICL) rejeita a tese que há risco ao abastecimento de combustíveis em virtude do aumento de penalidades aos inadimplentes do RenovaBio. O posicionamento é uma resposta às manifestações da Associação Nacional dos Distribuidores de Combustíveis (ANDC) alegando sonegação de produto por parte de produtores de biocombustíveis e pedindo a suspensão da lista de inadimplentes. Tanto o ICL como a ANDC representam distribuidoras de combustíveis, que são obrigadas a comprar os créditos do programa (CBIOs) para atendimento às metas anuais. Para o presidente da entidade, Emerson Kapaz, a lei 15.802/2024 representa grande avanço para o segmento ao punir sonegadores e devedores contumazes. A nova lei endurece as penas e promove multas com teto de R$ 500 milhões pelo não cumprimento das metas de descarbonização a partir da compra de créditos do RenovaBio. As novas regras classificam e punem como crime ambiental, caso o agente não esteja alinhado com os objetivos de descarbonização do programa. eldquo;Quando a nova lei entrar em vigor e tiver sua devida regulamentação endash; possivelmente, a partir de 30 de março endash; proibirá que seja comercializado qualquer combustível por distribuidor inadimplente com sua meta individual de aquisição de CBIOs, além de ser possível a cassação da autorização operacional da empresa pela ANPerdquo;, diz Emerson Kapaz. No ano passado, 55 empresas deixaram de cumprir suas metas. No total, elas deixaram de aposentar 7,8 milhões de CBIOS. Biodiesel A lei que alterou as regras do programa de biocombustíveis também obriga que as distribuidoras comprovem mensalmente que têm acesso ao volume de biodiesel suficiente para garantir as vendas de diesel B conforme mandato de mistura em vigor. O descumprimento desse requisito pode provocar o bloqueio direto para a compra de diesel fóssil nas refinarias ou de importadores. eldquo;Este processo tornará mais rígida a fiscalização sobre a mistura obrigatória de biodieselerdquo;, conclui Kapaz. Fim das lista de inadimplentes Na terça-feira da semana passada (26/2), a ANDC enviou ofício à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) pedindo a suspensão da divulgação da lista e retirada das que estão publicadas no site. A associação também denunciou que distribuidoras associadas estariam sofrendo com a sonegação de biocombustíveis por parte de produtores. A reclamação era de que estaria sendo aplicada sanção ainda não regulamentada. A 15.082/2024 prevê o bloqueio da comercialização de combustíveis com empresas inadimplentes no Renovabio, eldquo;a partir da inclusão do nome deste em lista de sanções a ser publicada e mantida atualizada pela ANPerdquo;. A medida, contudo, entra em vigor em 30 de março (90 dias após a edição da lei). O diretor-executivo da ANDC, Francisco Castro Neves, disse à eixos que levaria o caso à Justiça e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). eldquo;Há uma articulação entre essas empresas [produtoras de biocombustíveis] que a gente vai levar para o Cade, porque esses produtores não podem fazer essa combinação entre eles. Vamos denunciar isso, que é um oligopólio do suprimento de biocombustíveis. Nós fizemos a interpelação formal à ANP e vamos acionar a Justiçaerdquo;, afirmou Francisco Castro Neves, diretor-executivo da ANDC. Resposta da ANP A (ANP) informou que a publicação das listas de inadimplentes do RenovaBio em seu site atendem à lei da Política Nacional dos Biocombustíveis. eldquo;Serão anualmente publicados o percentual de atendimento à meta individual por cada distribuidor de combustíveis e, quando for o caso, as respectivas sanções administrativas e pecuniárias aplicadaserdquo;, disse a ANP, em nota, citando trecho da lei. A agência disponibiliza ainda uma planilha com os processos sancionadores, devido ao não cumprimento de metas, informando o status de cada um. A agência reforçou, ainda, que a lista de inadimplentes das metas do RenovaBio, publicada pelo órgão regulador, não pode ser utilizada para as punições estabelecidas na lei 15.082/2024. Os dispositivos trazidos pela nova lei, incluindo o aumento das penalidades, ainda não estão regulamentados.

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Petróleo fecha quase estável após negociações voláteis

O petróleo fechou praticamente estável após negociações voláteis nesta quinta-feira, com o Brent, referência global, fechando abaixo de US$70 por barril, sob pressão das tarifas entre os Estados Unidos, Canadá e China, e dos planos da Opep+ de aumentar a produção. Os futuros do Brent fecharam em alta de 0,2%, a US$69,46 por barril. Os contratos futuros do petróleo West Texas Intermediate dos EUA subiram 0,1%, para US$66,36. Na quarta-feira, o Brent atingiu US$68,33, seu valor mais baixo desde dezembro de 2021, depois que um aumento maior do que o esperado nos estoques de petróleo dos EUA pressionou ainda mais o petróleo após o aumento das cotas de produção da Opep+ pela primeira vez desde 2022 e as novas tarifas dos EUA anunciadas na terça-feira. eldquo;As notícias da Opep sobre a adição de barris no próximo mês, juntamente com um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia que agora parece mais promissor e uma reviravolta nas tarifas, estão mantendo o petróleo em um comércio volátilerdquo;, disse Dennis Kissler, vice-presidente sênior de negociações da BOK Financial. A Rússia disse que buscará um acordo de paz na Ucrânia que proteja sua própria segurança a longo prazo e não recuará dos ganhos que obteve no conflito. Na quinta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, isentou os produtos do Canadá e do México, sob um pacto comercial norte-americano, por um mês, das tarifas de 25% que ele impôs esta semana, na mais recente reviravolta na política comercial em rápida mudança que tem abalado os mercados financeiros e os líderes empresariais. (Reuters)

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