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PetroRecôncavo (RECV3) revela planos para conquistar investidor e pagar mais dividendos

A alta do preço do petróleo no mercado internacional observada em 2022 tem favorecido as petroleiras pelo mundo, inclusive as de pequeno e médio porte do Brasil. O cenário fez com que o Itaú BBA retomasse no início de setembro a cobertura das ações de Prio, ex-PetroRio (PRIO3), 3R Petroleum (RRRP3) e PetroRecôncavo (RECV3), todas com recomendação de compra. Com perspectivas mais positivas para a commodity, as eldquo;junior oilserdquo;, nome dado às petroleiras de pequeno porte na B3, disputam os espaços deixados pelo plano de desinvestimento da Petrobras (PETR4) e, claro, a carteira do investidor brasileiro. Uma das empresas que mais adquiriu polos de exploração da estatal foi a PetroRecôncavo, com 60 concessões divididas entre os campos da bacia do Recôncavo, na região de Salvador (BA) e os de Mossoró (RN). A companhia se dedica à compra de concessões de campos onshore maduros, que já foram explorados anteriormente, para revitalizar e estender a produtividade das reservas. Modelo de negócios que é visto por parte do mercado como uma vantagem entre os pares do setor; motivo que fez o BTG Pactual iniciar a cobertura de RECV3 vez na semana passada. Destacando a operação verticalizada da companhia, o banco estabeleceu uma recomendação de compra, com preço-alvo para o papel a R$ 40 endash; um potencial upside de cerca de 44% em comparação aos R$ 27 com que as ações negociam nesta quarta-feira (14). Em encontro com jornalistas em Mossoró, centro regional no sertão nordestino a cerca de 291 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte, o CEO Marcelo Magalhães deu indícios de como a PetroRecôncavo pretende passar a chancela de credibilidade que está recebendo do mercado para os investidores pessoa física: um plano que envolve consolidação, crescimento e remuneração de dividendos. eldquo;Não apenas tivemos uma única companhia dominante no País por muito tempo, mas tivemos um verdadeiro desastre de duas companhias de médio porte, de caráter exploratório, que foram para a bolsa e deram retornos terríveis aos investidores. A PetroRecôncavo é uma companhia geradora de fluxo de caixa, que tem reservas provadas, 22 anos de mercado, não é uma aventuraerdquo;, defendeu o CEO. Na visão do executivo, o foco do momento é encontrar um equilíbrio entre o eldquo;crescimento a qualquer custoerdquo; e a remuneração dos investidores. Mas, no meio do que classificou ser um processo de revolução da indústria de óleo e gás, as oportunidades de investimento ainda são grandes para que a companhia focalize as receitas nos proventos. eldquo;Mas a companhia gosta e quer pagar dividendos no futuroerdquo;, disse Magalhães. Antes de abrir o capital, a PetroRecôncavo distribuiu US$ 180 milhões de dividendos, cerca de 40% das receitas. Atualmente, a companhia remunera aos investidores o mínimo de 25% das receitas determinado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa estreou na bolsa de valores brasileira em maio de 2021, quando levantou R$ 1,03 bilhão na oferta inicial de ações (IPO), com os papéis a R$14,75 endash; abaixo da faixa indicativa que começava em R$ 15,50. Um ano após a operação, a PetroRecôncavo voltou à B3 em uma nova emissão de ações, um follow on realizado em junho deste ano para captar recursos para a compra do polo Bahia Terra, visto pelo mercado como crucial para a continuidade do crescimento da companhia. A tentativa de compra em consórcio com a Eneva do polo de Bahia Terra, um dos últimos campos maduros à venda no plano de desinvestimento da Petrobras, ainda está em embate judicial. As negociações foram suspensas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Os executivos da petroleira dizem estar otimistas, mas ainda não há prazo para a resolução do negócio. Enquanto isso, destacou o CEO, a PetroRecôncavo mira novas aquisições. As operações de follow on e de captação permitiram a capitalização para se posicionar em seu próximo objetivo: se colocar como uma empresa consolidadora do mercado de óleo de gás no País. Os planos agora passam por adquirir outros players menores ou até mesmo a participação em alguns ativos de outras empresas endash; uma meta ousada de assumir protagonismo em um processo de fusões e aquisições que deve ocorrer naturalmente após o fim do ciclo de desinvestimento da Petrobras. eldquo;A companhia está muito bem capitalizada, o que nos posiciona para as atividades de MeA (fusões e aquisições, na sigla em inglês). Temos nos preparado ativamente para ser um consolidador, montamos uma equipe forte com larga experiência e estamos olhando várias oportunidadeserdquo;, diz Marcelo Magalhães. A preferência da PetroRecôncavo será por ativos nas bacias em que já opera, sejam por operadoras menores ou parte da infraestrutura de outras empresas. Em julho, a companhia encaminhou à Comissão de Valores Imobiliários (CVM) um memorando de entendimentos em que previa a coordenação de esforços com a 3R Petroleum (RRRP3) para compartilhamento de instalações e recursos. Gás natural como vantagem competitiva Ao iniciar a cobertura da RECV3, os especialistas do BTG destacaram que, por concentrar suas operações em dois polos onshore, a PetroRecôncavo conseguiu aproveitar o desinvestimento da Petrobras para conquistar vantagens comparativas frente às outras junior oils brasileiras. Mesmo em um setor marcado por investidores céticos com teses de longo prazo, dada a volatilidade de preços e poucos casos de sucesso no País. Na disputa pela consolidação de seu espaço, a empresa conta ainda com um trunfo deixado pela Petrobras nos campos maduros do Nordeste: o gás natural. O modelo de exploração da estatal era focado somente em petróleo e, quando a PetroRecôncavo assumiu alguns polos, encontrou reservas pouco exploradas que têm ajudado a elevar as receitas. eldquo;Quando assumimos um campo maduro, que vem de quase uma década de subinvestimento, sabemos que tem oportunidade. Encontramos reservas de gás natural que foram descobertas e mapeadas pela Petrobras, mas nunca foram desenvolvidaserdquo;, diz Magalhães. Tudo isso em um momento em que o gás natural, protagonista da crise energética na Europa, tem seus preços elevados no mercado internacional. Com o início da operação do polo de Miranga na Bahia, em dezembro de 2021, a companhia conseguiu bater com três anos de antecedência o guidance (meta) estabelecido de que, até 2025, 35% da receita viria do gás natural. Nos balanços trimestrais de 2022, a parcela vinda desse recurso ultrapassou os 40%. Agora, o foco da PetroRecôncavo também passa pela exploração desse ativo, dada a perspectiva de que o gás natural permanecerá em alta frente à dificuldade de resolução da questão energética na Europa.

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Petróleo fecha em alta e recupera perdas após inflação dos EUA

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, tendo recuperado parte das perdas registradas ontem, na esteira da inflação ao consumidor acima do esperado nos Estados Unidos. Com o enfraquecimento do dólar ante rivais, a alta além do previsto nos estoques de petróleo norte-americano e corte de projeção na demanda da Agência Internacional de Energia (AIE) ficaram em segundo plano. Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do petróleo WTI com entrega para outubro subiu 1,31% (US$ 1,17), a US$ 88,48, e o do Brent para novembro avançou 1,0% (US$ 0,93), a US$ 94,10, na Intercontinental Exchange (ICE). eldquo;O mercado de petróleo parece que ainda vai permanecer apertado, apesar de alguns dos números de enfraquecimento da demanda que o relatório de estoque de petróleo bruto da AIE está nos dizendoerdquo;, avalia o analista da Oanda, Edward Moya. Em relatório publicado hoje, a agência observou que a queda na demanda pelo óleo na China, em meio aos surtos de covid-19, tem se sobreposto ao consumo robusto em outros países. A AIE revisou para baixo sua projeção para a demanda chinesa por petróleo em 2022 em 400 mil barris por dia (bpd), a 15 milhões de bpd, 420 mil bpd a menos do que no ano anterior. Para 2023, a agência prevê 300 mil bpd, a 16 milhões de bpd. Os ativos desaceleraram alta após o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) informar que os estoques do petróleo subiram em 2 milhões de barris na semana, ante expectativa de alta de 1 milhão de barris. Já os de gasolina caíram em 1,7 milhão, contra previsão de recuo de 600 mil, e os de destilados saltaram 4 milhões, ante previsão de aumento de 100 mil barris. eldquo;Com os estoques de petróleo bruto dos EUA em seus níveis mais baixos desde 1984, o governo Biden parece ter alardeado a possibilidade de começar a reabastecer essas reservas se o preço do petróleo nos EUA cair abaixo de US$ 80 o barrilerdquo;, diz o analista-chefe para mercados na CMC Markets, Michael Hewson.

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Produção de açúcar sobe 5,77% na 2ª parte de agosto, diz Unica; etanol tem queda

A produção de açúcar do centro-sul do Brasil avançou 5,77% na 2ª quinzena de agosto na comparação anual, com 3,13 milhões de toneladas, segundo relatório quinzenal da União da Indústria de Cana-de-Açúcar divulgado nesta terça-feira. A moagem de cana na principal região produtora de cana do país cresceu 1,79% na segunda quinzena do mês, para 44,02 milhões de toneladas, com destaque para São Paulo, com aumento de 2,61%, enquanto o setor tem ampliado a quantidade de cana para a produção de açúcar, mais rentável. A proporção de cana para açúcar somou 48,45% versus 46,47% no mesmo período do ano passado. Como resultado, houve menos cana para a produção de etanol, cuja produção caiu 1,23%, para 2,25 bilhões de litros. Houve um recuo um pouco maior na fabricação do etanol hidratado (-1,52%), a 1,30 bilhão de litros. A produção do anidro (adicionado à gasolina pura na proporção de 27%) caiu 0,83%, registrando 947,29 milhões de litros. A despeito disso, as vendas de etanol por usinas do Brasil cresceram 7,5% em agosto ante igual mês de 2021, atingindo 2,69 bilhões de litros vendidos. O resultado foi impulsionado pelo anidro, cuja comercialização doméstica cresceu 20,50% no período, a 1,08 bilhão de litros, na esteira das reduções dos preços na gasolina pela Petrobras. eldquo;As saídas fortes no mês de agosto se concretizam graças a uma maior demanda do etanol utilizado como aditivo na gasolinaerdquo;, comentou o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, no relatório. As vendas do etanol hidratado, por outro lado, caminharam em sentido oposto, com queda de 6,22% em agosto na comparação anual, a 1,38 bilhão de litros. Ao contrário do que foi observado na primeira quinzena, o clima mais seco possibilitou o avanço da colheita que, somada à maior produtividade agrícola, aumentou a matéria-prima processada no período, destacou Padua. No acumulado da safra, a moagem registra um recuo de 6,9%, para 366,3 milhões de toneladas.

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Preço médio do GNV está apenas R$ 0,27 mais barato do que o litro da gasolina no Brasil

Antes de julho deste ano, o preço do litro da gasolina só subia no Brasil e quase bateu os R$ 7,60. Com isso, muitos motoristas optaram por instalar o chamado kit GNV em seus carros e passaram a abastecer apenas com gás natural veicular. No entanto, um levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL) apontou que o combustível já teve um aumento de 11,2% nos primeiros oito meses do ano. Em janeiro de 2022, o preço médio do GNV nos postos de gasolina era de R$ 4,61. Sete meses depois, em agosto, o valor nacional chegou a R$ 5,13, ou R$ 0,52 a mais. Na região Sudeste, os aumentos foram ainda maiores que os da média brasileira. Em Minas Gerais, o preço médio do GNV passou de R$ 4,42 em janeiro para R$ 5,53 em agosto, um acréscimo de 25%. Em São Paulo, o valor de R$ 4,56 passou para R$ 5,47, alta de 20%. No Espírito Santo, o preço do combustível fechou agosto a R$ 5,26, o que representa uma alta de 15%. Já no Rio de Janeiro, o gás natural veicular fechou o mês a R$ 5,05, acréscimo de 14% em relação a janeiro. E os outros combustíveis? Em comparação com a gasolina , o GNV era R$ 2,02 mais barato, uma diferença significativa de 30,47%. Agora, com o litro da gasolina custando, em média, R$ 5,40, e com o GNV a R$ 5,13, a diferença passa a ser de apenas R$ 0,27 entre os dois, ou 5%. Por outro lado, se comparado com o preço médio de R$ 4,48 do etanol em agosto, o GNV está R$ 0,65 mais caro. No primeiro mês do ano, a diferença era contrária. O litro do etanol custava R$ 4,91 e o gás natural veicular tinha preço de R$ 4,61, R$ 0,30 mais barato. Desde meados de 2020, quando a gasolina começou a receber constantes aumentos, a procura por GNV cresceu. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, entre janeiro e setembro de 2021, houve aumento de 88,5% nas conversões automotivas para GNV na comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, com o aumento, a utilização do gás natural veicular já não está mais sendo tão vantajosa para os motoristas.

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Brasil segue negociação com a Rússia por diesel, diz Bolsonaro

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira que continuam as conversas com a Rússia para o fornecimento de óleo diesel russo ao Brasil, como parte dos esforços do governo para reduzir o preço dos combustíveis no país. Em julho, o presidente havia afirmado que um acordo sobre o tema estava "quase certo" e, na ocasião, manifestou a expectativa de que as primeiras cargas chegassem ao Brasil em dois meses -- o que acabou não acontecendo. Antes disso, ele já havia mencionado a possibilidade no final de junho após telefonema com o presidente russo, Vladimir Putin. "Estamos negociando com Putin o fornecimento de diesel mais barato", disse Bolsonaro nesta terça-feira em entrevista ao Programa do Ratinho, do SBT. Bolsonaro acrescentou que as negociações ganharam corpo a partir das trocas no comando da Petrobras e do Ministério das Minas e Energia. O presidente também disse que a iniciativa, se concretizada, poderá resultar na redução dos preços de gêneros alimentícios pela redução do custo do frete. A Rússia está sob sanções internacionais desde a invasão a Ucrânia, especialmente dos Estados Unidos e da União Europeia --o bloco costumava ser o principal consumidor de gás e petróleo do país, mas cortou boa parte das compras. Ao contrário dos europeus e norte-americanos, e mesmo com a pressão desses países, o governo brasileiro continua negociando com os russos. O governo já acertou a garantia de fornecimento de fertilizantes vindos da Rússia apesar da guerra. Questionado na entrevista, Bolsonaro também afirmou que ainda há possibilidade de o Congresso Nacional votar uma reforma tributária ainda neste ano. O ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia afirmado no mês passado que, caso Bolsonaro vença as eleições de outubro, é possível que o Congresso aprove as reformas tributária e administrativa ainda neste ano.

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Eletrificação cresce no mercado automotivo com vantagem para os híbridos flex a etanol

Cresce a venda de carros elétricos no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) apontam que em julho deste ano, o emplacamento de elétricos superou a marca de cem mil veículos. Números colhidos até o dia 27, indicam a venda de 100.292 elétricos, sendo 3.136 somente no mês de julho. Segundo o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, o mercado de eletrificados leves segue em crescimento em 2022, em nítido contraste com a evolução do mercado doméstico total de veículos leves no mesmo período, mantendo uma tendência que se consolidou nos últimos três anos Enquanto os elétricos e híbridos avançam, o mesmo não acontece com as vendas do mercado doméstico de automóveis e comerciais leves em geral, cujo volume caiu 13% na comparação entre janeiro e julho de 2022 e 2021. No acumulado de janeiro a julho deste ano foram 23.563 veículos elétricos, contra 17.524 de 2021, uma variação de mais de 34,5% sobre o mesmo período do ano passado. Enquanto o mercado de veículos doméstico, de janeiro a julho deste ano vendeu 1.020.511 contra 1.168.997 do mesmo período do ano passado, uma retração de -13%. Além dos veículos leves, a venda de caminhões e ônibus elétricos também começam a ganhar corpo, ainda que de forma tímida, nas estatísticas. No primeiro semestre deste ano, já se somam 422 caminhões emplacados no país. Empresas como Marcopolo e Volvo já apresentaram para comercialização, uma nova frota de ônibus eletrificados, que devem ganhar as ruas a partir de 2023.

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