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Caramuru pode elevar produção de biodiesel em até 40%, se mistura aumentar a 15%

Se confirmadas as expectativas do mercado e a mistura de biodiesel ao diesel atingir 15% (B15) em março de 2023, a Caramuru Alimentos pretende utilizar toda sua capacidade produtiva para elevar a fabricação e as vendas do biocombustível em até 40%, disse à Reuters uma executiva da empresa nesta terça-feira em estimativa preliminar. Atualmente, a companhia produz entre 380 milhões e 390 milhões de litros de biodiesel, mas a capacidade de produção da empresa pode chegar a cerca de 550 milhões de litros com três plantas, informou a coordenadora de mercado da Caramuru, Janaina Lemes. "Se vier B15, a Caramuru vem com capacidade total de produção... e a meta vai ser vender toda (a produção), vai trabalhar para vender", afirmou a executiva durante evento em São Paulo. Nesse cenário, a companhia fez um exercício com dados de órgãos como USDA, Abiove e ANP sobre o complexo soja, projetando vendas totais de biodiesel do Brasil em torno de 9,03 bilhões de litros para o ano que vem, versus 5,64 bilhões em 2022, quando a mistura foi de 10%. A projeção para 2023 considera aumento para B14 em janeiro e B15 a partir de março, conforme um cronograma do governo que foi abandonado em 2022, quando a mistura deveria ter sido de 14% na maior parte do ano. No cenário de B15 na maior parte de 2023, segundo a executiva, o consumo de óleo de soja para a produção de biodiesel poderia avançar a 8,13 milhões de toneladas, ante 5,08 milhões neste ano. eldquo;O que seria mais penalizada é a exportação de óleo de soja, que pode cair a 300 mil toneladas no ano que vemehellip; Nós queremos ser um país que investe primeiro no mercado interno e depois na exportaçãoerdquo;, disse ela. Em 2022, as exportações de óleo de soja estão estimadas em elevado patamar de 2,2 milhões de toneladas, diante de uma lacuna de óleo de girassol no mercado internacional deixada pela Ucrânia, em função da guerra com a Rússia, e aumento de demanda da Índia ao produto brasileiro. Nos dados compilados pela Caramuru, a tendência é de que a produção de soja na safra 2022/23 alcance o recorde de 152 milhões de toneladas, fato que, somado à demanda adicional para o biodiesel, permitirá um incremento na fabricação de óleo em 3%, para 10,2 milhões de toneladas. eldquo;Oferta tem mais do que suficiente para atender o B15erdquo;, acrescentou a coordenadora. Na véspera, representantes da indústria de biodiesel presentes em evento da BiodieselBR se mostraram confiantes com a manutenção do cronograma previsto para o aumento na mistura do biocombustível ao diesel para o ano que vem. Eles pretendem começar a interlocução com a equipe de transição do novo governo federal para enfatizar esse pleito. Apesar de divergências ideológicas de parte do agronegócio com o PT do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, o setor de biodiesel reconheceu que as gestões petistas sempre tiveram uma atenção especial com o biocombustível, e desta vez não esperam que seja diferente. (Reuters)

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Petróleo fecha em queda, pressionado por preocupações com a China

Os contratos futuros de petróleo fecharam em queda nesta terça-feira (08), mesmo com o arrefecimento do dólar. O óleo foi pressionado pelas preocupações com o avanço da covid-19 na China, em meio ao aumento de casos da doença no país. O petróleo WTI para dezembro fechou em queda de 3,14% (US$ 2,88), a US$ 88,91 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), enquanto o Brent para janeiro de 2023 caiu 2,61% (US$ 2,56), a US$ 95,36 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE). A China registrou o seu maior nível de infecções por covid-19 em seis meses, com 5.600 novos casos em todo o país. eldquo;Para as perspectivas globais, a reabertura chinesa seria um grande negócio se acontecesse. Mas, com a China, você tem que saber a quem ouvir. Muitas vezes o boato pega fogo, mas não tem nenhum fundamento na realidadeerdquo;, avalia Charles Diebel, chefe de renda fixa da Mediolanum International Funds. O Commerzbank destaca que a China importou consideravelmente mais petróleo bruto em outubro. No entanto, eldquo;como as importações acumuladas desde o início do ano ainda estão 2,7% abaixo do ano passado, é provável que seja difícil evitar um declínio ano a ano para o 2022 como um todoerdquo;, pondera o banco. eldquo;As esperanças de que um afastamento da política de zero covid possa estar nos planos foram oficialmente anuladas no fim de semana. Isso teria que acontecer para que a demanda por petróleo voltasse a crescer mais fortemente no país asiáticoerdquo;, acrescenta. Em outra questão para o mercado a SeP Global, por sua vez, avalia que a compra de petróleo da Rússia pela Ásia não deve ser impedida por questões relativas a seguros, após a implementação do regime de bases de preços pelo G7 no próximo mês, mas desafios logísticos terão de ser enfrentados.

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FGV: Preço ao consumidor sobre na 1ª quadri de novembro; confira

O Índice de Preços ao Consumidor endash; Semanal (IPC-S) subiu 0,71% na primeira quadrissemana de novembro, após alta de 0,69% no fechamento de outubro. A informação foi divulgada nesta terça-feira (08) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador acumula alta de 4,66% em 12 meses, menor do que o avanço de 5,05% registrado na última leitura de outubro. Quatro das oito categorias de despesas que compõem o indicador registraram avanço da inflação na primeira leitura do mês. O destaque da primeira quadrissemana de novembro foi o grupo Transportes (-0,19% para 0,21%), com influência de gasolina (-1,44% para -0,30%). Saúde e Cuidados Pessoais (0,85% para 0,99%), Vestuário (0,73% para 0,86%) e Alimentação (0,74% para 0,83%) também registraram acréscimo em suas taxas de variação. Nessas classes, os itens com maior peso foram artigos de higiene e cuidado pessoal (1,62% para 1,98%), roupas femininas (0,99% para 1,17%) e hortaliças e legumes (8,56% para 9,74%), respectivamente. Em contrapartida, os grupos Educação, Leitura e Recreação (3,07% para 2,43%), Habitação (0,58% para 0,41%), Comunicação (-0,73% para -0,82%) e Despesas Diversas (0,19% para 0,16%) apresentaram recuo em suas taxas de variação, com influência dos itens passagem aérea (14,06% para 9,91%), condomínio residencial (1,96% para 0,97%), tarifa de telefone móvel (-0,06% para -0,38%) e conserto de aparelho telefônico celular (0,83% para 0,27%), respectivamente. Influências individuais Passagem aérea (14,06% para 9,91%), taxa de água e esgoto residencial (3,35% para 2,65%) e plano e seguro de saúde (1,15% para 1,14%) foram os itens que mais exerceram pressão de alta no IPC-S da primeira quadrissemana de novembro. Batata inglesa (24,29% para 18,18%) e tomate (11,40% para 15,69%) completam a lista. Na direção contrária, as maiores influências foram de leite tipo longa vida (-5,88% para -4,85%), combo de telefonia, internet e TV por assinatura (-1,86% para -1,71%) e gasolina (-1,44% para -0,30%), seguidos por gás de bujão (-0,68% para -0,96%) e tarifa de eletricidade residencial (-0,66% para -0,24%).

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ANP reage a distribuidoras em guerra sobre bomba branca

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) entrou em um cabo de guerra com as grandes distribuidoras de combustíveis. As empresas, representadas pelo Instituto Combustível Legal (ICL), tentam minar a difusão das chamadas bombas brancas em postos de marca, uma das estratégias da agência para aumentar a competitividade e forçar a queda dos preços. Há cerca de um ano, a ANP permitiu que postos bandeirados (aqueles que ostentam a marca de uma fornecedora, como Shell, BR e Ipiranga) pudessem manter ao menos uma bomba para a venda de combustível de fornecedores concorrentes emdash; o que era proibido antes. A bomba branca foi inicialmente introduzida como inovação para o setor em uma medida provisória, mas caiu no Congresso por pressão das grandes redes de distribuição. Mesmo assim, a ANP levou a ideia adiante como norma própria e vem discutindo adequações ao texto em audiências públicas na Câmara. O ICL, que tem entre suas associadas as maiores distribuidoras do país, afirma que essa mudança trouxe insegurança ao mercado porque, supostamente, permite que os clientes comprem combustível sem saber a procedência. Também alega que as novas regras possibilitaram aumento de infrações nos postos. Executivos do setor dizem que a ANP já possui gargalos na fiscalização padrão. Com a bomba branca, essas dificuldades ficam ainda maiores. A ANP nega. Em nota, a agência afirmou nesta segunda (7) que o comerciante precisa informar em cada equipamento de qual empresa veio a mercadoria, o que afasta risco de o consumidor ser enganado ao abastecer. "Caso [o posto] não o faça, está sujeito a penalidades, como ocorre em casos de quaisquer irregularidades constatadas nas ações de fiscalização da agência", diz. A expectativa das distribuidoras é que o governo Lula revise a norma da ANP sobre a bomba branca e encontre uma forma de resolver o impasse. A bomba branca é parte de uma estratégia da ANP de abertura do mercado como forma de derrubar o preço dos combustíveis.

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Energia solar será combustível para o Hidrogênio Verde no Brasil

E vamos em frente porque foguete não tem ré! O hidrogênio é um dos principais combustíveis para levar foguetes ao espaço e está ganhando ainda mais espaço no cenário mundial. Afinal, o hidrogênio verde, o eldquo;combustível do futuroerdquo; produzido a partir de energia solar e eólica, é uma fonte renovável de energia. Além disso, ele está conquistando preços atrativos, competitivos com os da gasolina, o que vai estimular a transição energética. Sendo assim, muitos especialistas estão apontando o hidrogênio verde como o próximo combustível mundial. Ou seja, eles projetam que esse pode se tornar a principal fonte de energia da sociedade. Sabe o que é mais interessante? Esse combustível gera até 3 vezes mais energia do que os outros tipos de combustíveis fósseis, além de não poluir o meio ambiente. Entenda como a energia solar vai expandir esse mercado. O Hidrogênio verde é obtido a partir da energia solar e pode expandir o mercado nacional devido à potência instalada O hidrogênio verde é obtido a partir de um processo conhecido pelo nome de eletrólise. Em outras palavras, o processo separa o hidrogênio do oxigênio por meio de água e eletricidade. Dessa forma, você pode ter uma imensa produção de energia sem ter a queima de qualquer tipo de combustível fóssil. Além disso, o hidrogênio tem custos competitivos em relação à gasolina, o que é muito atrativo. Nosso país tem imensos reservatórios para armazenar energia produzida e também conta com uma potência instalada de 20.250 MW em energia solar. Isso significa que temos tudo para nos tornarmos um dos maiores nomes no mundo como produtores de hidrogênio verde. Sendo assim, poderemos expandir as exportações e prosperar com desenvolvimento econômico. Baixo custo do hidrogênio verde pode estimular produção e exportação no mundo, devido ao grande potencial de energia O baixo custo do hidrogênio verde, ou do eldquo;combustível do futuroerdquo;, é um ponto que chama muito a atenção de investidores e dos países. Atualmente, especialistas apontam que o custo de produção estará entre US$ 1,20 e USe#65284; 1,40/kg até 2030. Sendo assim, podemos ter uma fonte renovável de energia que vai estimular a transição energética. Afinal, os valores de produção e distribuição acabam sendo competitivos aos preços exercidos hoje para venda da gasolina. Ou seja, teremos um novo combustível que não polui, mas que tem um preço tão ou mais favorável que o da gasolina. Produção ainda é em pequena escala, mas deve atingir patamares interessantes nos próximos 5 anos, apontam especialistas da STI Norland O hidrogênio verde é uma grande promessa, mas ainda produzido em pequena escala. Todavia, alguns especialistas, inclusive da equipe técnica da STI Norland, uma das maiores produtoras de trackers para energia solar, apontam que em 5 anos veremos muito progresso. Esse progresso será movido pelo interesse constante na transição energética no mundo. eldquo;A ideia de substituir combustíveis fósseis pelo Hidrogênio Verde é, de fato, uma aposta promissora. Temos observado uma atenção especial sobre o tema mundialmente e, consequentemente, uma abertura do mercado para investimentos nesse sentido. O Brasil já sai em vantagem pela alta geração de energia proveniente de energias renováveis, com destaque para a matriz solar que está em plena expansão e alcançando patamares cada vez mais elevados em geração de energiaerdquo;. - Javier Reclusa, CEO da STI Norland (2022) Ou seja, o que temos para os próximos anos é otimismo de ser um dos principais países exportadores de hidrogênio verde no mundo.

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Petrobras repassou menos ao governo, aponta estudo

Estudo do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) mostra que a Petrobras transferiu R$ 66,6 bilhões em rendas para a União no ano passado. Caso sejam incluídos na conta os dividendos, o montante chega a R$ 93,7 bilhões. Apesar de expressivo, o valor fica bem abaixo dos R$ 202,9 bilhões informados pela estatal em seu relatório fiscal. A companhia discorda das afirmações do estudo e reitera que passou às esferas governamentais o valor apontado no relatório. Para ler esta notícia, clique aqui.

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