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Valor do etanol deve subir em 60 dias

A decisão de prorrogar a isenção de impostos federais (PIS/COFINS e Cide) para os combustíveis pelo atual Governo Federal limitará a valorização dos preços do etanol durante a entressafra, o que poderá refletir no mix de produção para a próxima safra canavieira. eldquo;Mesmo quando a isenção acabar a safra deve ser max açúcarerdquo;, avalia a Czarnikow, trading britânica de alimentos e serviços. A isenção deveria valer até o dia 31 de dezembro, conforme estabelecido pelo ex-presidente. Ao assumir, o presidente Lula adiou o prazo para mais 60 dias. eldquo;Uma decisão tomada pelo medo de ter preços de que combustíveis mais altos logo no primeiro mês de mandato. Até março os impostos federais sobre gasolina e etanol devem voltar integralmenteerdquo;, observa a analista da Czapp, Ana Zancaner. Mas qual a relevância disso para os preços do etanol e, consequentemente, do açúcar? Ana explica que a gasolina tem carga tributária maior que o etanol, o que significa que, para o etanol manter sua competitividade, seu preço precisa cair. eldquo;Quando foi anunciada a isenção de impostos federais junto com a redução do ICMS (mais sobre isso abaixo), em 30 dias o preço da gasolina caiu 19% e o etanol 13% nos postos. Ao mesmo tempo, o PVU (Preço Veículo Usina) do etanol caiu 5%, resultando em uma queda de 115 pontos na base No.11. E, desde então, o biocombustível tem apresentado uma paridade gasolina-etanol superior a 70%, perdendo participação de mercadoerdquo;, comenta a analista. Portanto, o retorno dos impostos sobre a gasolina seria positivo para o etanol. eldquo;Com base em uma paridade teórica de 70% (e um BRL de 5,35), o etanol poderia subir 200 pontos para mais de 15c/lb (base No.11)erdquo;, afirma Ana. Ainda de acordo com a trading, dado o patamar de preços do açúcar, dificilmente representaria uma ameaça para a visão máx açúcar para a safra 2023/24. eldquo;Para isso acontecer, o etanol precisaria estar acima de R$ 3/litro (PVU, líquido de impostos). Mas, ainda assim, melhoraria os retornos das usinas. Agora, terão de esperar até marçoerdquo;, elucida a analista. Quanto à recuperação do ICMS, só deve ocorrer em 2024 para São Paulo afirma a Czapp. eldquo;O teto do ICMS foi extremamente controverso. Por ser um imposto estadual, representou uma perda significativa de receitaerdquo;. Em junho do ano passado, a lei foi alterada para considerar o combustível um produto de primeira necessidade, e como tal estaria sujeito a um limite máximo de 17 ou 18% de ICMS (dependendo do estado). Em dezembro passado, alguns estados aumentaram o limite em até 4 pontos percentuais. No entanto, este não é o caso de São Paulo. Como o estado não conseguiu aprovar uma proposta no ano passado, qualquer aumento do ICMS só seria válido em 2024. eldquo;Mesmo supondo que SP poderia aumentar o ICMS da gasolina de 18% para 22%, a vantagem não é suficiente para trazer paridade entre açúcar e etanol. A alta do etanol subiria cerca de 300 pontos para 16,3c/lb, ainda muito abaixo dos retornos atuais do açúcar. A vantagem é que o preço médio do etanol de R$ 2,77/litro estaria acima do custo de produção, uma realidade que pode não ser o caso para a próxima safra 2023/24erdquo;, pondera Ana. analista ainda considera que, tudo isso pode ser compensado com uma mudança na política de preços da Petrobras. O governo indicou Jean Paul Prates como novo presidente da empresa, que é notoriamente contrário à política de preços atual da companhia. eldquo;Há uma chance de que os preços da gasolina sejam reduzidos a ponto de qualquer aumento de impostos manter os preços no mesmo nível. Então, todos os cenários de alta acima serão descartados e o setor sucroenergético no Brasil poderá estar novamente em uma posição de baixo preço do etanol e dificuldade em reduzir sua dívidaerdquo;, conclui.

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'Nunca ninguém falou em intervenção' nos preços de combustíveis, diz Prates

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), indicado pelo governo federal para presidir a Petrobras, afirmou nesta quarta-feira (4) que a estatal não fará intervenção nos preços dos combustíveis. div{margin:0;padding:0;}.abgc{display:none;height:15px;position:absolute;right:1px;top:1px;text-rendering:geometricPrecision;z-index:2147483646;}.abgb{display:inline-block;height:15px;}.abgc,.jar .abgc,.jar .cbb{opacity:1;}.abgs{display:none;height:100%;}.abgl{text-decoration:none;}.abgs svg,.abgb svg{display:inline-block;height:15px;width:auto;vertical-align:top;}.abgc .il-wrap{background-color:#ffffff;height:15px;white-space:nowrap;}.abgc .il-wrap.exp{border-bottom-left-radius:5px;}.abgc .il-text,.abgc .il-icon{display:inline-block;}.abgc .il-text{padding-right:1px;padding-left:5px;height:15px;width:74px;}.abgc .il-icon{height:15px;width:15px;}.abgc .il-text svg{fill:#000000;}.abgc .il-icon svg{fill:#00aecd} div{margin:0;padding:0;}.abgc{display:none;height:15px;position:absolute;right:1px;top:1px;text-rendering:geometricPrecision;z-index:2147483646;}.abgb{display:inline-block;height:15px;}.abgc,.jar .abgc,.jar .cbb{opacity:1;}.abgs{display:none;height:100%;}.abgl{text-decoration:none;}.abgs svg,.abgb svg{display:inline-block;height:15px;width:auto;vertical-align:top;}.abgc .il-wrap{background-color:#ffffff;height:15px;white-space:nowrap;}.abgc .il-wrap.exp{border-bottom-left-radius:5px;}.abgc .il-text,.abgc .il-icon{display:inline-block;}.abgc .il-text{padding-right:1px;padding-left:5px;height:15px;width:74px;}.abgc .il-icon{height:15px;width:15px;}.abgc .il-text svg{fill:#000000;}.abgc .il-icon svg{fill:#00aecd} Segundo Prates, "nunca ninguém falou em intervenção" nos preços, que, de acordo com ele, serão vinculados de "alguma forma" ao mercado internacional. Após a declaração do indicado para o comando da Petrobras, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, passou a operar em alta e fechou o dia com elevação de 1,12%. A política de preços a ser adotada, conforme Prates, ainda será discutida e levará em conta a prática do mercado. Prates não tem data definida para assumir a Petrobras, uma vez que seu nome ainda precisa ser aprovado pelo conselho de administração da empresa. Contudo, nesta quarta, ele deu declarações sobre o que planeja para sua gestão. "A Petrobras não faz intervenção em preços, ela cumpre o que o mercado e o governo criam de contexto. É um contexto. A Petrobras reage a um contexto. A gente vai criar a nossa política de preços para os nossos clientes, para as pessoas que compram da Petrobras", disse o senador. (function() {(function(){/*Copyright The Closure Library Authors.SPDX-License-Identifier: Apache-2.0*/var g=this||self,k=function(a,b){var c=Array.prototype.slice.call(arguments,1);return function(){var e=c.slice();e.push.apply(e,arguments);return a.apply(this,e)}};var l=function(a){a=a?a.toLowerCase():"";switch(a){case "normal":return"normal";case "lightbox":return"lightbox";case "push_down":return"push_down"}return null};function m(a,b){for(var c in a)b.call(void 0,a[c],c,a)};var n={o:"ad_container_id",D:"hideObjects",J:"mtfTop",I:"mtfLeft",N:"zindex",u:"mtfDuration",M:"wmode",K:"preferFlash",A:"as_kw",B:"as_lat",C:"as_lng",F:"mtfIFPath",v:"expansionMode",L:"mtfRenderFloatInplace",s:"debugjs",G:"dcapp",m:"breakoutiframe",H:"inMobileAdSdk"},q=function(a){m(a,function(b,c){if(c.toLowerCase()in p){var e=p[c.toLowerCase()];c in aeedelete a[c];a[e]=b}})},p=function(){var a={};m(n,function(b){a[b.toLowerCase()]=b});return a}();var u=function(a){this.g=a;a:{for(c in a.displayConfigParameters){b:if(a=r,"string"===typeof a)a="string"!==typeof c||1!=c.length?-1:a.indexOf(c,0);else{for(var b=0;b

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Novo produto obrigatório em picapes falta em postos e deixa donos a pé

Desde janeiro de 2022, quando as normas de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) L7 passaram a valer, as picapes e carros passeio a diesel, como Ford Ranger, Fiat Toro e Jeep Compass, passaram a ser equipados com sistema de agente líquido redutor de emissões de óxidos de nitrogênio, conhecido como Arla 32. Sem a solução, utilizada desde 2012 para tornar ônibus e caminhões menos poluentes, esses modelos podem perder a potência e até mesmo deixar de dar partida. No entanto, proprietários de modelos diesel relatam dificuldade para encontrar o produto em postos de combustíveis urbanos. A justificativa é que o Arla 32 é mais utilizado em caminhões, que, via de regra, param para abastecer nas estradas. Mas, afinal, quando os postos estarão preparados para atender à nova demanda?. O engenheiro Everton Silva, mentor em tecnologia e inovação em energia SAE, trabalhou no desenvolvimento do sistema para o país. Ele explica que o único objetivo do Arla 32 é diminuir a emissão de gases poluentes. Para continuar a leitura, clique aqui.

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Petrobras: Paes de Andrade renuncia à presidência, e estatal anuncia interino

A Petrobras informou em fato relevante, nesta quarta-feira, 4, que seu Conselho de Administração aprovou o encerramento antecipado do mandato de Caio Mário Paes de Andrade como presidente da Petrobras, com efeitos a partir desta quarta, e nomeou como presidente interino da companhia o diretor executivo de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, até a eleição e posse de novo presidente. Paes de Andrade renunciou ao cargo para poder assumir a secretaria de Gestão e Governo Digital no governo paulista. Ele também renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da companhia. Com a renúncia do executivo, a entrada do indicado pelo governo ao posto, Jean Paul Prates, pode ser acelerada, mas será necessária a convocação de uma Assembleia Geral extraordinária (AGE) para sua efetivação. Quem é Rittershaussen João Henrique Rittershaussen é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em engenharia de petróleo pela Petrobras, com MBA em Gestão de Negócios pela Coppead (UFRJ) e Advanced Management Program pela Insead (Institut Européen dersquo;Administration des Affaires) na França. Atua na Petrobras há 35 anos, ocupando diversas funções gerenciais. Rittershaussen atuou como gerente executivo, ocupando a gerência executiva de Sistemas de Superfície e em novembro de 2018 tornou-se gerente executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia, área que responde pela construção dos novos ativos da companhia nas áreas de EeP e RGN.

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Prates defende rever paridade de importação na política de preços da Petrobras

Indicado para presidir a Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT) defendeu nesta quarta-feira (4) rever a política de preços da empresa quanto à chamada paridade de importação endash;que leva em conta custos como frete de navios, custos internos de transporte e taxas portuárias. Segundo ele, os preços praticados no Brasil obedecem ao cálculo da importação mesmo quando a produção do combustível é nacional. A crítica é similar à da gestão Jair Bolsonaro (PL), que passou a buscar mudanças nos valores praticados principalmente a partir de trocas no comando da Petrobras e do Ministério de Minas e Energia. "Paridade de importação é o que para nós não faz sentido, em alguns casos. Isso vai ser trabalhado devidamente", disse Prates. "A gente tem que ter um preço que reflita o fato de a gente produzir no Brasil. É só isso. Não tem por que se assustar com isso", afirmou. Segundo ele, a prática hoje faz a refinaria cobrar pela produção nacional o equivalente a um produto importado. Para ele, uma coisa é usar como referência o mercado internacional. "Outra é dizer que na refinaria de Duque de Caxias você tem que praticar o [preço do] diesel de Roterdã mais o [custo com o] navio que traz ele, mais o [valor para usar o] duto para chegar à refinaria... Sendo que esse diesel foi produzido ali", diz. Ele também disse que pode haver uma política de regionalização da referência de preços e que o assunto vai ser discutido com o governo. "Essa é uma ideia minha que a gente vai discutir no fórum adequado, que é o CNPE [Conselho Nacional de Política Energética]", disse, acrescentando que o órgão reúne a Presidência da República e uma série de ministros. Mais cedo, Prates falou à agência Bloomberg que não haveria intervenção nos preços da companhia e nem fixação de preços endash;o que animou investidores da companhia na Bolsa. Depois, ele deu novas declarações a jornalistas, mas repetiu que não haveria intervenção. "Claro que não, nunca ninguém falou em intervenção", disse. "A Petrobras não faz intervenção em preços, ela cumpre o que o mercado e o governo criam de contexto. A Petrobras reage a um contexto. Vamos criar nossa política de preços para nossos clientes", disse. "Se eu dissesse que a Petrobras controla o preço a ponto de afetar todo o mercado nacional, eu estaria reconhecendo uma coisa que eu sou contra dizerem endash;que a Petrobras tem monopólio de refino, que domina o mercado, e isso não é verdade. O mercado é aberto à importação e a Petrobras tem como concorrente todas as refinarias do mundo", disse, sem se aprofundar. Os preços de combustíveis estão entre as principais preocupações do novo governo no início do mandato. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prorrogou por 60 dias a desoneração para a maioria dos combustíveis e, enquanto isso, é debatida uma solução definitiva para o assunto. Prates vê como factível o governo chegar a uma solução antes que acabe o período de 60 dias de desoneração. "Acho que é perfeitamente factível a gente conseguir pensar até lá [fim de fevereiro]", disse Prates. Segundo ele, a decisão sobre a volta ou não da tributação após esse período, no entanto, é do governo endash;e a empresa apenas seguirá as regras vigentes. Prates também falou que a conta de estabilização de preços, defendida por ele para ser acionada em momentos de elevação extrema da cotação do petróleo, seria abastecida por royalties a mais recebidos pela União com o aumento dos preços e pode ser direcionada a uma parte do mercado apenas endash;por exemplo, para o gás de cozinha ou para o diesel. Indicado para a Petrobras, Prates estima que pode assumir o cargo de presidente interinamente em cerca de dez dias caso seja aprovado pelo conselho da companhia. Em 30 dias depois disso, uma assembleia precisa referendar o nome dele no comando da empresa.

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Petróleo fecha com forte queda no embalo da desaceleração global

Os preços do petróleo fecharam em forte alta hoje com as cotações recuando para seu menor patamar em três semanas à medida que o cenário de crescimento econômico global dá sinais de desaceleração, o que leva à destruição da demanda. Traders se preocupam principalmente com o cenário de covid-19 na China que também pode levar a um menor uso de combustível no principal país importador do combustível. Os contratos futuros de petróleo WTI para fevereiro - a referência americana - fechou em queda de 5,3% a US$ 72,84 enquanto o petróleo Brent para março - referência global - caiu 5,18% a US$ 77,84. Além disso, o mercado de petróleo também está realizando um prêmio de expectativa de aumento de demanda durante um frio maior que o esperado no inverno, que não se cumpriu. Segundo analistas, o clima mais ameno que o esperado no nordeste americano fez com que a demanda por derivados refinados de petróleo ficasse baixa com a redução da necessidade de uso de diesel para aquecimento. Muitos analistas também haviam previsto que o fechamento de algumas refinarias nos EUA durante uma queda forte de temperaturas em dezembro iria trazer problemas de abastecimento por falta de produto, o que fez os preços subirem. Mas não houve falta de produtos, o que contribui agora para uma realização. Segundo o analista da Oanda, Ed Moya, apesar de todo enfraquecimento dos preços provocados pelos problemas com da covid na China e do clima mais quente tanto nos EUA no na Europa, a intenção dos técnicos da administração Biden de comprar petróleo para reabastecer as reservas estratégicas dos EUA a um preço em torno de US$ 70 por barril pode dar suporte aos preços, com uma recuperação nas cotações podendo acontecer em breve. Amanhã o Departamento de Energia divulga seu relatório de estoques de petróleo e gasolina e a expectativa dos analistas é de que os estoques de petróleo subam 400 mil barris e os de gasolina aumentem 200 mil barris, o que deve dar pressão adicional aos preços.

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