Portal da Transparência

  • 14/09/2017 A Petrobras informa, que sua política de preços para a gasolina e o diesel vendidos em suas refinarias às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, que representa a alternativa de suprimento oferecido pelos nossos principais concorrentes para o mercado - importação do produto. Além de uma margem que considera os riscos inerentes à atividade de importação como volatilidade da taxa de câmbio e dos preços. Em busca de convergência no curto prazo com a paridade do mercado internacional, analisamos nossa participação no mercado interno e decidimos periodicamente se haverá manutenção, redução ou aumento nos preços…

  • PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO SINDIPOSTO PREÇOS, QUALIDADE E METROLOGIA DOS COMBUSTÍVEIS, INFORMAÇÕES E ONDE RECLAMAR: COMO FUNCIONAM AS REVENDAS DE COMBUSTÍVEIS – este setor é regulado pela Agência Nacional do Petróleo – ANP, através  da RESOLUÇÃO ANP Nº 41, DE 5.11.2013 – DOU 6.11.2013 (Clique ver o documento). AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS-ANP. Tem a atribuição de regular e fiscalizar a distribuição, a revenda e a comercialização dos combustíveis automotivos. Denúncias: anp.gov.br ou através do telefone: 0800 970 0267 (ligação gratuita). INFORMAÇÕES AOS CONSUMIDORES A RESPEITO: 2.1 – Preços dos combustíveis: http://www.anp.gov.br/?pg=69991&m=&t1=&t2=&t3=&t4=&ar=&ps=&1476445956069. 2.2 – Qualidade e desconformidade dos combustíveis: http://www.anp.gov.br/wwwanp/fiscalizacao/fiscalizacao-do-abastecimento 2.3 – Informações Gerais: Fiscalização de Abastecimento…

  • Histórico da liberação dos preços de combustíveis no mercado brasileiro Até meados da década de 1990, a interferência do Estado brasileiro na distribuição e revenda de combustíveis automotivos contemplava o controle de preços, margens de comercialização e fretes. Depois, iniciou-se um processo de liberalização de preços em toda a cadeia produtiva de petróleo, gás natural e biocombustíveis, além de gradual redução dos subsídios governamentais. Mas foi somente a partir da Lei do Petróleo (Lei nº 9.478/1997) que a liberalização no mercado de combustíveis automotivos se deu de modo mais efetivo, tendo sido concluída em 31 de dezembro de 2001. A partir…