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EUA vão enviar proposta para asfixiar crime organizado, diz Haddad

EUA vão enviar proposta para asfixiar crime organizado, diz Haddad

O encarregado de negócios dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, vai levar às autoridades norte-americanas as sugestões do Ministério da Fazenda para ampliar a cooperação no combate ao crime organizado entre os dois países e devolver ao Brasil uma proposta estruturada de parceria. Em uma reunião nesta quinta-feira (4), o ministro Fernando Haddad apresentou toda a operação eldquo;Poço de Lobatoerdquo; a Escobar e detalhou o caminho para uma atuação conjunta na identificação de fluxos financeiros ligados a facções e ao envio irregular de cargas com peças de armas entre os dois países. eldquo;Apesar dos acordos internacionais, essa relação não está tão estreitada quanto deveria. E, se eles têm preocupação com as facções criminosas, nós também temos", disse. "O que vai resolver é a integração, a integração dentro do Brasil, que já está acontecendo. Nós estamos muito satisfeitos com o que está acontecendo, mas também precisamos de integração fora do Brasil, porque é transnacional; esses crimes são transnacionaiserdquo;. A proposta discutida prevê a criação de um canal direto de comunicação, permitindo que Brasil e EUA troquem informações rapidamente sobre movimentações financeiras, exportações suspeitas e remessas que possam estar vinculadas a organizações criminosas com atuação transnacional. Segundo Haddad, a expectativa é de que a proposta norte-americana vá além do compartilhamento formal de dados e estabeleça um modelo de cooperação operacional, com troca de informações em tempo real sobre movimentações financeiras, exportações suspeitas e remessas que possam estar ligadas a facções. O plano deve envolver protocolos conjuntos para rastreamento de ativos, identificação de exportadores e intermediários, bloqueio de recursos ilícitos e resposta imediata em casos de apreensões. Haddad disse ter percebido entusiasmo da delegação norte-americana e afirmou que os EUA deverão enviar uma devolutiva com esse desenho nas próximas semanas. Segundo o ministro, o objetivo é fortalecer a atuação conjunta para rastrear operações criminosas envolvendo, por exemplo, envios de contêineres com peças de fuzis vindas dos Estados Unidos. Com o canal, seria possível acionar imediatamente autoridades norte-americanas para verificar quem exportou, para quem, sob qual justificativa e se houve participação de agentes portuários no desvio da carga. Na avaliação dele, a troca direta de informações com os EUA pode acelerar investigações e ampliar o alcance das ações. A reunião ocorreu após o Brasil enviar uma carta ao governo norte-americano com detalhes de investigações que rastreiam recursos ligados a facções e empresas com atuação internacional, incluindo fundos estabelecidos nos Estados Unidos. O material foi encaminhado após uma ligação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Donald Trump, quando o Brasil se comprometeu a compartilhar evidências da operação. Segundo Haddad, Escobar já estava com o documento anotado e analisado durante a conversa.

Greve dos caminhoneiros é até agora um grande fracasso em todo o país

Greve dos caminhoneiros é até agora um grande fracasso em todo o país

As principais rodovias do Brasil não registraram nenhuma paralisação de caminhoneiros até o fim da manhã desta quinta-feira, 4, como estava previsto por alguns integrantes da categoria, que chegaram a registrar na Presidência da República a intenção de bloqueio para reivindicar melhorias para a classe. Em rodovias federais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não registrou, até o momento, nenhum bloqueio de pistas. Rodovias estaduais importantes, como a dos Bandeirantes (SP-348), que liga São Paulo a Campinas, o tráfego é considerado normal nos 81 km que separam a capital de uma das mais importantes cidades do interior paulista. Trechos de estradas monitoradas pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER) de São Paulo também não registraram movimentação no sentido de paralisação das pistas. Em rodovias fluminenses também não há registro de paralisações. A intenção de paralisação partiu de um encontro entre Francisco Dalmora Burgardt, conhecido como Chicão Caminhoneiro, que representa a União Brasileira dos Caminhoneiros, e Sebastião Coelho desembargador aposentado que ofereceu apoio jurídico ao movimento. A paralisação da categoria tinha como objetivo melhorias para a classe, como aposentadoria especial, reestruturação do Marco Regulatório do Transporte de Cargas e estabilidade contratual da categoria. O movimento serviu para animar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que viram uma oportunidade para tentar reivindicar também anistia para os condenados pelo 8 de Janeiro, o ex-presidente e seus ex-auxiliares, recentemente presos para começo de cumprimento de penas impostas por condenação pela trama golpista. Chicão Caminhoneiro afirmou em uma gravação que conversou com outros líderes da categoria sobre a paralisação. Ele afirmou ainda que a categoria não pode impedir o direito de ir e vir das pessoas. Para ler esta notícia, clique aqui.

Paraná amplia rede de combustíveis sustentáveis com novo posto de GNV na BR-116

Paraná amplia rede de combustíveis sustentáveis com novo posto de GNV na BR-116

O Paraná ganhou nesta quarta-feira (4) uma nova operação de Gás Natural Veicular (GNV) dentro da meta de reduzir emissões de carbono no transporte rodoviário. Com a participação do secretário de Estado de Cidades Guto Silva, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) e a Rede Pelanda inauguraram o posto Pelanda Caraguatá, na BR-116 (Rodovia Regis Bittencourt), no Km 68 sentido Curitiba, em Campina Grande do Sul. Localizado em um ponto estratégico para caminhoneiros que transitam entre São Paulo, Santa Catarina, Paranaguá e o interior do Paraná, o posto se consolida como uma das principais bases de abastecimento da região. A expectativa é de que a maior parte do volume de gás comercializado seja destinada a veículos pesados, acompanhando o avanço das frotas movidas a gás e biometano no Brasil. O secretário de Estado das Cidades lembrou que o projeto Corredores Sustentáveis teve destaque quando ele esteve à frente da pasta de Planejamento, acelerando a articulação de políticas públicas e o fomento a iniciativas mais sustentáveis. eldquo;O Paraná já está pronto de ponta a ponta, de gás a gás: é gás natural, biometano, de Londrina e Maringá ao Porto de Paranaguá ou sentido São Paulo, corredores sustentáveis que colocam o Paraná na vanguarda do abastecimento de gás natural, que descarboniza a cadeia, que é mais sustentável e dá mais competitividade para o Estado continuar crescendo forte", disse Silva. O presidente da Compagas, Eudis Furtado Filho, afirmou que o Posto Pelanda Caraguatá é um marco dentro do projeto Corredores Sustentáveis da Compagas. "Essa nova unidade fortalece a infraestrutura do GNV no Paraná e conecta importantes rotas logísticas do País. Essa expansão é parte do nosso Plano de Negócios firmado com o Governo do Estado, contribui diretamente para a redução de emissões do setor de transportes e reforça o papel do gás natural, presente e atuante na complementariedade energéticaerdquo;, apontou. Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná Com investimento de R$ 3,5 milhões da Compagas na implantação da infraestrutura de cerca de 4 quilômetros de rede de distribuição de gás natural canalizado e outros R$ 2 milhões aplicados pelo posto em obras civis, elétricas e aquisição de equipamentos, o empreendimento foi projetado para atender tanto veículos leves quanto pesados. A unidade conta com um dispenser de alta vazão (tecnologia com operação in loco para abastecer veículos pesados em menor tempo), exclusivo para caminhões e ônibus, garantindo rapidez, segurança e eficiência operacional, e outro voltado ao abastecimento de automóveis e utilitários. eldquo;A chegada do GNV ao Posto Pelanda Caraguatá reforça nosso compromisso em modernizar a infraestrutura rodoviária do Paraná e apoiar soluções de transporte mais limpas e eficientes. Essa parceria com a Compagas fortalece rotas importantes do Estado e oferece mais segurança e previsibilidade para quem depende da BR-116. A infraestrutura necessária para o abastecimento foi viabilizada por meio de investimentos diretos da Rede Pelanda. Assumimos a preparação completa da unidade para garantir que o Posto Pelanda Caraguatá atendesse a todos os requisitos operacionais e de segurança para a implantação do novo sistema de abastecimentoerdquo;, destacou o presidente da Rede Pelanda, Paulo Pelanda. Revitalização do molhe de Pontal do Paraná alcança 92% e será concluída em breve A nova estrutura entra em operação com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, reforçando a integração logística entre os estados do Sul e Sudeste. O posto reduziu em mais de 40 quilômetros a distância média entre pontos de abastecimento na BR-116 e oferece mais segurança e previsibilidade às transportadoras que operam frotas movidas a gás. A BR-116, principal rodovia do país, tem 4.650 km de extensão e atravessa 10 estados, formando o maior eixo de circulação de cargas entre as regiões Sul e Sudeste. Além de integrar os principais polos econômicos dessas regiões, ela conecta o Brasil aos países mais relevantes da América do Sul, consolidando-se como um corredor logístico essencial. De acordo com a concessionária que administra o trecho entre São Paulo e Curitiba, o tráfego médio diário supera 29 mil veículos, com forte predominância de ônibus e caminhões, que juntos representam cerca de 80% do fluxo total. Do chapéu às carnes, Paraná lidera exportações nacionais em diversos segmentos REDE NACIONAL endash; A Compagas explica que a entrada em operação do novo posto representa um passo importante na consolidação da rede nacional de abastecimento a gás. eldquo;O Paraná já está interligado às rotas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina e ainda possui alto potencial para incorporar o gás na sua matriz de transporte rodoviário. Nossa estratégia é inserir amplamente o gás natural e o biometano nas rotas que movimentam a produção agroindustrial do Estado e obter um avanço significativo na descarbonização do setor, oferecendo economia para transportadoras, reduções dos custos de frete e ganhos em eficiência logísticaerdquo;, concluiu. Com a inauguração do Posto Pelanda Caraguatá, a Compagas ampliou ainda mais sua rede de abastecimento, que agora conta com 34 postos, sendo 13 deles adaptados para atendimento de veículos pesados. Com isso, a companhia reafirma seu protagonismo na transição energética e transporte de baixo carbono. Novos postos estão previstos para 2026, nas cidades de Cambé, Maringá, Imbaú e São José dos Pinhais, reforçando o compromisso da Compagas com a sustentabilidade, a inovação, com o desenvolvimento regional e com a competitividade para transportadoras e usuários do gás natural. A nova operação integra o Projeto Corredores Sustentáveis lançado pela Compagas em 2020, que mapeia as principais vias do estado para a implantação de infraestrutura de abastecimento de gás natural e biometano. O programa está alinhado à Lei Federal nº 14.993/2024 (Combustível do Futuro) e ao Decreto nº 12.614/2025, que regulamentam o Programa Nacional de Descarbonização e a emissão do Certificado de Garantia de Origem do Biometano (CGOB), assegurando rastreabilidade e comprovação da origem renovável do combustível.

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