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Petróleo fecha sessão volátil em leve alta com suporte da desvalorização do dólar

Os contratos futuros do petróleo fecharam a sessão desta quarta-feira em leve alta, recebendo suporte da desvalorização do dólar, que oscilou bastante ao longo do dia, mas operava em queda por volta do fechamento da commodity. O contrato do petróleo Brent para setembro - a referência global da commodity - fechou em leve alta de 0,08%, a US$ 99,57 por barril, enquanto o do WTI americano para agosto avançou 0,47%, a US$ 96,30 por barril. O índice dólar DXY, que normalmente tem correlação negativa com os preços do petróleo, recua 0,10%, a 107,962 pontos. O dólar teve uma sessão volátil, variando de alta de 0,47% na máxima da sessão a queda de 0,54% na mínima, com os investidores avaliando as perspectivas para a política monetária do Federal Reserve (Fed) após a divulgação dos dados de inflação nos EUA. Os preços do petróleo chegaram a recuperar brevemente a marca dos US$ 100 mais cedo, quando o DXY chegou a operar em alta de mais de 0,4%, com o Brent tocando os US$ 106,56 na máxima intradiária. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) mostrou um avanço de 9,1% na sua base anual, a expectativa de economistas consultados pelo eldquo;The Wall Street Journalerdquo; era de um aumento de 8,8%. A alta acima do esperado dos preços reforça os temores de que o Fed será obrigado a elevar os juros rapidamente, prejudicando ainda mais a economia, em meio aos temores crescentes de uma recessão nos EUA. A recuperação dos preços do petróleo vai na contramão do que normalmente seria esperado após a divulgação dos dados de estoques do Departamento de Energia dos EUA (DoE), que indicaram que as reservas de petróleo do país subiram 3,25 milhões de barris na semana passada, contrariando as expectativas de consenso, de queda de 900 mil barris no período. Já os estoques de gasolina subiram 5,82 milhões de barris, também contrariando as expectativas, de queda de 900 mil barris. Para ler esta notícia, clique aqui.

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Risco político afasta interessados por refinarias

O processo de venda de três refinarias da Petrobras não deverá ser competitivo, apurou o Valor. A petroleira recebe até amanhã manifestações de potenciais interessados nas unidades Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, e Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul. A iniciativa inclui ainda ativos logísticos integrados a essas instalações. A pouco menos de três meses das eleições presidenciais, potenciais investidores não acreditam que o processo de venda seja concluído este ano. A Petrobras está sendo assessorada pelo Citi. Fontes da própria petroleira ouvidas pelo Valor também não veem o processo andando antes de outubro. Com o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva à frente das intenções de voto, a preocupação é que a venda dos ativos poderá ser interrompida, caso ele ganhe as eleições. Lula já manifestou em seu programa de governo que é contra a privatização da Petrobras. Mesmo em um cenário em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito, os potenciais compradores também não se sentem seguros, disse um empresário, sob condição de anonimato, que ainda avalia se vai fazer proposta por uma das unidades. eldquo;Todo esse movimento do presidente em relação à troca de comando na Petrobras e intervenção de preços deixam os investidores em alertaerdquo;, afirmou. O Valor apurou que o grupo Ultra, dono da rede de postos Ipiranga, não pretende apresentar proposta. O conglomerado tinha avançado na compra da unidade Refap, do Rio Grande do Sul. No entanto, em outubro do ano passado, as duas partes anunciaram que as negociações não tinham ido adiante. Para o Ultra, a compra de Refap seria estratégica para o grupo na área de óleo e gás. Fontes afirmaram que a Petrobras tentou renegociar um preço maior pela refinaria, acima da oferta apresentada pelo grupo originalmente. O grupo Cosan ainda avalia se fará oferta. No ano passado, a gigante de infraestrutura fez uma proposta pela Repar, mas ficou abaixo das intenções de venda da petroleira. O fundo soberano Mubadala, dono da unidade Mataripe (antiga Landulpho Alves), também não teria interesse de fazer uma oferta por uma das unidades do sul do país, segundo fontes. Procurado, o fundo não se manifestou. A venda das refinarias faz parte do acordo assinado em 2019 entre a petroleira e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a alienação de oito unidades, com o objetivo de atrair outras empresas para o setor. Os ativos à venda correspondem a cerca de metade da capacidade de processamento da estatal. Até o momento só foi concluída a venda da refinaria da Bahia A Petrobras já assinou contratos para as unidades SIX, no Paraná, e Reman, no Amazonas, mas as transações ainda não foram concluídas. A venda da Rnest foi encerrada em agosto de 2021, também sem sucesso, depois que os interessados desistiram de apresentar propostas vinculantes. Com isso, a Petrobras optou por incluir no plano de negócios as obras de conclusão do segundo trem de refino do projeto, com investimentos previstos em US$ 1 bilhão. Segundo a empresa, a intenção é ampliar o interesse de potenciais compradores. Segundo um especialista do setor de óleo e gás, a estatal demorou muito para levar adiante o processo de venda. Para ele, o Cade deveria ter feito maior pressão. eldquo;Agora, perdeu o elsquo;timingersquo;. O fantasma da [intervenção] no preço ainda pesa.erdquo; Essa fonte entende que esse processo de venda é desvantajoso para a concorrência, uma vez que as refinarias do São Paulo e Rio de Janeiro ficaram de fora do processo de desinvestimento da Petrobras. eldquo;Se é para ter concorrência, o Cade deveria incluir refinaria desses Estados. Mas a Petrobras não quer abrir mão do filé mignon.erdquo; Procurada, a Petrobras reforçou o seu compromisso com a ampla transparência de seus projetos de desinvestimento e de gestão de seu portfólio e informou que as etapas subsequentes do projeto serão oportunamente divulgadas. Já a Cosan e o Ultra não quiseram comentar o assunto. Para ler esta notícia, clique aqui.

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Compra de diesel russo é inviável, dizem importadores

Fornecedores da Rússia procuraram empresas da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) para conversas sobre importação de diesel, mas as operações são inviáveis, de acordo com o presidente da Abicom, Sérgio Araújo. As sanções internacionais à Rússia impedem os pagamentos das operações, segundo Araújo. Para ele, a compra de combustíveis russos pelo Brasil demanda um acordo diplomático que inclua os Estados Unidos, o que é improvável. eldquo;Os bancos têm operações que envolvem a economia americana, então seria necessário ter uma espécie de elsquo;waiverersquo; [exceção ao cumprimento de uma regra] com o Tesouro americanoerdquo;, disse. Esta semana, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que há negociações para a compra do diesel produzido na Rússia, país que está sob sanções da Europa e Estados Unidos depois de invadir a Ucrânia. O objetivo seria reduzir os preços de combustíveis no país e evitar eventuais desabastecimentos. Há temores de escassez de diesel no mercado internacional. De acordo com um relatório da consultoria SeP Global Commodity Insights, um acordo para a compra de diesel da Rússia pelo Brasil teria que incluir um desconto nos preços significativo para compensar a pressão política ocidental contra a decisão. A consultoria afirma que esse movimento faz sentido para poucos países latino americanos, além dos tradicionais aliados da Rússia na região, como Cuba, Nicarágua e Venezuela. Uma fonte ouvida pela SeP no setor de trading de combustíveis também confirmou que haveria problemas para que o Brasil pagasse pelas cargas. eldquo;Como pagar se os bancos não podem fazer transações com empresas russas?erdquo;, disse. Entretanto, a fonte apontou que o petróleo russo, de fato, é negociado com grandes descontos. O barril russo foi vendido recentemente com um desconto de US$ 36 por barril em relação ao brent, principal cotação internacional para a commodity. A diferença entre a cotação russa e o brent era menor que US$ 5 antes da guerra na Ucrânia. A SeP Global aponta que a compra do diesel russo poderia reduzir as importações brasileiras das cargas mais caras provenientes dos Estados Unidos. O Brasil precisa importar cerca de 25% do volume de diesel consumido no país, pois as refinarias nacionais não conseguem atender toda a demanda. Tradicionalmente, a região do Golfo do México americano supre a maior parte das importações brasileiras. De acordo a SeP, os Estados Unidos foram responsáveis por entregar de 54% a 71% do total de diesel importado pelo Brasil nos últimos três meses. Nesse mesmo período, o Brasil também comprou o combustível de países como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Índia. O Brasil é o segundo maior destino das exportações do Golfo americano, atrás apenas do México. Para ler esta notícia, clique aqui.

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'Se precisar trocar cinco vezes presidente da Petrobras, eu troco', diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) buscou rebater nesta quarta-feira (13) as críticas de que busca interferir no comando da Petrobras com as sucessivas trocas no comando da estatal e argumentou que os presidentes não tinham "sentimento social". Bolsonaro ainda ironizou as críticas por ter promovido quatro trocas na cúpula da estatal durante o seu mandato. "elsquo;Ah, ele trocou quatro vezes o presidente da Petrobrasersquo;", disse Bolsonaro a apoiadores, usando uma voz debochada para ironizar as críticas, para então arrematar: "Sim, e se precisar trocar cinco, eu troco", completou. O governo do presidente Jair Bolsonaro vem sofrendo desgastes por causa da alta da inflação, puxada em grande parte pelos reajustes dos preços dos combustíveis. O mandatário então lançou nos últimos meses uma guerra retórica contra os governadores, a quem acusou de serem os responsáveis pelos preços dos combustíveis, por manterem alta a carga tributária, e também contra a Petrobras. Em junho, logo após o último reajuste anunciado pela empresa, Bolsonaro intensificou a pressão pela demissão do então presidente da Petrobras, José Mauro Coelho. O executivo acabou renunciando dias depois. "SENTIMENTO SOCIAL ESTÁ PREVISTO EM LEI", DIZ PRESIDENTE Jair Bolsonaro passou nesta quarta-feira (13) mais de 45 minutos conversando com seus apoiadores no Palácio do Alvorada. Ao falar sobre a Petrobras, disse que nunca quis interferir no comando da empresa, mas que seus presidentes não estariam se preocupando com o preço da gasolina. "Ninguém quer trocar presidente da Petrobras para interferir. A gente quer trocar porque ele não tem aquele sentimento social que está previsto em lei. Em momentos de guerra, tudo é diferente, até mesmo na casa de vocês, quando o marido ou a mulher perde o emprego, entrou orçamento de guerra. Olha, não vou mais comprar iogurte, não sei o que lá, não vai ser carne, vai ser galinha. Você se vira", afirmou o presidente. Jair Bolsonaro afirmou que os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia são sentidos em todas as partes do mundo e que por isso os preços dos combustíveis estão altos. O chefe do Executivo também repetiu que está "tudo certo" para a compra de diesel mais barato da Rússia, negociação que teria começado durante a sua viagem ao país em fevereiro. Bolsonaro também voltou a criticar a diretoria da Petrobras por seus altos salários, e sugeriu que a alta dos preços é benéfico para eles porque eles aumentam os lucros. "O que a gente muda a Petrobras é para a gente, o pessoal, todo mundo tem que procurar o mais barato. Não pode ficar lá um diretor ganhando R$ 100 mil por mês, um presidente R$ 200 mil por mês, numa boa. Essas pessoas não estão preocupadas com o preço da gasolina. E quanto maior for o preço dos combustíveis, mais lucram em cima de vocês, mais sobra dinheiro para acionistas", afirmou. Entenda o que define o preço da gasolina "Não é que a gente não quer que Petrobras tenha lucro. A gente quer que tenha lucro. Mas como estamos em época de guerra, o sentimento tem que ser diferente, é sacrifício para todo mundo. Agora, não faziam isso." O presidente também cobrou em tom irônico que ninguém o acusou de ser o responsável pela redução do preço dos combustíveis. Em uma articulação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o Congresso Nacional aprovou proposta que estabeleceu um teto de 17% para tributos estaduais sobre combustíveis e outros itens, que passaram a ser considerados essenciais. A proposta vem resultando na redução dos preços. Por outro lado, o presidente havia elaborado uma proposta para gastar cerca de R$ 30 bilhões para compensar estados que zerassem suas alíquotas. A proposta acabou se tornando num pacote de bondades de R$ 41 bilhões, no ano em que busca a reeleição.

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Veja o que muda com a aprovação da PEC do Auxílio Brasil

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (13) a votação da PEC (proposta de emenda à Constituição) que cria um vale para caminhoneiros e taxistas, dobra o valor do Auxílio Gás e amplia o Auxílio Brasil para R$ 600 até o fim do ano, a um custo estimado em R$ 41,25 bilhões. Após a votação em dois turnos e a análise dos destaques (emendas que propunham mudanças ao texto), a PEC segue para promulgação, em sessão que apenas oficializa as medidas aprovadas endash;o que deve ocorrer nos próximos dias. O governo se prepara para pagar os novos valores do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás em agosto, mas ainda é incerta a data de pagamento do auxílio de R$ 1.000 para caminhoneiros e do vale para taxistas. Há chance de o pagamento a caminhoneiros sair ainda em julho. Veja as principais mudanças. 1) AUXÍLIO BRASIL VAI AUMENTAR PARA R$ 600 Ampliação do valor mínimo de R$ 400 para R$ 600 entre agosto e dezembro deste ano O primeiro pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 está previsto para ser feito entre 18 e 31 de agosto, conforme o final do NIS (Número de Identificação Social) O custo da ampliação do Auxílio Brasil é estimado em R$ 26 bilhões de agosto a dezembro O governo promete zerar a fila do programa e prevê incluir pouco mais de 2 milhões de famílias, mas o número final vai depender de quantas estarão efetivamente habilitadas no prazo previsto. O Executivo reconhece que a fila não deve ficar zerada por muito tempo Além disso, os números oficiais não contabilizam a fila da fila, que são as pessoas que aguardam para fazer parte do CadÚnico, porta de entrada para ter o benefício Calendário do Auxílio Brasil Final do NIS Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 1 18 19 18 17 12 2 19 20 19 18 13 3 22 21 20 21 14 4 23 22 21 22 15 5 24 23 24 23 16 6 25 26 25 24 19 7 26 27 26 25 20 8 29 28 27 28 21 9 30 29 28 29 22 0 31 30 31 30 23 2) AUXÍLIO-GÁS DE R$ 120 A CADA DOIS MESES O valor do benefício pago a cada dois meses vai dobrar, para cerca de R$ 120 por bimestre O primeiro pagamento também está previsto para agosto, entre os dias 18 e 31 de agosto, nas mesmas datas do Auxílio Brasil Atualmente, o benefício é de 50% do valor médio do botijão de 13 kg. O valor pago em junho foi de R$ 53 Segundo a proposta, o valor extra terá validade de 1º de julho a 31 de dezembro de 2022 O custo da medida é de R$ 1,05 bilhão Quem ganha o Auxílio Brasil e também tem direito ao Auxílio Gás emdash;cerca de 5,7 milhões de famílias hojeemdash; deve sacar R$ 720 em agosto, outubro e dezembro, conforme prevê a PEC 3) CAMINHONEIROS TERÃO AUXÍLIO DE R$ 1.000 Benefício de R$ 1.000 será pago a caminhoneiros autônomos cadastrados como TAC (Transportador Autônomo de Cargas) até 31 de maio deste ano na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre). Caminhoneiros que se inscreveram após essa data não serão incluídos Previsão é que pagamento seja feito até fim de julho O Ministério da Infraestrutura prepara uma lista de beneficiários, com base no cadastro da ANTT, mas ainda falta divulgar a forma como esse auxílio será pago Esse cadastro tem caminhoneiros autônomos, mas também donos de furgões e outros veículos de menor porte. O maior desafio é identificar quem está efetivamente em atividade O custo é de R$ 5,4 bilhões mas, para representantes dos caminhoneiros, o voucher não resolve o problema da categoria 4) AUXÍLIO PARA TAXISTAS A proposta prevê um auxílio financeiro de R$ 2 bilhões a taxistas, concedido entre 1º de julho e 31 de dezembro Ainda não há previsão de início do pagamento A PEC estabelece que o auxílio será pago a motoristas de táxi devidamente cadastrados até o dia 31 de maio de 2022, mas não detalha o valor que será pago individualmente 5) SUPLEMENTAÇÃO PARA O PROGRAMA ALIMENTA BRASIL Repassará mais recursos ao programa, antes chamado de Programa de Aquisição de Alimentos Custo de R$ 500 milhões 6) VERBA PARA O TRANSPORTE GRATUITO PARA IDOSOS Autoriza repasse de verba para garantir a gratuidade para idosos no transporte público municipal e intermunicipal, em regiões metropolitanas. Gratuidade, prevista em lei, já está em vigor atualmente O custo da medida é de R$ 2,5 bilhões 7) REPASSE DE VERBA PARA O SETOR DO ETANOL Repasse a estados para compensar cortes em alíquotas de tributos sobre o etanol e manter a competividade do combustível O custo da medida é de R$ 3,8 bilhões 8) DECRETAÇÃO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA Possibilita o pagamento de novos benefícios, como o auxílio para caminhoneiros, mesmo em ano de eleição Estado de emergência visa proteger o governo em casos de questionamentos jurídicos por infração à legislação eleitoral.

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Petrobras conclui análise de indicados e trocas no Conselho devem ficar para o meio de agosto

O presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Márcio Weber, decidiu convocar uma reunião para a próxima segunda-feira (18/7) em que deve ser convocada a Assembleia Geral Extraordinária. Na assembleia, os acionistas votarão nos novos componentes do Conselho de Administração, incluindo os futuros ocupantes das cadeiras que o governo federal detém. Weber afirmou à CNN que a assembleia deve ficar para 18 de agosto. O avanço no processo de trocas na alta administração da petrolífera só é possível porque o Comitê de Elegibilidade da Petrobras concluiu no início da noite desta quarta-feira (13) a análise dos nomes dos indicados. São nove candidatos ao Conselho de Administração para sete cadeiras em jogo. Duas hoje pertencem a acionistas minoritários e cinco ao governo federal. Os acionistas querem reconduzir os já componentes do colegiado, Juca Abdalla e Marcelo Gasparino. Já o governo indicou cinco nomes novos e dois de atuais conselheiros, que são vistos como eldquo;margem de manobraerdquo;, caso um dos cinco seja impedido de assumir o posto ao longo do processo ou desista, como já aconteceu com outros postulantes ao comando da Petrobras. Os nomes dos candidatos a estreantes são Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro, número 2 do ministério da Casa Civil; Gileno Barreto (também indicado como Presidente do Conselho de Administração), presidente do Serpro; Ricardo Soriano de Alencar, Procurador-Geral da Fazenda Nacional; Iêda Cagni, presidente do Conselho do Banco do Brasil; e Edison Antônio Costa Britto Garcia, presidente do Conselho de Administração do BRB, o Banco de Brasília. Márcio Weber, atual presidente do Conselho de Administração, e Ruy Schneider são os veteranos indicados pelo governo. Uma ata da reunião do Comitê de Elegibilidade será publicada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em até sete dias com o resultado da análise e sugestões para minimizar eventuais conflitos de interesses dos indicados. A CNN já revelou que três desses cinco potenciais estreantes indicados pelo governo tiveram ressalvas apontadas ao longo do processo de checagem de antecedentes.

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