Ano:
Mês:
article

Etanol compensa, mas motoristas ainda abastecem mais com gasolina

Mesmo estando mais econômico, o brasiliense não adotou o etanol. Pelos preços atuais, o biocombustível se mostra mais vantajoso em comparação com a gasolina. O consumo aumentou, mas não superou o derivado do petróleo. Segundo pesquisa no Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), atualmente, em média, o litro do etanol está na faixa dos R$ 3,62, enquanto o litro da gasolina fica em R$ 5,81 no Distrito Federal. O cálculo para aferir a vantagem é simples. Basta o consumidor dividir o valor na bomba do litro do biocombustível pelo preço cobrado pela gasolina. Se a divisão foi menor ou igual a 0,7, significa que compensa abastecer com etanol. eldquo;O etanol está compensando, não só no DF, mas quase em todo território nacional. No DF, Entorno e Goiás, compensa abastecer com o etanolerdquo;, afirmou o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis, Paulo Tavares. eldquo;O etanol hoje no meu posto está R$ 3,49. Se dividir esse valor pela gasolina que vendo a R$ 5,79, vai dar 0,6. Ou seja, o preço do etanol está 60% do preço da gasolina. Até o limite de 70%, compensa o etanolerdquo;, completou. Segundo Tavares, o etanol consome 30% mais de combustível na média nos carros. O consumidor irá abastecer mais vezes, mas nos preços atuais, financeiramente, no bolso vai sobrar mais dinheiro. Vantagem (parcialmente) ignorada De acordo com Tavares, há aproximadamente 5 meses o etanol tem sido mais vantajoso para os consumidores. O sindicato notou uma tendência de aumento de consumo, mas uma parcela dos motoristas ainda não busca o etanol. eldquo;A população ainda não percebeu. É a ilusão de ir mais vezes ao posto de gasolina. A sensação de voltar ao local mais vezes para encher o tanque parece que você está gastando mais. Mas você gasta menos dinheiroerdquo;, assinalou. Golpe do metanol Diante da vantagem de preços nos postos de combustíveis, golpistas começaram a vender produtos adulterados. O etanol é substituído por metanol. Há casos em Goiás e São Paulo. Não há registros ainda no DF. Produzido em laboratório, o metanol é praticamente igual ao etanol. Mas tem menos rendimento. Ou seja, o combustível queima mais rápido e o consumidor é lesado no bolso, pois precisa abastecer mais vezes. Segundo Tavares, o problema está sendo discutido na Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis). Diante de qualquer suspeita, o consumidor deve denunciar o caso para os órgãos de fiscalização, a exemplo da própria ANP.

article

Etanol/Cepea: Preços sobem em fevereiro, penúltimo mês da safra 23/24

Os preços dos etanóis negociados no spot do estado de São Paulo subiram em fevereiro, penúltimo mês da temporada 2023/24. Levantamentos do Cepea apontam que a média mensal do Indicador do hidratado CEPEA/ESALQ foi de R$ 2,1402/litro, aumento de 8,86% em relação à de janeiro. Para o anidro, a elevação foi de 10,6%, com a média passando para R$ 2,4018/litro. Segundo pesquisadores do Cepea, agora, a sustentação dos preços vai depender das expectativas de compradores sobre a oferta, que está relacionada aos estoques e aos custos das usinas, que podem se elevar nesta época do mês.

article

Congresso vota gasolina com 35% de etanol; como isso afeta o seu carro

A possibilidade de aumentar o percentual do etanol na gasolina, hoje em 27,5%, para 35% deve ser discutida nos próximos dias na Câmara dos Deputados. A proposta faz parte de seis projetos de lei (PL 528/20 e apensados) que tratam dos "combustíveis do futuro". O texto também permite que a mistura de biodiesel no diesel comum saia dos atuais 15% para até 25% a partir de 2031. O aumento do percentual de etanol na gasolina é uma demanda do governo Lula que começou a ser discutida em maio de 2023, quando o Planalto enviou ao Congresso a primeira proposta de lei sobre o tema. Continue a leitura aqui.

article

Combustível do Futuro não terá diesel coprocessado, diz relator Arnaldo Jardim

O relator do projeto de lei do Combustível do Futuro, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), espera fechar nesta terça-feira (5/3) um texto negociado entre Câmara, governo e os setores envolvidos, dos biocombustíveis ao setor automotivo. O parlamentar concedeu uma entrevista exclusiva para assinantes do político epbr na última sexta-feira (1/3), em que reforçou sua posição de não incluir o diesel coprocessado endash; em que óleos vegetais são processados junto com o petróleo na refinaria endash; no mandato do biodiesel. eldquo;Não colocarei o diesel coprocessado. Não por nenhum preconceito (ehellip;) Mas esse projeto trata dos biocombustíveis, do combustível do futuro. Então eu acho que não era o processo adequadoerdquo;, disse Jardim. eldquo;Acho que a indústria, aí no caso, o próprio IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), tem que continuar com seus questionamentos. Já fiz vários encontros, algumas coisas adequei no projeto, outras estou disposto a adequar, desde que não comprometa aquilo que é a minha convicçãoerdquo;, afirmou. O relatório prevê a ampliação da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel para 20% até 2030, com margem de até 2 pontos percentuais, definida pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Na entrevista, Arnaldo Jardim falou também sobre a obrigação de compra de biometano prevista no Programa Nacional de Biometano, entre outros pontos do projeto.

article

BP tenta quebrar onda de azar de grandes petrolíferas

A BP prepara um novo poço em águas profundas no Brasil, em sua mais recente tentativa de quebrar uma onda de azar das grandes petrolíferas, que pagaram bilhões por direitos de exploração sem muitos resultados. A gigante britânica se prepara para perfurar o bloco Pau Brasil, no pré-sal, disse a BP em resposta a perguntas. A BP tem um contrato para começar a usar o navio-sonda Valaris DS-15 em 24 de março a uma taxa diária de US$ 410.000, de acordo com informações no site da Valaris. Clique aqui para continuar a leitura.

article

Petrobras questiona na Justiça leilão de terminal no Porto de Santos

A Petrobras entrou com uma ação na Justiça contra o leilão do Terminal STS 08 do Porto de Santos, um dos mais importantes do País, previsto para ser realizado nesta terça-feira, 5. Pela ação, de 1º de março, a Autoridade Portuária de Santos (APS), responsável pela infraestrutura pública do porto, tem até 11 de março para se manifestar. O terminal STS 08 é uma área de 152,3 mil m² destinada à armazenagem e distribuição de granéis líquidos, especialmente combustíveis. O local já tinha ido a leilão em novembro de 2021, mas não houve interessados. A Petrobras alega que as regras atuais do edital são incompatíveis com as da estatal, que opera atualmente um terminal vizinho, o STS 08 A, arrendado no leilão de 2021. Segundo a empresa, se o processo seguir nos termos publicados em edital, haverá impactos no abastecimento de combustíveis em praticamente todas as regiões do Brasil, especialmente em decorrência da preferência de atracação do píer. A Petrobras diz que a área exige uma reforma cujo prazo não foi definido por questões técnicas pela APS e pela Secretaria de Portos e afirma que isso não foi considerado no edital. eldquo;O terminal de Santos é o único com estrutura para receber GLP importado e é responsável por boa parte de escoamento das grandes refinarias de São Paulo, que abastecem o Sudeste e o Centro-Oeste, além de mandar produtos também para o Nordeste e para exportaçãoerdquo;, disse a estatal. A Petrobras alega que um novo píer do terminal estava previsto para ficar pronto em 2028, mas houve mudanças no processo de licenciamento ambiental, e a eldquo;Secretaria de Portos e a Autoridade Portuária de Santos resolveram mudar as condições do contrato celebrado e solicitaram alteração do layout do píererdquo;. Segundo a companhia, as mudanças vão acarretar um novo prazo para a reforma, eldquo;não determinado devido às indefinições técnicas ainda não sanadas pela Autoridade Portuáriaerdquo;. eldquo;No entanto, isso não foi considerado no novo edital da área STS 08eamp;Prime;, informou a estatal. Leilão A Autoridade Portuária de Santos afirmou que a ação judicial da Petrobras contra o leilão em nada atrapalha o processo. Segundo a empresa, ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos, o leilão do terminal será feito na B3 ainda este ano. Nesta terça-feira, 5, a APS recebe as manifestações de interesse na operação do terminal. eldquo;Está mantido o edital e a licitação, e como tem mais de um interessado, será feito leilão na B3eamp;Prime;, informou a assessoria, sem precisar a data. eldquo;Será ainda este anoerdquo;, afirmou. Ainda segundo o Porto de Santos, o edital já passou por várias mudanças e poderá ainda ser alterado.

Como posso te ajudar?