Aqui estão as nossas últimas notícias

Etanol/EUA: Câmara retira E15 de projeto orçamentário e frustra setor

Etanol/EUA: Câmara retira E15 de projeto orçamentário e frustra setor

Após semanas de negociações, o projeto de financiamento do governo federal que deve avançar na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos não deve incluir a autorização para venda de E15 (gasolina com mistura de 15% de etanol) durante todo o ano no país. Em vez disso, o Congresso caminha para a criação de um eldquo;Conselho de Energia Ruralerdquo;, que ficaria encarregado de elaborar possíveis propostas legislativas relacionadas ao E15 e a outros combustíveis renováveis. A exclusão da medida provocou forte reação da Associação de Combustíveis Renováveis (RFA, na sigla em inglês), do setor de etanol. Em nota, o presidente e CEO da entidade, Geoff Cooper, afirmou que o setor está eldquo;extremamente decepcionadoerdquo; com o que classificou como mais um fracasso do Congresso em aprovar uma questão técnica simples que permitiria o acesso ao E15 durante todo o ano em âmbito nacional. Atualmente, a venda do combustível não é permitida durante os meses de verão devido a preocupações com a formação de névoa de poluição. Segundo Cooper, a liberação do E15 representaria um alívio importante para agricultores que enfrentam a pior crise econômica em quase 50 anos. Nos EUA, o etanol é feito principalmente com milho. Cooper destacou que já existe um acordo com amplo apoio de produtores de etanol, agricultores, grandes e pequenas refinarias de petróleo, varejistas de combustíveis e outros atores da cadeia. Ainda assim, segundo ele, parlamentares estariam deixando essa oportunidade escapar. Para a RFA, o atual projeto de lei orçamentário era a melhor chance de abrir um novo mercado relevante para agricultores e, ao mesmo tempo, reduzir os preços da gasolina ao consumidor. O presidente da entidade também criticou a criação do Conselho de Energia Rural como alternativa, afirmando que adiar a decisão e começar do zero apenas aumenta a incerteza no meio rural. Na avaliação da RFA, o setor agrícola precisa de soluções imediatas, e não de mais estudos e debates, diante de uma crise econômica histórica. Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast Fonte: Agência Estado

Gasolina da Petrobras está 9% acima da importada

Gasolina da Petrobras está 9% acima da importada

A gasolina da Petrobras está entre 8% e 9% mais cara que o produto importado, segundo contas de especialistas ouvidos pelo Valor. O preço da estatal está acima do que o mercado chama de preço de paridade de importação (PPI) desde setembro de 2025, segundo cálculos da consultoria StoneX, e continuou assim mesmo depois de a petroleira realizar um corte de R$ 0,14 por litro em outubro. Em 2025, a companhia realizou apenas duas reduções no preço da gasolina mesmo em um cenário de queda do petróleo. Para continuar a leitura, clique aqui.

Como atuava quadrilha presa na Operação Haras do Crime por furtar petróleo da Transpetro

Como atuava quadrilha presa na Operação Haras do Crime por furtar petróleo da Transpetro

Sete pessoas foram presas na operação Haras do Crime, que o governo do Estado do Rio de Janeiro e a Polícia Civil realizam nesta quinta-feira, 22, contra uma quadrilha especializada no furto de petróleo por meio da perfuração clandestina de oleodutos da Transpetro. Os nomes dos presos não foram divulgados, por isso não foi possível localizar as defesas. eldquo;O objetivo da operação é cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra os investigados, além de interromper de forma imediata as atividades ilegais. As investigações apontam que a quadrilha atua com estrutura organizada, possuindo hierarquia operacional, articulação fora do Estado e divisão clara de tarefas entre os integranteserdquo;, informou o governo estadual. A ação acontece simultaneamente nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. Em nota, a Transpetro diz que eldquo;é vítima do crime de furto de petróleo e derivados em dutos e tem como maior preocupação a preservação da vida e a segurança das pessoas e do meio ambienteerdquo;. A empresa afirma que utiliza tecnologia para localizar desvios clandestinos da rede e que mantém eldquo;parcerias com órgãos de segurança pública, Ministérios Públicos e órgãos reguladores, atuando no apoio a investigações e operações, na sensibilização de autoridades sobre a gravidade do crime e suas consequências, e na participação como assistente de acusação em processos penais envolvendo esse tipo de delitoerdquo;. eldquo;No Rio de Janeiro, essa estratégia tem resultado numa redução nos números de derivações clandestinas. Em 2020, foram registradas 13 derivações clandestinas no estado, número que caiu para uma ocorrência em 2025. O resultado evidencia a eficácia das ações integradas com as autoridades de segurança pública para coibir o furto de combustíveis em dutos e das ações preventivas adotadas pela Transpetroerdquo;, diz a empresa. Como a quadrilha atuava? Segundo a Polícia Civil, a quadrilha atuava por meio de um ciclo criminoso integrado, que se iniciava com a perfuração do duto, realizada sob proteção armada. O petróleo extraído era transportado em caminhões-tanque por rotas interestaduais, caracterizando o transporte clandestino. O produto era então comercializado com o uso de notas fiscais falsas, emitidas por empresas de fachada. A polícia afirma que há comprovação de intimidação de testemunhas, destruição de provas eletrônicas e ocultação de equipamentos que eram usados na prática ilegal. Onde ocorreu o furto? As investigações apontam que o material foi extraído em uma fazenda localizada em Guapimirim, na Baixada Fluminense, onde passa um trecho do oleoduto. O local pertence a uma família de contraventores, o que, segundo os investigadores, evidencia a dificuldade de fiscalização na região. Segundo a Polícia Civil, os investigados também respondem como réus em outros processos.

Classificados - Sindiposto

Classificados

Acesse aqui para ver todos os anúncios de serviços, equipamentos, terrenos e postos de forma rápida e fácil!

Associe-se - Sindiposto

Seja um associado

Conheça as vantagens de ser uma associado e ter à sua disposição serviços e ferramentas que facilitam o dia a dia do seu negócio.

2 via boletos - Sindiposto

2ª vida de boleto

Antes de emitir a 2ª via ou pagar seus boletos pela Internet, fique por dentro das dicas de segurança para evitar problemas.

NOSSOS PARCEIROS

Como posso te ajudar?