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Preço da gasolina acumula queda de 30% desde cortes de impostos

O preço da gasolina caiu mais 1,5% nos postos brasileiros nesta semana, segundo a pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis). Foi a décima semana consecutiva de queda, motivada por cortes de impostos e por reduções nas refinarias da Petrobras. De acordo com a ANP, o preço médio do combustível ficou em R$ 5,17 por litro, R$ 0,08 a menos do que o verificado na semana anterior. É o menor patamar desde novembro de 2020, em valores corrigidos pela inflação. Desde o pico de R$ 7,39 atingido na penúltima semana de junho, a queda acumulada é de 30%, ou R$ 2,22 por litro. A expectativa é de novo recuo na próxima semana, já que a Petrobras reduziu novamente, nesta sexta-feira (2), o preço de venda em suas refinarias. A forte queda nos preços foi iniciado no fim de junho, quando o Congresso aprovou isenção de impostos federais e um teto para a alíquota do ICMS sobre o combustível. Se intensificou com cortes promovidos pela Petrobras no preço de venda de suas refinarias, acompanhando a queda das cotações do petróleo. Entre julho e agosto, o preço da gasolina foi reduzido quatro vezes nas refinarias da Petrobras, com uma queda acumulada de 19,2%. Esta semana, a gasolina mais barata do país foi encontrada pela ANP em Passo Fundo (RS), a R$ 4,33 por litro. A mais cara foi encontrada em Tefé (AM), a R$ 6,76 por litro. O combustível já pode ser encontrado a menos de R$ 5 por litro em 20 estados e no Distrito Federal. De acordo com a pesquisa da ANP, o preço do diesel caiu 0,4% nesta semana, para R$ 6,90 por litro. Menos impactado pelos cortes de impostos, o produto acumula queda de 8,8%, ou R$ 0,67 por litro, desde o pico de R$ 7,57 observado no fim de junho. O preço do etanol hidratado caiu 3,4% na semana, para R$ 3,71 por litro, informou a ANP. O combustível foi encontrado a menos de R$ 3 por litro em dois estados: Mato Grosso e São Paulo. O governo conta com a queda dos preços dos combustíveis para reverter danos à imagem provocados pela escalada inflacionária do início do ano. A Petrobras chegou a rever sua política de divulgação, emitindo comunicados sobre cortes nos preços de produtos que não eram divulgados antes. Nomeado para comandar a Petrobras com a missão de segurar os preços, Caio Paes de Andrade tem tido seu trabalho facilitado pela queda das cotações internacionais, em resposta a temores de recessão global e a novos lockdowns na China. Mesmo com o corte de 7% anunciado nesta quinta (1º) pela Petrobras, o preço médio da gasolina nas refinarias brasileiras abriu o pregão desta sexta R$ 0,21 por litro acima da paridade de importação, conceito utilizado pela estatal em sua política de preços dos combustíveis. Já o diesel estava R$ 0,20 por litro mais caro, de acordo com estimativa da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis).

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Montadoras mostram novos carros elétricos em evento em São Paulo

Termina neste sábado (3) o Veículo Elétrico Latino-Americano (VE), feira também conhecida como Salão da Mobilidade Elétrica. O evento - aberto no Expo Center Norte, na capital paulista - apresenta as principais tendências e novidades da eletromobilidade. As exposições contemplam desde carros, motos e ônibus elétricos até a exposição de temas, por meio de debates, como expectativas e infraestrutura, bem como ações ao público presente. "No VE, o visitante pode conhecer produtos e serviços, como veículos elétricos, estações de recarga ou soluções de compartilhamento, por exemplo. Já o C-Move, realizado em paralelo ao Salão do VE, aprofundou o tema por meio de apresentações de especialistas no assunto, bem como troca de experiências com congressistas e palestrantes", afirma Ricardo Guggisberg. Ele é presidente da MES Eventos, organizadora do VE e do C-Move. Carros, motos e ônibus Dentre exposições e novidades de produtos e serviços baseados em eletromobilidade, como carregadores automotivos, por exemplo, tem espaço para test-drive e ride. Lá, o público pode, por exemplo, conferir de perto modelos de marcas como Audi, Fiat, Lexus, Toyota, entre outras. Esta última, a princípio, levou (apenas para demonstração) o RAV4 híbrido plug-in. Nele, a combinação entre motor elétrico e outro a combustão são capazes de gerar 306 cv. A Osten Group trouxe ao seu estande modelos como BMW iX e o Tesla Model S Plaid. A JAC também marca presença com toda a sua gama, entre eles, E-JS4 e E-J7. Tem, ainda dois ônibus da Marcopolo e motos elétricas da Shineray, Cicloway, Davinci, FlipOn, Muuv, Voltz, Kappak, Magias Italiane, MotoChef e Riba. E para que os presentes possam sentir, na prática, como é dirigir um carro elétrico, a Volvo - apesar de não ter estande na feira - disponibiliza tanto o XC40 quando o C40. O SUV e o SUV-cupê têm autonomia superior a 400 km e possibilidade de recarregar até 80% da bateria em pouco mais de meia hora. Para isso, requer carregadores de alta tensão, com 150 kW. Por falar em tempo de recarga, a princípio, uma das empresas que marcam presença no Salão VE é a Raízen, empresa licenciada da Shell. Seu estande destaca uma estação de recarga rápida para veículos elétricos, a Shell Recharge. Os carregadores, de 50 kW e 150 kW, têm capacidade de recarregar as baterias em até 35 minutos, com energia de fonte renovável. Projeções De acordo com previsões da indústria, até 2030, 50% dos veículos leves mundiais devem ser elétricos. No Brasil, que tinha apenas 117 veículos elétricos na frota circulante em 2012, hoje já ultrapassou as 100 mil unidades. Até por falta de informação do público comprador, a evolução da eletromobilidade ainda é tímida. E é justamente para debater esse tema que o Salão VE, desse modo, vem tomando cada vez mais espaço e, inclusive, se destacando frente ao finado Salão do Automóvel de São Paulo. Em 2021, o VE recebeu 4,3 mil visitantes e contou com mais de 40 empresas expositoras. Enquanto isso, o C-Move teve a participação de 130 especialistas, 27 horas de conteúdo e 300 congressistas. A expectativa para o fechamento de 2022, segundo Guggisberg, é receber 8.000 visitantes no espaço com cerca de 60 expositores. A princípio, quem quiser visitar o VE - e até acelerar os carros elétricos da Volvo - ainda dá tempo. Basta comparecer até amanhã (3) entre 13h às 20h no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte (São Paulo, capital). Para o público, custa R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

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Petróleo cai mais de 3%

Os preços do petróleo continuaram em baixa nesta quinta-feira, ante temores de recessão e as restrições contra a Covid-19 na China, antes da reunião dos países exportadores da Opep+. O barril do Brent para entrega em novembro fechou em baixa de 3,42%, a US$ 92,36. Em Nova York, o WTI para entrega em outubro caiu 3,19%, para US$ 86,69. Os dois pontos de referência mundiais do petróleo bruto tiveram a terceira queda mensal consecutiva em agosto, devido à perspectiva econômica sombria. "A China é o principal ponto de interrogação para as perspectivas da demanda de petróleo bruto e parece que uma reabertura permanece indefinida", comentou Edward Moya, da Oanda. Os investidores também aguardam a reunião da próxima segunda-feira dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+) para decidir sua política de produção. (AFP)

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Petróleo cai mais de 3% com temores sobre demanda na China por Covid

Os preços do petróleo caíram mais de 3% nesta quinta-feira, com as novas medidas de bloqueios contra Covid-19 na China aumentando as preocupações de que a alta inflação e os avanços das taxas de juros estão prejudicando a demanda por combustível. Os futuros do petróleo Brent recuaram 3,28 dólares, ou 3,4%, para 92,36 dólares por barril. Os contratos do petróleo nos EUA caíram 2,94 dólares, ou 3,3%, para 86,61 dólares por barril. "A demanda por petróleo do mundo ocidental, assim como a da China, está estagnada, enquanto a oferta está se expandindo de forma incremental, em grande parte devido ao boom do xisto dos EUA", disse Norbert Rucker, analista da Julius Baer. A atividade fabril da Ásia caiu em agosto, com as restrições por "Covid zero" e as pressões de custo da China que continuaram prejudicando os negócios, mostraram pesquisas nesta quinta-feira, afetando as perspectivas para a frágil recuperação da região. O principal índice de ações europeu caiu para mínimas de sete semanas, com o aumento das preocupações sobre aumentos agressivos de juros para combater a inflação recorde.

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Vibra e EZVolt apresentam soluções de recarga para frotas e condomínios

A Vibra Energia e a EZVolt, startup de eletromobilidade que possui a maior rede de recarga do Brasil, estarão presentes no VE Latino-Americano, salão de mobilidade elétrica que acontece nos dias 1, 2 e 3 de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte em São Paulo, SP. A Vibra, líder em distribuição de combustíveis e lubrificantes no Brasil, conta com uma plataforma integrada de energia com soluções de ponta a ponta em toda a cadeia de valor. No início deste ano, a companhia investiu na EZVolt para desenvolvimento de negócios no ecossistema de recarga de veículos elétricos. Quem passar pelo evento vai conhecer as novas soluções para condomínios e também o sistema de gestão de recarga para frotas corporativas de caminhões e veículos convencionais já implantados pela startup. eldquo;A Vibra, além de líder na distribuição de combustíveis do país é também uma plataforma multienergia, com portfólio completo de soluções que incluem infraestrutura de recarga elétrica com gestão e provimento de energia para clientes B2B e B2B2C. A rede de recarga Vibra já iniciou a implementação de sua rede de eletropostos que será a principal rede de recarga elétrica conectada do paíserdquo;, explica Bernardo Kos Winik, diretor vice-presidente executivo de comercial B2B da Vibra. Durante o evento, será lançado o Open Charge Brasil, o primeiro roaming de recargas do país. A tecnologia, lançada através da parceria entre a EZVolt e a Voltbras, empresa líder em software para gestão de eletropostos, permite integrar e disponibilizar para uso os carregadores de diferentes operadores, em diversos aplicativos de recarga já existentes. A novidade é um marco no mercado brasileiro de eletromobilidade, pois segue o exemplo de iniciativas de sucesso na Europa e nos Estados Unidos, locais onde o conceito já é bem difundido. O Open Charge tem o objetivo de democratizar e tornar mais fácil o acesso dos motoristas de carros elétricos aos eletropostos de todo o Brasil. A integração entre os carregadores e aplicativos será possível através da plataforma de gestão, inédita no Brasil, que foi desenvolvida em conjunto pelas duas empresas e que já está aberta para a adesão e participação de todos os players do mercado. Por meio deste sistema, os motoristas poderão usar somente um aplicativo para localizar, reservar e pagar pelas recargas realizadas em eletropostos e carregadores de diferentes operadores, desde que estes estejam integrados ao Open Charge Brasil. eldquo;A nossa expectativa é que, assim como já ocorre na Europa, os maiores operadores de estações de recarga, as montadoras de veículos e os aplicativos de transporte optem por aderir ao Open Charge. Sabemos que no final das contas quem sai ganhando é o usuário do veículo elétrico, que não terá de baixar diversos apps para fazer suas recargas. Nossa motivação é levar sempre a melhor experiência para o usuário e sabemos que ele deseja recarregar seu veículo com comodidade e agilidade, independente de quem seja o proprietário do carregadorerdquo;, explica Gustavo Tannure, CEO e fundador da EZVolt. eldquo;O roaming, ou interoperabilidade, é uma demanda latente dos nossos maiores clientes, utilities do setor elétrico, mercado livre de energia, combustíveis e estacionamentos. Nossa iniciativa com a EZVolt é algo natural, necessário, mas que demandou esforços que apenas empresas com maturidade tecnológica estão aptas a realizar hoje. Todos os atores envolvidos acabam tendo benefícios: os operadores de recarga têm maior taxa de uso, os aplicativos aumentam a oferta de pontos e o usuário ganha maior comodidade para carregar o veículoerdquo; afirma Bernardo Duriex, CEO da Voltbras. Pioneira na implantação do modelo eldquo;charge-as-a-serviceerdquo;, a EZVolt oferece soluções completas de recarga para veículos elétricos, com instalação, operação e manutenção dos equipamentos, e ferramentas de gestão para os proprietários de redes privadas. Além disso, como toda startup, está constantemente aprimorando seus produtos e serviços e idealizando novas soluções para acompanhar as tendências e necessidades do mercado. A EZVolt já possui a maior rede de carregadores e eletropostos do país, com presença em nove estados brasileiros, entregando mais de 4 mil recargas mensais de baterias automotivas. A EZVolt desenvolve também redes de recarga smart, totalmente inteligente, conectadas à internet e com acesso a aplicativo que permitem fazer reservas e consultas. Recentemente, o Burger King® anunciou a criação de sua rede em parceria com a EZVolt. O investimento em soluções como esta da rede de fast-food faz parte do objetivo da Vibra de ser o principal provedor de soluções de recarga e suprimento de energia do Brasil, por meio de uma rede de recarga pública robusta, disponível e conectada. Executivos estarão no C-MOVE - O Congresso de Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE) acontece em paralelo ao salão de mobilidade elétrica, Marcia Loureiro, gerente de eletromobilidade da Vibra e Gustavo Tannure, CEO e fundador da EZVolt, serão os representantes das empresas no evento. Marcia participará como debatedora do painel Os desafios do ESG da eletromobilidade, no dia 1 de setembro, às 15h30min. Já Gustavo estará em dois painéis. No dia 2 setembro, às 11h15min, ele participará do painel Eletromobilidade e conectividade -- O surgimento de novas soluções e modelos de negócio. No mesmo dia, à tarde, às 15h30, ele estará no painel Infraestrutura e serviço do Consumidor: Prédios e Condomínios.

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ANP aprova resolução sobre registro de estoques e movimentação de combustíveis em postos

A Diretoria da ANP aprovou hoje (1/9) resolução que atualiza a Portaria nº 26/1992 do extinto Departamento Nacional de Combustíveis (DNC). Essa portaria instituiu o livro de movimentação de combustíveis (LMC) para registro diário, pelos postos revendedores, dos estoques e movimentação de compra e venda de produtos. A revisão tem por objetivo adaptar a norma às práticas mais modernas utilizadas pelo mercado e às novas tecnologias. Assim, traz a possibilidade de o LMC ser gerado de forma eletrônica e impresso apenas em caso de necessidade, reduzindo custos para os agentes econômicos. Não há previsão de alteração no conteúdo do formulário, que deverá permanecer o mesmo do determinado pela Portaria DNC nº 26/1992, nem de criação de novas obrigações aos agentes regulados. O DNC tinha o papel de orientar e fiscalizar as atividades relativas ao monopólio da União nas atividades ligadas ao petróleo, gás e outros hidrocarbonetos fluidos durante a década de 1990. Foi extinto com a flexibilização da execução do monopólio da União e a criação da ANP, em 1998, que assumiu suas atribuições. A minuta da resolução passou por consulta pública de 45 dias e audiência pública (https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/consultas-e-audiencias-publicas/consulta-audiencia-publica/consulta-e-audiencia-publicas-no-4-2022). A resolução terá vigência após sua publicação no Diário Oficial da União.

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