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Etanol x gasolina: abastecer com álcool perde força e só vale em 12 estados

Depois de muitos meses, a gasolina volta a valer mais a pena que o etanol na maior parte do território brasileiro. É isso o que mostra um levantamento feito pela empresa Ticket Log obtido com exclusividade pelo UOL Carros. Agora, abastecer com álcool é o que mais compensa em apenas 12 dos 27 estados brasileiros, enquanto a gasolina é a melhor opção em 15. As elevações nos preços médios de ambos os combustíveis são consequência do reajuste do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que entrou em vigor no dia 1º do mês. Outros fatores como a valorização do petróleo no mercado internacional e as variações cambiais, que afetam os custos de importação e produção, também colaboraram para a alta. De acordo com a Ticket Log, o menor preço médio do etanol é encontrado no município de Gabriel Monteiro (SP), onde o litro sai por R$ 3,82. Já o álcool mais caro do país está em Itaocara (RJ) a R$ 5,70. Já a gasolina mais barata é localizada em Inúbia Paulista (SP), com preço médio de R$ 5,78. A mais cara está em Alto Boa Vista (MT), por R$ 7,70. Para ler esta notícia, clique aqui.

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Transnordestina já negocia pré-contrato com a Dislub para transporte de produtos

A Transnordestina Logística S.A informou que já negocia a assinatura de um contrato de intenções com o Grupo Dislub Equador, para transporte de produtos. A afirmação é do diretor-presidente da Transnordestina, Tufi Daher, na cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Parque de Tancagem da Dislub no Porto do Pecém, na manhã desta quarta-feira. "Já começamos a conversar com eles (Dislub). A obra acaba em 2027, junto com a nossa. Então, vamos fazer primeiro um contrato de intenções e em seguida firmar um contrato para transportes dos produtos deles para a região toda de Pernambuco, Piauí, e do próprio Ceará". "Em todo lugar do mundo quando você instala uma infraestrutura de qualidade, de performance altíssima, como vai ser a Transnordestina, é lógico que as empresas se animam a colocar nas proximidades da ferrovia, porque o frete é em torno de 30% mais barato do que o rodoviário. Isso muito nos alegra", disse Daher. Segundo Leonardo Cerquinho, diretor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Dislub Equador, a partir do terminal que será construído no Pecém, e com a parceria com a Transnordestina, será possível atender não só o Estado do Ceará, mas também parte dos estados de Pernambuco e Piauí. "A empresa já vai conseguir atender todo o estado (Ceará) independente da ferrovia, mas com a ferrovia, a gente consegue atender também o oeste de Pernambuco e o sul do Piauí. Então o Ceará vai deixar de ser um estado que recebe combustível de outros estados e vai passar a atender regionalmente fortalecendo a vocação de Pecém de ser um hub logístico para o Nordeste e não só para o estado do Ceará", afirma. Ele lembra que, atualmente, o Ceará é importador de combustível, recebendo 40% do produto consumido aqui de outros estados. Sobre a possibilidade de atuar também nos portos secos que serão instalados na ferrovia, Cerquinho afirma que esse não foi um assunto conversado ainda. "Não avançamos nessa questão, mas havendo a existência de novos porto secos no interior, e quanto mais distante de Pecém, melhor, sem dúvida, a gente vai analisar com bastante cuidado". Com um investimento de R$ 430 milhões, sendo R$ 343 milhões financiados pelo Banco do Nordeste (BNB), o novo parque de tancagem terá uma capacidade inicial de armazenamento de 130 mil m³, com previsão de expansão para 220 mil m³. O empreendimento irá movimentar gasolina, diesel, etanol, biocombustíveis, querosene de aviação e até petróleo bruto, caso haja demanda. Durante a fase de construção, serão gerados cerca de 500 empregos diretos, além de 100 vagas permanentes na operação do parque. No evento de lançamento da obra, o governador Elmano de Freitas ressaltou a possibilidade de maior competitividade na distribuição de combustível no Estado do Ceará. "Temos uma expectativa muito positiva de melhoria da logística, da distribuição, que a competitividade possa trazer, quem sabe, até redução de preço. Mas, o que é muito importante é que estamos modernizando a logística do Estado do Ceará. Penso que esse investimento, além de gerar emprego, gera oportunidade para o nosso povo, melhora a nossa condição do Porto do Pecém e, especialmente, melhora todo o setor de combustível no Estado do Ceará", reforçou o governador. eldquo;Hoje, cerca de 40% dos produtos consumidos no Ceará chegam por outros modais, principalmente o rodoviário. Com o novo terminal no Pecém, o estado passará a ser atendido integralmente por navios de grande escala, ampliando a eficiência logística, com potencial ainda de atender os estados vizinhos pelo modal ferroviárioerdquo;, destacou o CEO do Grupo Dislub Equador, Sérgio Lins. A construção do parque de tancagem no Porto do Pecém faz parte da estratégia de expansão do Grupo Dislub Equador, consolidando sua presença no Nordeste e contribuindo para o fortalecimento da infraestrutura energética da região. A previsão é que as obras sejam concluídas em agosto de 2027.

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Grupo Dislub Equador investe R$ 430 milhões e lança pedra fundamental no Porto de Pecém

O Grupo Dislub Equador realiza o lançamento da Pedra Fundamental para a construção do seu parque de tancagem no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, na quarta-feira (19). A cerimônia acontece a partir das 9h, no terreno onde será erguido o empreendimento, marcando oficialmente o início das obras do projeto com investimento de R$ 430 milhões. O novo parque de tancagem terá uma capacidade inicial de armazenamento de 130 mil m³, com previsão de expansão para 220 mil m³. O empreendimento irá movimentar gasolina, diesel, etanol, biocombustíveis, querosene de aviação e até petróleo bruto, caso haja demanda. Durante a fase de construção, serão gerados cerca de 500 empregos diretos, além de 100 vagas permanentes na operação do parque. Do total investido, R$ 343 milhões são financiados pelo Banco do Nordeste (BNB). eldquo;Hoje, cerca de 40% dos produtos consumidos no Ceará chegam por outros modais, principalmente o rodoviário. Com o novo terminal no Pecém, o estado passará a ser atendido integralmente por navios de grande escala, ampliando a eficiência logística, com potencial ainda de atender os estados vizinhos pelo modal ferroviárioerdquo;, destaca o CEO do Grupo Dislub Equador, Sérgio Lins, ressaltando a relevância do projeto para a infraestrutura logística e o desenvolvimento econômico da região. A construção do parque de tancagem no Porto do Pecém faz parte da estratégia de expansão do Grupo Dislub Equador, consolidando sua presença no Nordeste e contribuindo para o fortalecimento da infraestrutura energética da região. A previsão é que as obras sejam concluídas em agosto de 2027.

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Projeto endurece punição para fraudes no comércio de combustíveis

Um projeto de lei protocolado na 5ª feira (20.fev.2025) prevê o aumento das multas em casos de fraudes envolvendo gás natural, petróleo, biocombustíveis e derivados. O autor do PL 399/2025 é o deputado Flávio Nogueira (PT-PI). De acordo com o congressista, o objetivo da proposta é cumprir as metas definidas pela RenovaBio, política nacional de biocombustíveis que norteia o mercado. eldquo;Queremos proteger o consumidor e estabelecer maior rigor na punição dos agentes econômicos que atuam, neste mercado, às margens da legislação. O projeto também visa contribuir para uma economia descarbonizada, um comércio mais sustentável, em sintonia com a política nacional de biocombustíveiserdquo;, disse ao Poder360. Eis a íntegra (PDF endash; 131 kB). Para ler esta notícia, clique aqui.

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Cadeia de combustíveis quer bancar fiscalização da ANP contra o crime organizado

Empresas de todos os segmentos da cadeia de combustíveis, dos fósseis aos renováveis, uniram-se à ANP (Agência Nacional de Petróleo) nesta semana e propuseram bancar o combate ao crime organizado, que já fatura mais com o setor do que com a cocaína, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Outra medida aventada é a criação de um operador nacional de controle semelhante ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), que coordene o monitoramento de dados dos combustíveis em todo o território nacional. Mas diferentemente do ONS, que é um órgão apartado da Aneel, a ideia é que esse operador nacional fique sob o guarda-chuva da ANP, dando suporte às tarefas de fiscalização. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública estima que as facções criminosas faturaram cerca de R$ 146,8 bilhões com combustíveis, ouro, cigarros e bebidas em 2022, quase 10 vezes mais do que a receita com cocaína, que somou R$ 15 bilhões. Esse avanço do crime organizado no setor acontece em um momento de aperto fiscal, em que os recursos públicos enviados para fiscalização estão sendo cada vez mais escassos. Operadores do mercado afirmam que a ANP sofreu com um recuo de 20% a 25% dos recursos enviados do Orçamento federal de outubro do ano passado a janeiro deste ano. Preocupado com essa situação, o setor quer enviar recursos privados para dar suporte à ANP em sua atividade de fiscalização. Além do envio de dinheiro, essas empresas se comprometeram a doar aparelhos que viabilizem a fiscalização instantânea do produto no próprio posto emdash;isso para flagrar possíveis adulterações. Hoje, a ANP coleta as amostras nos postos e as leva para laboratórios. Os resultados só saem após um mês. Enquanto isso, dizem as distribuidoras, organizações criminosas têm tempo de agir para se proteger, mudando de endereço, por exemplo. Paralelamente, as empresas também pressionam o Congresso para aprovar o projeto de lei que facilita a punição dos devedores contumazes. Também pedem aos parlamentares medidas que garantam efetividade nas punições aos fraudadores no setor.

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Mercedes-Benz corta custos e renova foco em veículos a combustão

A Mercedes-Benz anunciou nesta quinta-feira (20) mais cortes de custos e mais carros a gasolina e diesel do que veículos elétricos em sua nova linha de produtos, em uma tentativa de recuperar margens de lucro. A montadora alemã lançará 19 modelos com motor a combustão e 17 elétricos até o final de 2027, em um sinal de foco renovado na oferta de motores a combustão depois que as vendas de veículos elétricos caíram 25% no ano passado. "A estratégia de valor sobre o volume continua em vigor emdash;ela não foi abandonada", disse o diretor financeiro, Harald Wilhelm, acrescentando que é uma boa notícia para a margem do grupo o fato de que os modelos a combustão ainda estejam superando em muito os elétricos. A montadora também localizará mais produção na China e nos Estados Unidos, disse Wilhelm, protegendo-se das crescentes tensões comerciais, incluindo ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de uma tarifa de 25% sobre todas as importações de veículos a partir de abril. "O luxo e a China simplesmente não estão funcionando, e ambos são vitais para o sucesso comercial da montadora sediada em Stuttgart", disse o estrategista de investimentos Jürgen Molnar, da corretora RoboMarkets. PERSPECTIVA SOMBRIA Depois de uma queda de 30% no lucro em 2024, e de 40% na divisão de automóveis, o resultado de 2025 deve recuar mais, disse a Mercedes-Benz, esperando uma taxa de retorno em sua divisão de automóveis de apenas 6% a 8%. O setor automotivo europeu enfrenta uma série de desafios este ano, com a Volkswagen e outras montadoras, bem como fabricantes de componentes, anunciando cortes profundos de custos. A Mercedes-Benz planeja reduzir os custos de produção em 10% até 2027 e dobrar esse percentual até 2030, além de um plano em andamento lançado em 2020 para reduzir os custos em 20% entre 2019 e 2025. A empresa não fechará fábricas na Alemanha, disse o diretor financeiro nesta quinta, mas transferirá a produção de um de seus modelos do país para a Hungria, onde os custos são 70% menores. A empresa também terceirizará áreas como finanças, recursos humanos e compras, além de reduzir o tamanho da força de trabalho por meio da não substituição de trabalhadores que se aposentam e da negociação de grandes planos de demissão voluntária, acrescentou. (Reuters)

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