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Combustíveis: órgãos abrem investigação, mas preços são afetados pelo cálculo do ICMS

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pediu ontem a instauração de inquérito para apurar possíveis irregularidades na alta de preços dos combustíveis no país este ano. Em outra frente, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, notificou sete entidades ligadas ao setor de combustíveis em Rio, São Paulo e Paraná, após relatos sobre aumento de preços da gasolina serem compartilhados em redes sociais e noticiados pela imprensa. O órgão pede informações sobre reajustes e dá prazo de 48 horas de resposta. O presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, vê indícios de eldquo;ação orquestradaerdquo; e eldquo;infração da ordem econômicaerdquo;. O ofício do Cade cita exemplos de aumentos repentinos em Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco e Minas Gerais logo após a mudança de governo. eldquo;Os fatos supostamente ilícitos, se assim comprovados, configuram crime contra a ordem econômicaerdquo;, cita Cordeiro no ofício. A solicitação para abertura de inquérito foi encaminhada à Superintendência-Geral do Cade. O novo secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, afirmou em redes sociais ter ordenado a notificação de estabelecimentos e que a alta eldquo;parece coisa orquestradaerdquo;. emdash; Aumento há. Isso é reclamação que está pipocando em todo o Brasil. Queremos saber por que aumentou, porque aparentemente não há justificativa válida e plausível para o aumento emdash; disse ontem. Para especialistas, não há justificativa do ponto de vista tributário para aumento de preço de combustíveis. emdash; Não houve mudança na tributação. Neste sentido, nada justifica aumento de preço. Se o preço na refinaria não subiu, é preciso apurar se houve algum aumento coordenado aproveitando uma reoneração do setor que não se confirmou emdash; diz Maurício Canedo, professor da FGV EPGE e da Uerj. Preço de referência do ICMS No fim do ano passado, Fernando Haddad, agora ministro da Fazenda, afirmou que as desonerações que expiravam em 31 de dezembro não seriam renovadas. As medidas, porém, acabaram mantidas por decisão assinada no dia 2. Mas há outros fatores que interferem no preço na bomba. Dietmar Schupp, especialista em tributação de combustíveis, lembra que o preço do litro de combustível que é usado na base de cálculo do ICMS continua a ser reajustado. Mas, entre o fim de dezembro e janeiro, é quase desprezível no caso da gasolina. E de 2,7% para o diesel. Quando o governo de Jair Bolsonaro adotou um teto para o ICMS de combustível de 17% a 18% dependendo do estado, o preço de referência usado para calcular o ICMS era medido com base na média dos últimos cinco anos. Agora, com o fim desse modelo, esse preço de referência leva em conta pesquisas quinzenais de preços. A pesquisa de 26 de dezembro com preços aplicados como referência a partir deste mês indica reajuste da gasolina em 19 unidades da federação. No diesel, o aumento chega a 26. Mas a decisão do governo atual é manter a desoneração em caráter temporário, o que indica que já existem aumentos contratados para os próximos meses, segundo analistas. Na gasolina, a volta da cobrança do PIS/Pasep e Cofins acarretará em aumento de R$ 0,69 por litro, enquanto a Cide acrescentara R$ 0,10, o que deve ocorrer em 60 dias. No diesel, o efeito de PIS e Cofins será de R$ 0,33 por litro, enquanto no etanol, de R$ 0,26, segundo dados do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). Outra mudança é que o imposto será cobrado agora com alíquota única e monofásica, ou seja, vai incidir apenas uma vez, no início da cadeia, na refinaria. O GLOBO visitou dez postos no Rio entre 30 de dezembro e 4 de janeiro. Destes, três subiram o preço da gasolina. A maior variação foi de R$ 0,20 para R$ 5,08. A Fecombustíveis foi notificada pela Senacon, mas irá prestar esclarecimentos ao órgão para, depois, se manifestar sobre o tema.

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Venda de refinaria no Ceará pode passar por nova análise no Cade

Um empecilho entrou no caminho da venda da Refinaria Mucuripe (Lubnor), no Ceará, pela Petrobras à Grepar Participações. A operação poderá ser revista pelo Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Pedido feito pelo conselheiro Victor Oliveira Fernandes leva o caso, que foi aprovado pela Superintendência Geral da autarquia, para o Tribunal. A manifestação do conselheiro indica que ele viu pontos sensíveis que acredita merecerem análise pelo Tribunal. Se a avocação for aceita o caso será distribuído para um conselheiro seguir a análise. A partir daí a operação poderá seguir aprovada, ser rejeitada ou aprovada desde que sejam seguidas algumas condições. O processo já poderá ser analisado na primeira sessão do Tribunal em 2023, marcada para 7 de fevereiro. Para continuar a leitura, clique aqui.

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Petrobras manterá atual estratégia até troca de CEO

O diretor de desenvolvimento da produção da Petrobras, João Henrique Rittershaussen, passou a ocupar na quarta-feira (4), de forma interina, a presidência da companhia, depois da renúncia de Caio Paes de Andrade, que era CEO desde junho e deixou a empresa para integrar o governo de São Paulo. O Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou, na terça-feira à noite, a indicação de Jean-Paul Prates, escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para presidir a empresa. O processo para que Prates seja efetivado como presidente, no entanto, pode levar de 30 a 60 dias. Enquanto a mudança na presidência da estatal não for concluída, a companhia deve continuar sem tomar grandes novas decisões, especialmente a respeito da venda de ativos, avaliam analistas. Para continuar a leitura, clique aqui.

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Valor do etanol deve subir em 60 dias

A decisão de prorrogar a isenção de impostos federais (PIS/COFINS e Cide) para os combustíveis pelo atual Governo Federal limitará a valorização dos preços do etanol durante a entressafra, o que poderá refletir no mix de produção para a próxima safra canavieira. eldquo;Mesmo quando a isenção acabar a safra deve ser max açúcarerdquo;, avalia a Czarnikow, trading britânica de alimentos e serviços. A isenção deveria valer até o dia 31 de dezembro, conforme estabelecido pelo ex-presidente. Ao assumir, o presidente Lula adiou o prazo para mais 60 dias. eldquo;Uma decisão tomada pelo medo de ter preços de que combustíveis mais altos logo no primeiro mês de mandato. Até março os impostos federais sobre gasolina e etanol devem voltar integralmenteerdquo;, observa a analista da Czapp, Ana Zancaner. Mas qual a relevância disso para os preços do etanol e, consequentemente, do açúcar? Ana explica que a gasolina tem carga tributária maior que o etanol, o que significa que, para o etanol manter sua competitividade, seu preço precisa cair. eldquo;Quando foi anunciada a isenção de impostos federais junto com a redução do ICMS (mais sobre isso abaixo), em 30 dias o preço da gasolina caiu 19% e o etanol 13% nos postos. Ao mesmo tempo, o PVU (Preço Veículo Usina) do etanol caiu 5%, resultando em uma queda de 115 pontos na base No.11. E, desde então, o biocombustível tem apresentado uma paridade gasolina-etanol superior a 70%, perdendo participação de mercadoerdquo;, comenta a analista. Portanto, o retorno dos impostos sobre a gasolina seria positivo para o etanol. eldquo;Com base em uma paridade teórica de 70% (e um BRL de 5,35), o etanol poderia subir 200 pontos para mais de 15c/lb (base No.11)erdquo;, afirma Ana. Ainda de acordo com a trading, dado o patamar de preços do açúcar, dificilmente representaria uma ameaça para a visão máx açúcar para a safra 2023/24. eldquo;Para isso acontecer, o etanol precisaria estar acima de R$ 3/litro (PVU, líquido de impostos). Mas, ainda assim, melhoraria os retornos das usinas. Agora, terão de esperar até marçoerdquo;, elucida a analista. Quanto à recuperação do ICMS, só deve ocorrer em 2024 para São Paulo afirma a Czapp. eldquo;O teto do ICMS foi extremamente controverso. Por ser um imposto estadual, representou uma perda significativa de receitaerdquo;. Em junho do ano passado, a lei foi alterada para considerar o combustível um produto de primeira necessidade, e como tal estaria sujeito a um limite máximo de 17 ou 18% de ICMS (dependendo do estado). Em dezembro passado, alguns estados aumentaram o limite em até 4 pontos percentuais. No entanto, este não é o caso de São Paulo. Como o estado não conseguiu aprovar uma proposta no ano passado, qualquer aumento do ICMS só seria válido em 2024. eldquo;Mesmo supondo que SP poderia aumentar o ICMS da gasolina de 18% para 22%, a vantagem não é suficiente para trazer paridade entre açúcar e etanol. A alta do etanol subiria cerca de 300 pontos para 16,3c/lb, ainda muito abaixo dos retornos atuais do açúcar. A vantagem é que o preço médio do etanol de R$ 2,77/litro estaria acima do custo de produção, uma realidade que pode não ser o caso para a próxima safra 2023/24erdquo;, pondera Ana. analista ainda considera que, tudo isso pode ser compensado com uma mudança na política de preços da Petrobras. O governo indicou Jean Paul Prates como novo presidente da empresa, que é notoriamente contrário à política de preços atual da companhia. eldquo;Há uma chance de que os preços da gasolina sejam reduzidos a ponto de qualquer aumento de impostos manter os preços no mesmo nível. Então, todos os cenários de alta acima serão descartados e o setor sucroenergético no Brasil poderá estar novamente em uma posição de baixo preço do etanol e dificuldade em reduzir sua dívidaerdquo;, conclui.

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'Nunca ninguém falou em intervenção' nos preços de combustíveis, diz Prates

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), indicado pelo governo federal para presidir a Petrobras, afirmou nesta quarta-feira (4) que a estatal não fará intervenção nos preços dos combustíveis. div{margin:0;padding:0;}.abgc{display:none;height:15px;position:absolute;right:1px;top:1px;text-rendering:geometricPrecision;z-index:2147483646;}.abgb{display:inline-block;height:15px;}.abgc,.jar .abgc,.jar .cbb{opacity:1;}.abgs{display:none;height:100%;}.abgl{text-decoration:none;}.abgs svg,.abgb svg{display:inline-block;height:15px;width:auto;vertical-align:top;}.abgc .il-wrap{background-color:#ffffff;height:15px;white-space:nowrap;}.abgc .il-wrap.exp{border-bottom-left-radius:5px;}.abgc .il-text,.abgc .il-icon{display:inline-block;}.abgc .il-text{padding-right:1px;padding-left:5px;height:15px;width:74px;}.abgc .il-icon{height:15px;width:15px;}.abgc .il-text svg{fill:#000000;}.abgc .il-icon svg{fill:#00aecd} div{margin:0;padding:0;}.abgc{display:none;height:15px;position:absolute;right:1px;top:1px;text-rendering:geometricPrecision;z-index:2147483646;}.abgb{display:inline-block;height:15px;}.abgc,.jar .abgc,.jar .cbb{opacity:1;}.abgs{display:none;height:100%;}.abgl{text-decoration:none;}.abgs svg,.abgb svg{display:inline-block;height:15px;width:auto;vertical-align:top;}.abgc .il-wrap{background-color:#ffffff;height:15px;white-space:nowrap;}.abgc .il-wrap.exp{border-bottom-left-radius:5px;}.abgc .il-text,.abgc .il-icon{display:inline-block;}.abgc .il-text{padding-right:1px;padding-left:5px;height:15px;width:74px;}.abgc .il-icon{height:15px;width:15px;}.abgc .il-text svg{fill:#000000;}.abgc .il-icon svg{fill:#00aecd} Segundo Prates, "nunca ninguém falou em intervenção" nos preços, que, de acordo com ele, serão vinculados de "alguma forma" ao mercado internacional. Após a declaração do indicado para o comando da Petrobras, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, passou a operar em alta e fechou o dia com elevação de 1,12%. A política de preços a ser adotada, conforme Prates, ainda será discutida e levará em conta a prática do mercado. Prates não tem data definida para assumir a Petrobras, uma vez que seu nome ainda precisa ser aprovado pelo conselho de administração da empresa. Contudo, nesta quarta, ele deu declarações sobre o que planeja para sua gestão. "A Petrobras não faz intervenção em preços, ela cumpre o que o mercado e o governo criam de contexto. É um contexto. A Petrobras reage a um contexto. A gente vai criar a nossa política de preços para os nossos clientes, para as pessoas que compram da Petrobras", disse o senador. (function() {(function(){/*Copyright The Closure Library Authors.SPDX-License-Identifier: Apache-2.0*/var g=this||self,k=function(a,b){var c=Array.prototype.slice.call(arguments,1);return function(){var e=c.slice();e.push.apply(e,arguments);return a.apply(this,e)}};var l=function(a){a=a?a.toLowerCase():"";switch(a){case "normal":return"normal";case "lightbox":return"lightbox";case "push_down":return"push_down"}return null};function m(a,b){for(var c in a)b.call(void 0,a[c],c,a)};var n={o:"ad_container_id",D:"hideObjects",J:"mtfTop",I:"mtfLeft",N:"zindex",u:"mtfDuration",M:"wmode",K:"preferFlash",A:"as_kw",B:"as_lat",C:"as_lng",F:"mtfIFPath",v:"expansionMode",L:"mtfRenderFloatInplace",s:"debugjs",G:"dcapp",m:"breakoutiframe",H:"inMobileAdSdk"},q=function(a){m(a,function(b,c){if(c.toLowerCase()in p){var e=p[c.toLowerCase()];c in aeedelete a[c];a[e]=b}})},p=function(){var a={};m(n,function(b){a[b.toLowerCase()]=b});return a}();var u=function(a){this.g=a;a:{for(c in a.displayConfigParameters){b:if(a=r,"string"===typeof a)a="string"!==typeof c||1!=c.length?-1:a.indexOf(c,0);else{for(var b=0;b

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Novo produto obrigatório em picapes falta em postos e deixa donos a pé

Desde janeiro de 2022, quando as normas de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) L7 passaram a valer, as picapes e carros passeio a diesel, como Ford Ranger, Fiat Toro e Jeep Compass, passaram a ser equipados com sistema de agente líquido redutor de emissões de óxidos de nitrogênio, conhecido como Arla 32. Sem a solução, utilizada desde 2012 para tornar ônibus e caminhões menos poluentes, esses modelos podem perder a potência e até mesmo deixar de dar partida. No entanto, proprietários de modelos diesel relatam dificuldade para encontrar o produto em postos de combustíveis urbanos. A justificativa é que o Arla 32 é mais utilizado em caminhões, que, via de regra, param para abastecer nas estradas. Mas, afinal, quando os postos estarão preparados para atender à nova demanda?. O engenheiro Everton Silva, mentor em tecnologia e inovação em energia SAE, trabalhou no desenvolvimento do sistema para o país. Ele explica que o único objetivo do Arla 32 é diminuir a emissão de gases poluentes. Para continuar a leitura, clique aqui.

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