Apas Show 2018 coloca cliente no centro das atenções

14/05/2018

Com menos dinheiro no bolso devido à crise econômica, o consumidor foi obrigado a repensar seus hábitos de consumo. A consequência disso é que varejistas estão buscando inovação e novas formas de atender a esse cliente cada vez mais exigente, a fim de fidelizá-lo em um mercado cada vez mais competitivo.

Esse foi o foco central das palestras realizadas na Apas Show 2018, o maior evento de supermercados do país, que trouxe este ano o tema “Nós que amamos supermercados”, que ocorreu de 7 a 10 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.

A feira contou com a participação de varejistas do segmento, que lotaram os seus congressos, com palestrantes de peso como o professor Leandro Karnal.

Na palestra “Como se preparar para o varejo do futuro”, foi discutido o desafio que as lojas físicas enfrentam nos dias de hoje com o mundo virtual.

“O segmento de alimentos no Brasil está um pouco atrasado no mundo virtual, ao contrário do setor de bens duráveis. O desafio agora é como influenciar os shoppers (compradores) a comprar nas lojas física e virtual, unindo esses dois mundos”, disse Walter Faria, conselheiro do Varejo da Coca-Cola.

Para Noël Prioux, CEO do francês Carrefour, o cliente deve usar esses dois mundos de “maneira natural”. “Não há dois mundos, há um só, o mundo global. Conto, por exemplo, com as redes sociais para saber o que meu cliente está pensando sobre cada uma das lojas, os pontos fortes e fracos e, a partir daí, traço novas estratégias. Há um enorme banco de dados nas redes sociais”, sugeriu.

Na palestra de marketing “Prazer em Servir”, Juliana Acquarone, gerente geral da Mercado Sênior destacou a importância de voltar-se para os clientes acima de 55 anos.

“Esse cliente ainda não está sendo devidamente atendido, embora represente um importante vetor de crescimento. É uma oportunidade de ouro disfarçada de prata”, destacou.

A Apas Show 2018 contou com diversos expositores e novidades, principalmente em alimentação natural, vegana e orgânica. O balanço da feira ainda não havia sido divulgado até o fechamento deste texto.

Adriana Cardoso

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fecombustíveis