Consumo de etanol hidratado cresce 38% em abril

14/05/2018

Em abril, as vendas de etanol pelas usinas da região Centro-Sul do Brasil somaram 1,91 bilhão de litros, volume 10,05% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram comercializados 1,73 bilhão de litros. A comercialização de etanol hidratado foi expressiva em no período, com crescimento de 38,4%, totalizando 1,33 bilhão de litros.

Os dados foram divulgados pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), com base em informações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O crescimento do consumo foi motivado pela paridade próxima do etanol hidratado frente à gasolina, principalmente nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Com os preços do açúcar em baixa no mercado internacional, especialmente por conta do excedente da produção, as usinas brasileiras destinaram a maior parte do mix à produção do biocombustível, o que deve ser uma tendência na safra 2018/2019.

Conforme os dados da Unica, apenas 35,78% da cana foram utilizados para a produzir açúcar na segunda metade de abril, ante 43,06% registrados na mesma base na safra anterior.

Desde o início da safra até 30 de abril, foram produzidos 566,76 milhões de litros de etanol anidro, 2,15 bilhões do hidratado e 2,24 milhões de toneladas de açúcar pelas usinas do Centro-Sul.

Adriana Cardoso

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fecombustíveis