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O gás natural veicular trilha o bom caminho

A 5ª edição do Seminário Nacional do GNV*, realizada nesta quarta-feira (21/9), trouxe as ações e conquistas promovidas pelo Comitê Nacional do GNV. O presidente do Sindirepa e vice-presidente da Firjan, Celso Mattos, anunciou o lançamento do Mapa do GNV Legal. Nele estão listados todos os estabelecimentos regulares, no país, para instalação, requalificação e abastecimento veicular. O grupo apresentou um estudo à Sefaz-RJ em que pede a redução da alíquota do ICMS do gás natural, hoje calculado em 12%, como forma de manter a proporcionalidade com os demais combustíveis, após a redução aprovada aos fósseis. A adoção de um Chip para liberação do abastecimento com validade nacional, e a limitação da vida útil do cilindro em 20 anos são outras pautas em exercício levadas aos diferentes atores. O gerente de Grandes Clientes da Naturgy, Rafael Miranda, relatou que volume de vendas de GNV no Estado do Rio de Janeiro alcança R$ 6,5 bilhões ao ano, para uma frota de 1.6 mihão de veículos (julho/22). O consumo diário no Estado é de 3.403 mil m3/dia nos 633 postos revendedores do gás natural veicular. Em todo o país são 1.700 postos. Miranda anunciou que a concessionária passará a levar o gás natural comprimido (GNC) a municípios fluminenses não atendidos por gasodutos em caminhões movidos a GNV. Fernando Montera, coordenador da gerência de Petróleo e Gás da Firjan, demonstrou que a média de consumo cresceu 9% na comparação entre o 1o trimestre de 2021 e igual período deste ano. O número de oficinas instaladoras no Estado endash; 43% do total nacional endash; subiu 20% entre 2021 e 2022. Já o total de instalações de kits GNV não revelou o mesmo sucesso: neste ano, o Rio de Janeiro sofreu queda de 20% ante 2019 e de 17% frente 2021, enquanto em outros estados foi de 60% o ritmo de conversão ante 2019 e de 37% sobre 2021. O vice-presidente da Abiogás, Gabriel Kropsch, referiu-se aos acidentes provocados por cilindros de GNV ilegais para demonstrar que são apenas 40,93% os veículos a GNV que rodam totalmente em dia; que são 41,75% as inspeções vencidas e que ultrapassa 17% o número de veículos convertidos sem qualquer inspeção. As iniciativas para reforçar a segurança no uso do GNV passam pela conscientização dos motoristas pelos postos revendedores; pela fiscalização nas empresas convertedoras e requalificadoras, além dos postos e nos próprios veículos, como também as inspeções pelo Detran.

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Expopetro começa com workshop sobre produção de combustível e tecnologia para definir preços

Iniciado nesta quinta-feira (22), o 21° Congresso de Revendedores de Combustíveis da Região Sul endash; Expopetro 2022, realizado em Porto Alegre, teve como primeira atividade um workshop sobre produção e tecnologia digital. Para começar, quem falou ao público foi Marcelo Gauto, analista de Inteligência de Mercado da Petrobras. Em formato de videoconferência, o especialista trouxe dados sobre produção e refino no Brasil. Segundo ele, juntos, gasolina e diesel representam mais de 60% do petróleo que é refinado, refletindo diretamente no trabalho das revendas. Outro ponto levantado pelo especialista foi a transição energética para veículos elétricos e híbridos (motores elétrico e a combustão). eldquo;O País chegou a uma frota de 100 mil veículos destes perfis e, mais do que um risco aos postos de combustíveis, esta tendência pode representar mais oportunidades a partir do desenvolvimento de serviços para os consumidores finaiserdquo;, explica. Tecnologia de dados para definir preço na bomba A segunda parte do workshop abordou a lucratividade dos postos de combustíveis por meio da precificação com o uso da inteligência artificial. O palestrante foi Bernardo Queiroz, fundador e CRO da Aprix, startup focada em ciências de dados para diferentes setores da economia, incluindo o de combustíveis. De acordo com Queiroz, estudos indicam que o lucro de uma revenda está mais ligado ao aumento de preço do que à redução de custo operacional, muito por causa da necessidade das pessoas em abastecer continuamente seus veículos. Porém, devido à dinâmica de mercado, para precificar o produto é preciso considerar aspectos variados, tal como a concorrência. eldquo;Por isso é importante contar com a tecnologia digital, através de softwares de dados que atuam como aliados do revendedorerdquo;, informa. O evento segue nesta sexta-feira (23), no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS).

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Fecombustíveis participa de abertura da Expopetro 2022

O presidente da Fecombustíveis, James Thorp Neto, participou, ontem (22), da cerimônia de abertura do 21º Congresso de Revendedores da Região Sul e Expopetro 2022, em Porto Alegre (RS). Thorp comemorou as vitórias das votações nas Comissões da Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 10273/2018, que propõe a redução da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que deverá seguir para análise do Senado no ano que vem. Thorp agradeceu o apoio do deputado Jerônimo Goergen, autor do Projeto de Lei 10273/2018, que visa ajustar a cobrança da TCFA para uma medida proporcional e equilibrada ao porte do empreendimento. "Não é justo um posto de combustível pagar a mesma taxa que uma refinaria. Há muito tempo a Fecombustíveis e os sindicatos vêm trabalhando para a revisão da TCFA mais justa", destacou. Outra vitória destacada foi o empenho da Fecombustíveis junto ao Inmetro para o retorno do limite de tolerância por erros de vazão de +/- 100ml (0,5%) . "Foi um trabalho árduo da Federação e de seus sindicatos filiados", comentou Thorp.

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ANP aprova resolução sobre biometano de aterros sanitários e estações de esgoto  

A Diretoria da ANP aprovou hoje (22/9) resolução que altera a Resolução ANP nº 685, de 29 de junho de 2017, que estabelece a especificação do biometano de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto. O principal objetivo da alteração é contribuir para o atendimento, pelos produtores de biometano, à mencionada resolução, no que se refere à metodologia de análise de halogenados, que são compostos prejudiciais à saúde e/ou que podem, entre outros, danificar os equipamentos de produção de energia, motores de veículos e, portanto, precisam ser removidos no processo de produção do biometano. Adicionalmente, foi excluído o prazo para a contratação de laboratórios acreditados no Inmetro para realização de tais análises, conforme estabelecia o §2º do art. 5º da Resolução ANP nº 685, de 2017. A alteração atenderá, ainda, ao disposto no Decreto nº 10.139, de 2019, que, em síntese, trata da padronização de dispositivos e estruturas de atos regulatórios. Prevê-se que as alterações não implicarão custos regulatórios, pois, além de incluir mais um método de análise dos contaminantes, a norma ABNT NBR 16562 endash; já implementada pelos laboratórios hoje capacitados a analisar biometano endash;, flexibilizará o atendimento ao dispositivo que exige dos laboratórios acreditação na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, para análise desses contaminantes. Durante a audiência pública para discussão desses novos dispositivos dois participantes solicitaram formalmente alteração da Resolução ANP nº 8, de 2015, que trata do biometano oriundo de resíduos agrossilvopastoris e comerciais, de sorte a prever regra disposta no §1º do art. 1º da Resolução ANP nº 685 de 2017. Conforme tal regra, é permitida a comercialização de biometano com especificação diversa para consumidores industriais, desde que por entrega dedicada e respeite os limites previstos para emissões de poluentes fixados por órgão ambiental. Com o acolhimento da solicitação, promove-se a necessária isonomia entre as normas.

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Ford muda gestão para reforçar cadeia de suprimentos e elétricos

A Ford anunciou nesta quinta-feira (22) mudança de gestão e racionalização de suas unidades de desenvolvimento de produtos e cadeia de suprimentos, dias depois de sinalizar um provável aumento no estoque de "[até 45 mil veículos que podem estar precisando de certas peças para serem concluídos"]:https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/09/ford-pode-deixar-de-entregar-45-mil-veiculos-por-falta-de-pecas.shtml. A montadora disse que o diretor financeiro, John Lawler, assumirá a responsabilidade adicional de supervisionar a reestruturação das operações globais de suprimentos até a nomeação de novo chefe para a área. No início deste ano, a Ford disse que suas unidades de veículos elétricos e de motores de combustão seriam administradas como entidades separadas, em um movimento destinado a acelerar os negócios com veículos elétricos. Para impulsionar o desenvolvimento de veículos a bateria, a Ford anunciou a nomeação de Doug Field como diretor de desenvolvimento de produtos avançados e também como diretor de tecnologia. Na função expandida, Field supervisionará produtos para veículos elétricos, desenvolvimento de software e sistemas digitais e assistência avançada ao motorista, disse a Ford. Field, que anteriormente liderou o projeto de carros da Apple, foi contratado pela Ford no ano passado para liderar esforços da montadora em tecnologia avançada e sistemas embarcados. "Desenvolver e dimensionar a próxima geração de veículos elétricos e definidos por software requer um foco diferente e uma mistura de talentos", disse o presidente-executivo, Jim Farley, em comunicado. A empresa também disse que está contratando ex-funcionários da HP e Google para apoiar o desenvolvimento de veículos totalmente conectados, baseados em software, e sistemas avançados de assistência ao motorista. (Reuters)

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NTS, de gasodutos, anuncia plano de investir R$ 12 bilhões nos próximos oito anos

A Nova Transportadora do Sudeste (NTS) emdash; rede de gasodutos que pertencia à Petrobras e hoje é detida por Brookfield e Itaúsa emdash; vai anunciar na sexta-feira um plano de investimento de R$ 12 bilhões pelos próximos oito anos. Os investimentos vão se concentrar, claro, no eixo Sudeste e Sul, com protagonismo no Rio. Parte dos recursos vai financiar um projeto que já está em andamento: o Gasoduto Itaboraí-Guapimirim (Gasig), que pretende conectar o Polo Gaslub, em Itaboraí, à rede da NTS. Trata-se do primeiro gasoduto de transporte a ser construído no país depois da promulgação da Nova Lei do Gás, no ano passado. Ele deve injetar 18 MMm³/dia (milhões de metros cúbicos por dia) de gás na malha nacional. eldquo;Este plano de investimentos demonstra que a NTS está comprometida com seu importante papel no processo de retomada do desenvolvimento da indústria de gás natural no Brasil. Há um apetite gigante para crescer de forma sustentável, com uma malha que integre todas as fontes de suprimento, permitindo assim a segurança de abastecimento do sistema brasileiroerdquo;, disse, em nota, o CEO da NTS, Erick Portela. A NTS faturou R$ 5,7 bilhões em 2021, e sua rede totaliza 2.048 quilômetros, ligando Rio, Minas Gerais e São Paulo ao gasoduto Bolívia-Brasil, ao gasoduto da TAG, aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás. O plano da NTS é se consolidar como rota de escoamento de produtores do pré-sal. Segundo a companhia, ela submeteu à Agência Nacional do Petróleo (ANP) o plano de abertura da capacidade para disponibilizar ao segmento pelo menos 12 MM m3/dia para acesso à sua rede.

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